A nova série documental em áudio “A Cidade das Maravilhas” do g1 resgata a memória LGBTQIA+ de Belo Horizonte, trazendo à tona histórias de repressão e resistência na capital mineira. Anunciada nesta quarta-feira (26/6) no feed do Gerais no G1, a série apresenta relatos de personagens como Nero, Mariinha, Valkíria, Soraia e Kayete, que personificam a diversidade da comunidade gay de BH.

O projeto, fruto de uma colaboração entre o Jornalismo da Globo em Minas e o g1, também originou um programa de televisão exibido na TV aberta em 22 de junho e disponível no Globoplay. A versão em áudio aprofunda o debate sobre orgulho e diversidade em uma cidade que historicamente tratou com hostilidade e violência aqueles que fugiam às normas sociais.

Cada episódio da série destacará a resistência de homossexuais, transexuais, lésbicas e travestis desde a década de 1960. O primeiro episódio, que vai ao ar em 3 de julho, contará a história de Nero, pioneiro na criação de um salão unissex na Galeria do Ouvidor, que ainda funciona nos dias de hoje.

Fonte: g1.