Olá, eu sou Leo Lopes e está no ar o POD NOTÍCIAS, o podcast semanal que traz até você um resumo de tudo que acontece de mais importante no mercado de podcasts no Brasil e no mundo!
Hoje é segunda-feira, dia 16 de setembro de 2024 e esta é a nossa trigésima primeira edição!
Este episódio conta com o apoio da CONTENT ACADEMY, uma plataforma de cursos online voltada para quem quer trabalhar com criação de conteúdo que já tem na plataforma cursos como True Crime com o Ivan Mizanzuk, Webjornalismo independente com Alvaro e Ana do Meteoro Brasil, Storytelling com o Kenji do Normose, Edição de vídeo para Youtube com o Will do Jogatina Maneira, o meu curso Podcast para todos (que tá com uma mega promoção por tempo limitado) e mais um monte de cursos incríveis! Então entra lá no site pra dar uma conferida em contentacademy.com.br!
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1 – A gente começa a edição de hoje com a nossa manchete. Se você já acompanha o Pod Notícias há algum tempo, não é nenhuma novidade que os ouvintes de podcast são um dos melhores públicos pra consumir publicidade. O ouvinte de podcast não odeia anúncios, tende a engajar mais com calls-to-action, e mantém uma conexão de confiança com os seus criadores de conteúdo preferidos.
Mas uma pesquisa recente da Morning Consult, que é uma empresa especializada em pesquisas de marketing, mostrou que os ouvintes de podcasts não só consomem os produtos que conhecem através de podcasts, como eles se tornam mini-anunciantes desses produtos, pro seu próprio círculo de amizades.
Então, o ouvinte de podcast passa do status de “consumidor” pra “influenciador”. É claro que não no mesmo nível dos influencers que trabalham com isso internet afora, mas é uma grande vantagem para as marcas que anunciam. Grandes empresas de mídia, como Spotify e SiriusXM, já estão investindo milhões de dólares em programas populares como The Joe Rogan Experience e Call Her Daddy, por exemplo, mas é a qualidade (e não a quantidade) dessa audiência de podcasts que justifica esses altos investimentos.
Essa audiência é a que mais gasta em produtos e experiências, ela é mais ativa em plataformas digitais como Reddit e Instagram, e desempenha um papel importante na formação de tendências.
Você quer saber mais sobre os dados levantados por esse relatório? Então acessa o nosso site em podnoticias.com.br e leia a matéria na íntegra, porque lá tem mais informações, como, por exemplo, o poder aquisitivo do ouvinte de podcasts e muito mais. Então não deixa de conferir.
2 – E já que a gente começou falando sobre a qualidade da audiência dos podcasts, a segunda notícia desse episódio tem tudo a ver com isso também. O Spotify lançou na última semana uma nova ferramenta de marketing para podcasters, que são: os links de compartilhamento rastreáveis.
Essa nova funcionalidade permite que criadores acompanhem todos os cliques e consumo de conteúdo, gerados a partir de links compartilhados no episódio. Com isso, eles vão ter acesso a dados como o número de ouvintes que clicaram e reproduziram um episódio, ou quantos usuários únicos clicaram nos links compartilhados em plataformas externas.
Talvez essa explicação tenha ficado meio confusa, mas eu vou simplificar: o foco do recurso é na qualidade do engajamento, ao invés da quantidade de downloads. E isso vai ao encontro da primeira notícia que a gente trouxe aqui pra você: mesmo que o número de ouvintes de podcast não seja pouco, a qualidade da audiência de podcasts é ainda mais importante do que a quantidade.
Vários especialistas do mercado de podcasts estão afirmando que novas funcionalidades como essa, vão marcar um passo importante na evolução das métricas. E como já disse meu amigo Gui Baldi na coluna dele lá no site do Pod Notícias: número de download é bom, mas não é 100%.
3 – A plataforma de hospedagem de podcasts RSS.com lançou uma nova versão de seu sistema de análises, que agora gera dados mais detalhados e precisos para todos os planos.
As novas ferramentas incluem métricas diárias, geolocalização para cada episódio, comparação entre episódios e tendências de longo prazo.
