O jornalista e podcaster Chico Felitti estreou nesta quarta-feira (3 de julho) seu mais novo projeto em áudio, o podcast “Desconhecido“. Em parceria com sua mãe, a escritora Isabel Dias, o programa de seis episódios semanais mergulha na vida e no legado de Ricardo Corrêa, conhecido como o Fofão da Augusta.

A história de Chico Felitti com Ricardo Corrêa começou em 2017, quando o jornalista assinou uma reportagem sobre o Fofão da Augusta para o BuzzFeed Brasil. A matéria foi uma das mais acessadas daquele ano. Agora, no podcast Desconhecido, o foco é nos desdobramentos que sucederam a matéria.

Ricardo era um artista de rua poliglota que distribuiu panfletos nas ruas do centro de São Paulo durante mais de 30 anos, e ficou conhecido como Fofão da Augusta porque preencheu suas bochechas com cerca de meio litro de silicone.

O podcast não se limitou a recontar os eventos passados, mas também explorou o impacto contínuo da vida de Ricardo Corrêa. “A história não termina onde ela acabou, em 2017. Tem os desdobramentos, né? O podcast continua acontecendo em 2017, agora em áudio. É a busca deste artista de rua, a partir daquele domingo de Páscoa que me avisam que ele está internado no Hospital das Clínicas como paciente desconhecido”, Chico declarou em entrevista ao PapelPop. “Minha mãe narra comigo. Ela é uma parte essencial dessa história. Eu estou na casa dela, quando me avisam que ele está hospitalizado” adiciona.

Além de revisitar estes momentos, o projeto também traz a público o desfecho da história de Ricardo, desde seu renascimento como figura pública até sua trágica morte – passando pela emoção de retornar a Araraquara, sua cidade natal. “O podcast narra esse desfecho pessoal que veio depois da reportagem e, também, um desfecho físico mais bonito, que é a volta [de Ricardo] para Araraquara. A gente voltou para lá, em 2024, para visitar o túmulo dele e da família, e a cidade se lembrou dele. A gente foi em 2017 e todo mundo dizia que não o conhecia, por vergonha. Em 2024, as pessoas na rua lembram do Ricardo. Foi uma memória e uma retomada do nome dele”, completa Felitti.

Todo o lucro gerado pelo podcast “Desconhecido” será direcionado para a Casa de Acolhimento Ricardo Corrêa da Silva, uma ONG LGBT+ em Araraquara. “Fizemos esse podcast para contribuir, fortalecer com o legado dele, com a casa que leva o nome dele. Toda a verba que vier com esse podcast, seja com patrocínio, seja com apoiadores, vai para lá como forma de honrar a memória dele. Foi o grande motivo de contar essa história de novo, além de ser o projeto que sempre quis fazer na vida”, conclui Felitti.

O podcast “Desconhecido” ja está disponível em todas as principais plataformas de áudio, com episódios semanais às quartas-feiras, além de ter o lançamento completo disponibilizado para apoiadores na plataforma Orelo.

Este conteúdo é uma adaptação da matéria original publicada no portal PapelPop.