O formato de videocasts está se tornando uma parte central da experiência global no Spotify. A plataforma tem investido nesse formato para conectar criadores e fãs de novas maneiras além do áudio. Desde o lançamento recente de videoclipes em fase beta até a testagem de cursos de aprendizado baseados em vídeo no Reino Unido, o videocast mostrou um crescimento notável, especialmente no espaço de podcasts. Mais de 170 milhões de usuários já assistiram a um videocast no Spotify.

O Spotify introduziu videocasts para um número seleto de programas em 2020 e, desde então, disponibilizou o formato para criadores em quase todos os mercados. Recentemente, permitiu que criadores de podcasts não-hospedados também pudessem fazer upload de vídeos na plataforma, abrindo uma nova via para o engajamento e sucesso.

“Spotify está sempre evoluindo para melhor servir nossos usuários e impulsionar o sucesso dos criadores”, disse Jordan Newman, Chefe de Parcerias de Conteúdo do Spotify. “Nos podcasts, o formato de vídeo pode adicionar uma camada extra de autenticidade e conexão para os fãs. Vemos que a retenção do público aumenta quando os criadores adicionam vídeo—e todo criador deseja uma base de fãs leal e altamente engajada que continue voltando.”

Os dados recentes apresentados no VidCon 2024 mostram que o consumo de vídeos no Spotify cresceu mais rápido que o consumo de áudio, com os espectadores retendo os videocasts em taxas mais altas do que os podcasts apenas em áudio. A plataforma agora conta com mais de 250 mil programas de videocasts, um aumento significativo em relação aos 100 mil em 2023. No Brasil e nas Filipinas, cerca de 20% de todos os criadores de podcasts ativos publicam vídeos, uma proporção que quase dobrou desde o ano passado.

Outros dados importantes sobre a plataforma atualmente são:

  • Mais de 70% dos usuários que consomem podcasts de vídeo os assistem em primeiro plano.
  • No Spotify, quase 1 em cada 3 usuários ativos mensais de podcast nos EUA interagem com vídeo.
  • O número de criadores que publicam vídeos ativamente todos os meses cresceu quase 70% ano após ano.
  • Os maiores mercados para criadores que publicam vídeos são os EUA, o Brasil e o México.
  • No nível do mercado, especialmente no Chile e no Brasil, estamos vendo o vídeo aumentar sua participação no total de horas de consumo de podcast. No Chile, as horas de vídeo representam um quarto do total de horas de consumo de podcast. No Brasil, as horas de vídeo representam mais de 15% do total de horas de consumo de podcast.