O sistema também oferece dados de retenção em tempo real, e filtragem avançada para eliminar bots e downloads maliciosos – que é pra ajudar os podcasts a entenderem melhor o seu público e garantir estatísticas mais confiáveis.
As análises já estão disponíveis para todos os usuários, antigos ou novos.
AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:
4 – O Superior Tribunal de Justiça anulou uma prova de um processo de homicídio, depois de considerar as falas de uma perita criminal no podcast “Inteligência Ltda”.
O STJ anulou a confissão da ré Adriana Pereira Siqueira, condenada por homicídio em 2018, depois que a perita criminal Telma Rocha admitiu no podcast em 2022 que “deu uma forçadinha” (nessas exatas palavras) pra suspeita confessar o crime.
De acordo com o relato da Telma, ela fez uma certa pressão psicológica sobre a Adriana e não deu a ela o direito de silêncio – o que é uma violação do princípio da não autoincriminação. Ou seja, se forçou, a prova foi anulada.
Agora, como o inquérito inteiro foi construído em cima da confissão da ré, o processo vai ser reaberto e a Adriana vai ser julgada por outras provas. Sobrou pra Telma Rocha também: ela e o outro perito que estava presente no podcast estão sendo investigados pela Corregedoria da Polícia Civil por conduta inadequada e exposição pública de detalhes do caso.
O podcast é uma mídia que tem atualmente uma exposição tão grande quanto ou até maior que a própria televisão, e não é por ser na internet que qualquer um acha que pode falar o que bem entender e achar que não vai ter nenhuma consequência. A responsabilidade civil e criminal tem mesmo que ser igual pra todo mundo, seja onde for.
5 – A plataforma de transmissão e gravação ao vivo Streamyard resolveu aumentar em 80% o valor da sua assinatura mensal, que passou de $25 dólares pra $44,99 da noite pro dia. Olha só que beleza, hein?
Segundo nós, os usuários – porque eu também usava o Streamyard -, o primeiro sinal de que as coisas não iam bem, foi que no mês de julho deste ano a empresa removeu todos os valores de assinatura do site. Não dá pra você encontrar. Se você entrar agora lá no Streamyard, você vai ver que não tem os planos. Ele vai mandar você abrir uma conta e só então você vai ter acesso aos valores, depois que você já deixou e-mail e senha. Então, quando isso aconteceu, já dava pra saber que coisa boa não seria.
Vale lembrar também que em abril desse ano o Streamyard foi comprada pelo grupo Bending Spoons, que já é um nome conhecido no mieo por aumentar o preço de todas as plataformas que adquire. Já aconteceu com o Evernote, com o Meetup e várias outras empresas menores. Os fundadores do Streamyard até tentaram comprar a empresa de volta, mas não deu certo.
Agora, como já era de se esperar, muitos clientes do Streamyard estão cancelando as suas assinaturas e procurando por alternativas mais acessíveis. E é claro que eles vão achar. Com o mercado aquecido como tá agora, cheio de recursos com boa relação custo x benefício, foi um baita tiro no pé ter aumentado os preços desse jeito sem nenhum aviso prévio. Eu mesmo já cancelei a minha assinatura semana passada.
6 – E a empresa Amaze Media Labs lançou o Branded Audience Growth Network, uma plataforma desenvolvida para aumentar a audiência de podcasts corporativos, usando publicidade contextual e tecnologia avançada.
A Network basicamente segmenta o público com muita precisão, alinhando os ouvintes com o perfil demográfico que é desejado pelas marcas. Algumas marcas como Dell, Pfizer e Unilever já estão usando a ferramenta para impulsionar o seu conteúdo, e também pra alcançar nichos de público bem específicos.
O fundador Brett Sklar declarou que a Network vai elevar o nível de crescimento dos podcasts corporativos, seja através da parceria entre marcas e agências de podcast, ou seja por eles darem espaço para marcas de todos os tamanhos. Todos eles vão ter chance de serem líderes de mercado. Vamos ver.
