Olá, eu sou Leo Lopes e está no ar o POD NOTÍCIAS, a sua dose semanal de informação sobre o mercado de podcasts no Brasil e no mundo!
Hoje é segunda-feira, dia 22 de julho de 2024 e esta é a nossa vigésima terceira edição!
Em pouco mais de 6 meses de atividade, o Pod Noticias se consolidou como a principal fonte de informação sobre o mercado de podcast aqui no Brasil, e diariamente alcança um público altamente qualificado, sendo o canal ideal pra você anunciar a sua marca, produto ou serviço. É isso que a Content Academy, o nosso mais novo apoiador, está fazendo a partir de hoje, e daqui a pouco eu falo um pouco mais sobre ela pra você.
Se você quiser fazer como a Content Academy e anunciar aqui com a gente, é só mandar um e-mail pro [email protected], que nós vamos ter o maior prazer em conversar com você sobre todas as nossas opções de publicidade. E caso você queira colaborar com a gente enviando texto, sugestão de pauta ou envio de notícias, também será muito bem-vindo e pode fazer isso através do mesmo e-mail.
1 – Vamos começar pela nossa manchete de hoje: com mais de 3 milhões e 300 mil podcasts por aí, e mais de 201 milhões de episódios publicados no mundo inteiro, já tem gente se perguntando se o mercado de podcasts estaria saturado. Mas será que está, mesmo?
De acordo com um comparativo de mídia realizado pela Hype1000, a gente ainda está longe de ter motivos pra se preocupar. Comparado com os mais de 8,3 milhões de títulos listados no IMDB para filmes e programas de TV, ou as mais de 70 milhões de faixas do Spotify, por exemplo, o podcasting ainda é uma mídia relativamente pequena.
É claro que o crescimento acelerado dos últimos anos deu pra gente uma visão talvez meio receosa e idealista da mídia, né, mas a verdade é que o podcasting ainda é visto como um terreno muito fértil, cheio de oportunidades e de possibilidades.
Sem contar no poder de conexão com o público, que é maior no podcast do que em qualquer outra mídia atual.
O que leva a gente a perguntar: seria 2024 o ano do podcast? Essa piada não vai ficar velha nunca, porque todo ano tem sido melhor pro podcast e ainda tem espaço pra bastante coisa, inclusive a gente vai perguntar sobre isso pra você na nossa interação da semana no Instagram, daqui a pouco eu volto com detalhes.
2 – Na última terça-feira, dia 16 de julho, foi lançada uma nova versão do Overcast, um dos aplicativos independentes mais populares do mundo para se ouvir podcasts.
E não foi uma atualização; foi uma reformulação mesmo, porque todo o código do app foi reescrito pelo desenvolvedor Marco Arment. Ele declarou no seu próprio podcast, Under The Radar, que a intenção das mudanças era reter clientes e melhorar a experiência dos usuários a longo prazo, respeitando os feedbacks que ouviu nesses últimos 10 anos de aplicativo.
E a mudança foi muito bem recebida pelo público, porque além de um novo visual bem mais otimizado, o novo Overcast resolveu um problema que muitos usuários da Apple enfrentam: aquele de clicar sem querer na barra de tempo do podcast, e acabar pulando uma parte do conteúdo.
Na maioria dos aplicativos iOS, você tem que procurar manualmente o momento em que estava antes de clicar na barra. No Overcast, não. Com um clickzinho só, você já volta para exatamente o mesmo momento que estava antes. Pode parecer bobo, mas é uma funcionalidade muito útil e que evita muita irritação.
O novo Overcast merece todos os elogios que está recebendo. É isso que acontece quando você é um desenvolvedor que realmente se importa com os usuários, e não só em ganhar dinheiro.
3 – Também na semana passada, foi lançado o Podcards, uma plataforma criada para ajudar os podcasters a atingirem mais público, com uma abordagem baseada em dados.
O Podcards oferece um motor de análise avançado, e também ferramentas de marketing que compilam dados em tempo real sobre a origem dos novos ouvintes, engajamento e taxas de conversão.
Entre as funcionalidades estão: estratégias personalizáveis de mídia, medição de conversão de áudio, análise por campanha e ferramentas de rastreamento.
