Embora o formato de videocasts esteja em ascensão, a terminologia “videocast” não se popularizou no Brasil, de acordo com dados do Google Trends. A ferramenta, que analisa a popularidade de termos de pesquisa no Google, revelou que o interesse pela palavra “podcast” é significativamente mais alto e abrange todos os estados brasileiros, enquanto “videocast” tem uma incidência de pesquisa bem mais limitada.
As pesquisas por “videocast” são concentradas em apenas alguns estados: Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Dentro desses, os estados com as maiores incidências foram Rio Grande do Norte, Paraíba e Amazonas.
Em contraste, os estados com maior interesse por “podcast” são Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Curiosamente, as pesquisas mais populares relacionadas a “videocast” são:
- “podcast”
- “o que é videocast”
As pesquisas relacionadas indicam que o usuário realmente não está familiarizado com o termo.
Nos últimos 12 meses, o termo “podcast” apresentou um volume de pesquisa considerado de média alta, enquanto “videocast” registrou números tão baixos que mal há dados suficientes para comparação.
Outra curiosidade notável que é rastreável pelo Google Trends, é que o termo “mesacast” é mais conhecido do que “videocast” – possivelmente devido à existência de programas que utilizam “mesacast” no próprio nome.
O Google Trends é uma ferramenta que permite visualizar a frequência e distribuição de termos de pesquisa ao longo do tempo e por regiões. Através dessa análise, é possível perceber tendências e mudanças no comportamento dos usuários, como fica evidente no contraste entre a popularidade dos termos “podcast” e “videocast”.
Leia também sobre as principais notícias de ferramentas e plataformas de podcasting na página inicial do Pod Notícias.