E MAIS:
7 – A produtora de podcasts Unlocked, do Reino Unido, anunciou o lançamento de um projeto bem legal: é a incubadora Amplify, criada para apoiar novos criadores de podcasts, e dar pra eles a oportunidade de virar podcasters em tempo integral.
Através da Amplify, os criadores de conteúdo vão ganhar suporte editorial, a edição dos seus podcasts, vão poder usar estúdios profissionais gratuitamente e ter oportunidades de crescimento por um ano.
E como que isso funciona pra Unlocked? Bom, primeiramente, só 4 podcasts vão ser selecionados pra participar do projeto. Todos eles vão manter os direitos pelos seus programas, bem como a sua liberdade criativa, desde que não viole o regulamento – que tem, sim, alguns vetos; como conteúdos puramente políticos, ou com apologias criminosas… obviamente.
A Unlocked vai recuperar esses custos de produção depois que o podcast crescer, pegando uma porcentagem da receita. O que eles estão buscando nesse primeiro momento, são criadores de todos os gêneros, mas com foco em vozes sub-representadas. O intuito é, claro, criar um mercado de podcasts mais inclusivo e diverso. Bem legal a iniciativa mesmo, é bom ver como cada vez mais oportunidades surgem por aí pra deixar o podcasting ainda maior e mais rico em culturas.
8 – Desde o final de agosto, as pessoas que, como eu, compraram o aplicativo Pocket Casts antes de 18 de setembro de 2019 ganharam um novo nome: agora nós somos chamados de “Pocket Casts Champions”, ou “Campeões do Pocket Casts”.
A mudança do nome não muda nada sobre o uso do aplicativo ou do acesso vitalício ao Pocket Casts Plus, a gente ainda pode usar todos os recursos do serviço como antes.
Esse novo nome só aconteceu porque a plataforma mudou seu modelo de negócios. E foi mais uma recompensa simbólica para os usuários mais antigos, por terem apostado no app desde o começo e terem ajudado a empresa a crescer.
Agora, o aplicativo de celular é gratuito, mas eles criaram uma assinatura chamada Pocket Casts Plus em setembro de 2019, que inclui as versões para web e computador e mais espaço de armazenamento em nuvem, já que o Pocket Casts é um app multiplataforma, ou seja, você pode começar ouvindo no seu Android, continuar de onde parou na versão web em Windows ou Mac e mais tarde seguir no mesmo ponto no seu iPad, por exemplo. É muito prático.
Para saber se você se qualifica como Pocket Casts Champion, é só conferir a data e o tipo de compra que você fez. Se você comprou o aplicativo da web antes da data, tem direito ao status de Champion e ao acesso vitalício ao Pocket Casts Plus. Mas, se a compra foi dos aplicativos Android e iOS, eles garantam acesso aos recursos do mobile, mas não qualificam o usuário para o status de Champion. É só um títulozinho, mas é bacana, né?
9 – A podcaster e escritora Sheletta Brundidge ganhou um prêmio Emmy® Local da Upper Midwest Chapter. O prêmio foi concedido a ela por ter feito a cobertura completa do evento “Dia dos Empreendedores Negros no Capitólio” – que, aliás, foi um evento que também foi ela mesma quem criou e organizou.
A cobertura do Dia dos Empreendedores Negros foi transmitida ao vivo pelo canal KARE 11 e online, dando voz a todas as necessidades dos empreendedores negros que foram discutidas no evento.
A Sheletta foi muito elogiada porque usou o próprio podcast como uma abordagem inovadora, já que ela conseguiu tirar o máximo da ocasião sem qualquer apoio de grandes empresas ou canais de TV. E o programa dela é independente, viu? Não tem nenhuma grande rede por trás, não tem patrocínios, nada disso. Ela foi reconhecida por todo o capricho e amor pelo que ela faz.
A entrega do prêmio Emmy® vai acontecer no dia 19 de outubro, no Mystic Lake Event Center em Minnesota.
HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:
10 – O podcast O Amor na Influência, da Wondery, está de volta em uma segunda temporada cheia de novidades. A primeira delas é na condução do podcast. Nessa temporada, os microfones estão nas mãos de novos co-apresentadores: o ator Gabriel Santana, e a Camila Fremder, do podcast “É Nóia Minha?”.
