YouTube se estabeleceu como o principal destino de podcasts nos Estados Unidos, de acordo com o relatório “Podcast Download – Spring 2024” da Cumulus Media e Signal Hill Insights. A plataforma ultrapassou concorrentes como Spotify e Apple Podcasts, destacando-se como a mais utilizada pelos ouvintes semanais de podcasts.
No início de 2021, YouTube era o terceiro destino mais acessado para podcasts. Em 2022, empatou com o Spotify como a plataforma mais usada entre os ouvintes semanais. Agora, em três estudos realizados em 2023 e 2024, a gigante se destacou como a plataforma mais usada para podcasts nos Estados Unidos.
O relatório, que é a décima segunda edição da série Podcast Download, foi conduzido pela MARU/Matchbox com 603 consumidores semanais de podcasts entre 19 e 24 de abril de 2024. Além das tendências anteriores, o estudo examina preferências de plataformas, tendências de conteúdo, percepções sobre segurança de marca e adequação de conteúdo, entre outros tópicos.
Principais descobertas do relatório:
- YouTube é a plataforma de podcasts mais utilizada nos EUA: 31% dos entrevistados dizem que é a plataforma que mais usam, seguida pelo Spotify (21%) e Apple Podcasts (12%).
- Plataforma é mais usada entre os novos ouvintes de podcasts, pioneiros e consumidores assíduos: A plataforma se destaca especialmente entre aqueles que começaram a ouvir podcasts no último ano e entre os que consomem podcasts há mais de quatro anos.
- Perfil da audiência de podcasts do YouTube: Majoritariamente masculina e mais jovem que a audiência do Apple Podcasts.
- Motor de descoberta de podcasts: O YT é a principal plataforma onde os ouvintes descobrem novos podcasts, preferida por suas funcionalidades de vídeo, comentários, comunidade, entretenimento e recomendações.
- Audiência de podcasts no TY não é exclusiva: 53% dos usuários do YouTube consomem os mesmos podcasts em outras plataformas, e 73% mudariam para outra plataforma se um podcast se tornasse exclusivo fora do YouTube.
- Preferência por assistir e ouvir podcasts é equilibrada: 36% preferem apenas o áudio, 33% gostam de assistir ativamente e 31% preferem ouvir enquanto o vídeo está minimizado ou em segundo plano.
- Associação do YouTube com podcasts em vídeo: A plataforma é vista como o principal lugar para assistir e ouvir podcasts, embora nem todos os gêneros funcionem bem nesse formato. Notícias e esportes são mais populares para assistir, enquanto crimes reais são preferidos no formato apenas de áudio.
- Dispositivos usados para consumir podcasts: A maioria dos usuários do Apple Podcasts e Spotify usa smartphones, enquanto 38% da audiência do YouTube usa laptops e TVs.
O relatório destaca a crescente popularidade do YouTube como plataforma de podcasts, mostrando sua capacidade de atrair e reter ouvintes através de uma experiência diversificada e interativa. Com essa liderança, o YouTube segue sendo um forte concorrente à empresa que mais vai moldar o futuro do consumo de podcasts nos Estados Unidos.