A nova plataforma também oferece ferramentas para gerentes de rede e suas equipes supervisionarem vários shows de uma vez só. Mais informações sobre o Podcards podem ser encontradas lá no nosso site em podnoticias.com.br . O link da matéria na íntegra, vai estar – como sempre – disponível aqui na descrição desse episódio.
AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:
4 – A plataforma de hospedagem Captivate lançou a sua atualização 2.5, que trouxe várias melhorias para os podcasters. Entre as principais atualizações está a reformulação completa da interface do usuário, que agora é mais moderna e intuitiva, um sistema de navegação mais simples e seções expansíveis.
Agora, também é possível criar redes e sub-redes dentro do Captivate sem limites, o que permite uma melhor organização dos podcasts e controle de permissões pra gerenciamento de conta. A atualização também inclui melhorias nos componentes de análise, que foram aprimorados pra ter um melhor monitoramento de desempenho.
Mais detalhes sobre as mudanças do Captivate 2.5 podem ser encontrados no blog oficial da Captivate e nas redes sociais da empresa.
5 – Agora sim, vamos falar sobre a Content Academy, o nosso novo apoiador, que é a plataforma de cursos online do Estúdio 42 e está com uma super promoção em todos os cursos – mas por tempo limitado, hein!
O site e os primeiros cursos foram lançados em fevereiro desse ano, e em pouquíssimo tempo a Content Academy já virou um destaque na área da produção de conteúdo pra internet.
Eles começaram com 7 cursos, atualmente têm 12, e estão com mais 3 cursos novos saindo do forno nas próximas semanas. Alguns dos cursos que já estão disponíveis são “Edição de vídeo para YouTube”, com o Willian do Jogatina Maneira, “True Crime: Jornalismo investigativo” do Ivan Mizanzuk, e também o meu curso “Podcast para todos”, que tá com o desconto mais agressivo de todos eles e tá saindo pela bagatelinha de R$99 à vista, ou então 12 parceletas de R$9,94. É menos de 10 reais por mês pra um curso que você vai poder consultar por muito tempo e que te ensina todos os passos pra tirar a ideia do seu podcast do papel e colocar ele no ar em todas as plataformas de áudio, além de ter dicas sobre monetização, uso de inteligência artificial… É o curso mais completo que eu já fiz até hoje e está totalmente atual. Então clica lá e aproveita essa promoção, que você não vai se arrepender.
Não deixa de conferir também os outros cursos da Content Academy, lembrando que todos os cursos emitem certificado. Fica de olho também nos próximos lançamentos, porque daqui a pouco vai ter também curso de fotografia, identidade visual, animação e muito mais.
6 – E na segunda-feira passada, dia 15 de julho, começou a votação aberta do Prêmio MPB – Melhores Podcasts do Brasil.
Qualquer pessoa pode votar, só precisa fazer um cadastro rápido lá no site, ou utilizar uma conta do Google. Os votos são computados diariamente, ou seja, você pode votar mais de uma vez em dias diferentes – se quiser, dá pra votar todos os dias de hoje até o final da primeira etapa, mas só em um podcast por categoria.
Mais de 300 podcasts estão disputando nas 30 categorias, incluindo veículos da grande mídia que foram inscritos automaticamente.
A primeira fase de votações vai até o dia 13 de setembro. No dia 15, serão divulgados os podcasts que vão avançar para fase seguinte.
E MAIS:
7 – O YouTube lançou uma pesquisa voltada para podcasters que criam elementos visuais (como formas de onda, imagens e vídeos) para os seus programas.
Esse estudo busca entender melhor as experiências e necessidades desses podcasters, que é pra implementar mudanças na plataforma que beneficiem essa nova fatia de criadores de conteúdo.
Os participantes da pesquisa são convidados a responder perguntas diariamente entre 8 de julho e 5 de agosto, mas não tem problema se você começar a responder agora. Depois, esses mesmos participantes vão responder a uma entrevista de acompanhamento sobre as questões da pesquisa e a otimização do YouTube.
A pesquisa é em inglês, mas se você quiser participar, o link do formulário de inscrição está disponível lá no nosso site, e também na descrição desse episódio.
8 – O canal americano Tennis Channel lançou um novo podcast, “A to Z“, apresentado pelos irmãos Alexander e Mischa Zverev, e recebeu uma onda de críticas do público nas redes sociais.