Quando perguntados pelo Portal UOL sobre as expectativas pra essa temporada, a Camila disse que está animada em trazer uma nova perspectiva pro programa, enquanto o Gabriel disse que tá animado pra trabalhar com a Camila, especialmente porque O Amor na Influência já foi um sucesso na primeira temporada.
O episódio de estreia se chama “Homens meio bicha”, e vai falar sobre a desconstrução dos estereótipos de masculinidade e feminilidade.
A nova temporada estreia amanhã, dia 17 de setembro. Os episódios continuam sendo lançados semanalmente, e vão estar disponíveis em todas as plataformas de streaming e no YouTube da Wondery Brasil.
SOBRE LANÇAMENTOS:
11 – Na última quinta-feira, dia 12 de setembro, a jornalista e autora Liege Barbalho lançou o primeiro episódio do D’vera Podcast, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O D’vera é um programa de entrevistas, e o episódio de estreia contou com a presença do Fernando Fernandes, CEO da Tribuna do Norte, e também do executivo Wescley Magalhães. De acordo com a Liege, o que vem por aí são entrevistas em vários segmentos do mercado: Sociedade, Turismo, Cultura, Economia e Eventos.
O programa vai ao ar toda quinta-feira às 20h. Todos os episódios vão ser gravados ao vivo pelo YouTube.
12 – E nas últimas duas semanas, esteve acontecendo em São Paulo a 27ª Bienal Internacional do Livro (um dos maiores eventos literários do mundo, vale lembrar aqui).
E foi lá mesmo que a jornalista Lilian Cardoso lançou o seu podcast EscritorPod, gravado direto da Arena Skeelo. As gravações ao vivo aconteceram entre os dias 12 e 14 de setembro, e os episódios foram e vão ser disponibilizados no canal do YouTube da Lilian Cardoso e também no Spotify.
O objetivo do programa é aproximar leitores e autores independentes, dando pros ouvintes uma visão real de como funciona o mercado editorial e o mundo literário.
Então se você tem alguma curiosidade sobre editoras, o processo de publicação de um livro, ou sobre como funciona a criatividade de alguns autores brasileiros, não deixa de conferir.
RECOMENDAÇÃO NACIONAL:
13 – E na nossa recomendação nacional dessa semana, se você está procurando um podcast que misture a paixão por futebol com um toque de irreverência, a indicação é o podcast Corneta Urgente.
O programa é feito por todo um time. Alguns dos participantes mais frequentes são a Elisa Celino, o Bruno Affonso, o Gabriel Hussid e o Renan Leite, que dão uma visão descontraída e bem-humorada sobre o mundo do esporte.
Além de cobrir tudo sobre futebol, eles também trazem atualização sobre eventos como os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, a Copa do Brasil, o Brasileirão e até Fórmula 1.
O Corneta Urgente é postado semanalmente todas as sextas-feiras, e está disponível em todas as principais plataformas de áudio. Então já assina o feed do programa no seu agregador de podcast preferido, e garanta pra você mesmo uma dose regular de “cornetagem” e diversão – feita de fã pra fã de esporte.
E se você, assim como a HostGator e a Content Academy, quiser anunciar a sua marca, produto ou serviço com a gente aqui no Pod Notícias – tanto no podcast como no nosso site – e atingir um público qualificado que se interessa pelo podcast aqui no Brasil, manda um e-mail pro [email protected], que nós vamos ter o maior prazer em conversar com você sobre as nossas opções de publicidade. E caso você queira colaborar com o Pod Notícias com texto, sugestão de pauta ou envio de notícias, também vai ser muito bem-vindo e pode fazer isso através do mesmo e-mail.
E assim a gente fecha esta trigésima primeira edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à íntegra das notícias com todas as fontes e a transcrição completa do episódio, além dos artigos dos nossos colunistas e todos os links relacionados.
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O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
– Camila Nogueira – arte
– Eduardo Sierra – edição
– Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
– Leo Lopes – direção geral e apresentação
– Thiago Miro – pesquisa
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