Quando recebi o convite para ser colunista aqui no Pod Notícias, aceitei na hora, mas logo em seguida, veio o pensamento: sobre o que é que eu falo? Senti um frio na barriga misturado com insegurança. Afinal, quem sou eu na podfila do pão?

Foi nesse momento que lembrei de uma frase que me acompanha desde o começo  da minha jornada: “SÓ FAZ!*”. E é isso que eu quero fazer, que a minha primeira mensagem aqui no site seja de incentivo para você criar seu programa!

Antes de tudo, deixa eu me apresentar. Sou Guilherme Baldi, e, embora você provavelmente nunca tenha me visto por aí, mas eu ando pelas ruas dessa comunidade há alguns anos. Nessa jornada, pude transformar minha paixão em profissão, mas tudo começou de um único lugar, quando lá em 2009 eu simplesmente comecei a fazer um podcast.

No início eu não tinha a menor ideia do que estava fazendo – era só um ouvinte. As ideias eram péssimas e os equipamentos, inexistentes. O resultado? Um episódio piloto pra lá de amador, com qualidade de som de sangrar os ouvidos e edição… Nenhuma. Mas sabe de uma coisa? Dei um passo que a maioria dos aspirantes a podcasters não dão: comecei.

A boa notícia é que criar um podcast não precisa ser um bicho de sete cabeças. Desencane de equipamentos caros, equipes de produção ou estúdios profissionais, basta um smartphone, ou um PC com microfone e a vontade de se expressar. A qualidade técnica pode ser aprimorada com o tempo.

Podcasts são muito mais que apenas uma forma de compartilhar ideias. Eles podem ser a porta de entrada para uma jornada de autodescoberta, onde você terá a oportunidade de explorar temas que te apaixonam, experimentar diferentes formatos e estilos, e, quem sabe, até encontrar um nicho que nem existia antes.

Quer falar sobre um esporte que você pratica, um filme que assistiu, um livro que leu, um pensamento que veio na sua cabeça, um sonho maluco? Abra o gravador e grave! Grave do jeito que der, sem frescuras ou edições elaboradas. O importante é colocar essas ideias pra fora, sem se preocupar com a perfeição.

A única regra é não ter regras! Experimente, erre, aprenda com cada episódio e, acima de tudo, divirta-se! Nessa jornada, você vai lapidar sua identidade como podcaster, encontrar seu nicho e, quem sabe, até descobrir uma paixão que nem imaginava ter.

Te convido a dar o primeiro passo! SÓ FAZ!

 

Deixo esse extra aqui pra te convidar a ouvir meu programa, o Grande Coisa, um podcast que é bom, mas que também não é lá grande coisa.

Se quiser dicas de como produzir o seu podcast do zero, eu tenho uma cartilha que vai te ajudar! Bora Gravar? Um guia completo para iniciar seu podcast.

* O correto é “só faça”, mas a língua falada tem dessas coisas.