Muitos assinantes do canal ameaçaram, inclusive, cancelar as suas assinaturas se o podcast não for descontinuado.
O motivo do desapontamento, foi porque o Alexander Zverev tem nas costas algumas acusações de violência doméstica, e o “olho-cego” do canal pra isso não agradou muita gente, é claro, né. Com razão!
Os comentários foram desde “Decisão terrível, tanto em termos de gestão quanto éticos” até “literalmente ninguém pediu por isso”. O canal não se pronunciou sobre o assunto, e o primeiro episódio do podcast com o convidado Boris Becker – uma estrela mundial do tênis, campeão internacional – continua no ar.
9 – E na última semana tivemos mais um artigo do nosso colunista, meu querido amigo Gui Baldi, o Guizão, aqui no Pod Notícias! O tema dessa vez foi um que tira o sono de muito podcaster por aí: o número de downloads do episódio.
Segundo o Gui, embora o número de downloads seja uma métrica popular para medir o sucesso de um podcast, ele não é suficiente para capturar o impacto verdadeiro de um programa. Focar só nos downloads pode ser um engano, porque outros aspectos como o perfil e o comportamento do público podem ser indicativos muito mais importantes do sucesso de um podcast a longo prazo.
Quer saber mais? Então acessa a íntegra da coluna do Gui Baldi, lá no portal do Pod Notícias. Pra facilitar pra você, o link direto pro artigo também vai estar na descrição desse episódio, é só clicar.
HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:
10 – Os hosts do podcast Medo e Delírio em Brasília foram alvos da investigação da Abin Paralela. É mole?
Se você vive em Marte e não sabe do que tá acontecendo, eu vou contextualizar: a Polícia Federal revelou no ano passado um esquema de espionagem clandestina envolvendo membros da Abin, que tava monitorando figuras públicas e críticos do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Entre esses críticos, estavam os nossos amigos Cristiano Botafogo e Pedro Daltro (abraço, Daltro!), que são os criadores e produtores do Medo e Delírio em Brasília – todo mundo sabe.
No último dia 11, o STF levantou o sigilo do relatório sobre a investigação, e lá tinha um dossiê em que o militar Giancarlo Gomes dizia que “descobriu quem era um dos integrantes do perfil Medo e Delírio em Brasília”.
Uma grande piada né, já que o podcast e o perfil do X/Twitter sempre foi assinado nominalmente pelos dois – inclusive na abertura do programa. Tá lá, todo mundo sabe quem eles são. Faz a gente pensar se a Agência Brasileira de Inteligência é, realmente, tão inteligente assim…
11 – O livro “Jornalismo Narrativo em Podcast: Imersividade, Dramaturgia e Narrativa Autoral“, de Luana Viana, foi semifinalista do Prêmio Jabuti na categoria “Comunicação e Informação”.
O livro, publicado pela editora Insular em 2023, é fruto da tese de doutorado da Luana, e explora o storytelling em mídias sonoras.
A obra foi selecionada entre os 10 melhores da categoria. Na última quinta-feira, dia 18, foram anunciados os 5 finalistas da categoria, mas infelizmente o Jornalismo Narrativo não passou pra essa fase.
Mas aqui, a gente deixa os nossos parabéns pra Luana Viana por ter chegado até as semifinais. Chegar entre os 10 indicados ao Prêmio Jabuti é muito legal! E obrigado também Luana, por estar contribuindo com o conhecimento sobre podcast no meio acadêmico.
12 – A quarta edição da Perifacon, que é a primeira convenção nerd das favelas, vai acontecer nos dias 27 e 28 de julho na Fábrica de Cultura Diadema, em São Paulo. Entre as atrações confirmadas, a gente tem os nossos amigos Ira Croft e Andrei Fernandes, do Mundo Freak.
O evento busca democratizar o acesso à cultura nerd, geek e pop, promovendo representatividade e visibilidade para os talentos das periferias.
A Perifacon também tem o seu próprio podcast, “PerifaCon, o podcast”, que fala sobre a cultura nerd a partir da perspectiva periférica e teve mais de 10 mil plays em 2022.
Outros podcasters que já foram confirmados no evento foram a Mabe Bonafé, do podcast Modus Operandi, e o Edu e o Fih, do Divã da Diva.
13 – E na nossa Caixa de perguntas do Instagram na semana passada, a gente perguntou pra você quais métodos você usa pra promover o seu podcast.
De acordo com as respostas dos nossos ouvintes, a gente descobriu que as redes sociais continuam sendo o carro chefe da maioria. Posts no Instagram, no X, no Threads e alguns impulsionamentos de cortes no TikTok foram os meios mais comentados. Mas também teve gente que disse que um método muito efetivo, é se convidar pro podcast de outras pessoas. Ou, sendo mais educado, convidando outros podcasters pro próprio programa, pra fazer uma promoção cruzada. Esse crossover é realmente aquilo que a gente mais incentiva desde sempre, porque a chance do ouvinte de um podcast que você participe ouvir depois o seu podcast, é muito grande.
E como na nossa manchete de hoje a gente já estabeleceu que o podcast ainda não está saturado, e existem muitas oportunidades de alcançar novas audiências, essa semana a gente quer saber: Qual tema pouco explorado você gostaria de ouvir em um podcast?
Como sempre, a caixinha vai ficar aberta nos stories do Instagram do Pod Notícias por apenas 24 horas, então não deixe de acessar lá ainda hoje pra deixar a sua participação, e também não deixa de seguir a gente lá em @pod.noticias pra você participar das nossas interações toda segunda-feira e acompanhar as nossas postagens ao longo da semana.
SOBRE LANÇAMENTOS:
14 – O Instituto Ser+ lançou o Ser+ Cast, um podcast voltado para a jornada da juventude brasileira rumo ao mercado de trabalho.
O podcast oferece conversas com líderes e especialistas, no intuito de ensinar os jovens brasileiros sobre desenvolvimento pessoal, rotas profissionais e como criar um projeto de vida.
O Instituto Ser+ é um projeto social, que qualifica jovens em vulnerabilidade social, focando no autoconhecimento e autoestima, desde 2014. Já são aí 10 anos mudando a vida de quem precisa.
O Ser+ Cast já está disponível no Spotify, com novos episódios sendo lançados a cada duas semanas.
RECOMENDAÇÃO NACIONAL:
15 – E na nossa recomendação nacional dessa semana, mais uma vez fazendo a nossa parte na campanha #OPodcastÉDelas2024, a gente vai trazer mais um podcast produzido por mulheres. O indicado da vez é o podcast Ao Quadrado, apresentado por Milene Louzada e Lisandra Miranda.
A Milene, fã de fanfics e apaixonada por café, e a Lisandra, amante de livros desde cedo e fã do BTS, levam pro podcast as suas próprias experiências e paixões em cada um dos episódios. O programa é um espaço que começou com foco em livros, mas que aumentou o escopo. Agora, além de literatura, elas também falam sobre cultura, vida e histórias pessoais.
Além disso, segundo elas, o Ao Quadrado também é um espaço seguro pro ouvinte surtar. Com a rotina, fanfics, os livros que nos acompanham no nosso cotidiano… Enfim, com tudo.
Pra fechar com chave de ouro, o Ao Quadrado não é só um podcast: elas também criaram um clube do livro. Então se você gosta de ler, falar sobre livros e trocar figurinhas, não deixa de conferir o Ao Quadrado – um podcast que é a escolha perfeita pra ouvir tomando um café e se preparando pra ler uma nova história.
E se você lê bastante e não tem com quem conversar, chama elas no Instagram em @aoquadradopod pra entrar no clube do livro também.
E assim a gente fecha esta vigésima terceira edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à íntegra das notícias com todas as fontes e a transcrição completa do episódio, além dos artigos dos nossos colunistas e todos os links relacionados.
Acompanhe o Pod Notícias diariamente:
– Canal público do Telegram
– Instagram
– Page do Linkedin
Ouça o Pod Notícias nos principais agregadores:
– Spotify
– Apple Podcasts
– Deezer
– Amazon Music
– PocketCasts
O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
– Camila Nogueira – arte
– Eduardo Sierra – edição
– Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
– Leo Lopes – direção geral e apresentação
– Thiago Miro – pesquisa
Publicidade:
Entre em contato e saiba como anunciar sua marca, produto ou serviço no Pod Notícias.