Uma pesquisa recente da On Device, empresa global de medição de brand lift, revelou um crescimento expressivo no consumo de podcasts no Reino Unido. Os dados mostram que 61% dos residentes no país ouvem podcasts mensalmente, dedicando em média 1,8 horas diárias aos seus programas favoritos.

Categorias mais populares entre os ouvintes britânicos:

  1. Humor/Comédia: 38%
  2. Crimes reais: 30%
  3. Esportes: 30%
  4. Bate-papo/Conversação: 27%
  5. Notícias: 22%

Gêneros menos populares:

  1. Artes: 9%
  2. Moda: 10%
  3. Ficção: 12%
  4. Negócios: 13%
  5. Tecnologia: 13%

Sarah Robson, chefe global de eficácia publicitária da On Device, comentou sobre as descobertas: “Os britânicos adoram dar boas risadas, e isso fica evidente com a comédia no topo das paradas de podcast. No Reino Unido, os podcasts estão em alta, com mais de metade da população sintonizando-os todos os meses, o que é muito superior ao de outros países, como a Austrália (53%) e Singapura (55%). E quase metade dessas pessoas ouvem toda semana.”

A pesquisa também identificou os horários de pico para a escuta de podcasts, com a maioria dos ouvintes sintonizando à tarde e à noite, especialmente entre 15h e 19h durante a semana. Isso difere de outros mercados, como a Austrália, onde os ouvintes preferem sintonizar antes do início do dia de trabalho, e Singapura, onde a preferência é pelos finais de semana.

Andrew Goldsmith, CEO da Adelicious, também comentou sobre a importância desses dados: “Os insights detalhados sobre os hábitos de consumo de podcast no Reino Unido descobertos pela On Device não são apenas capacitadores para nós, mas também para as marcas com as quais fazemos parceria para desenvolver podcasts que envolvem o público”, disse ele. “Já sabemos há algum tempo que o mercado de podcast está crescendo em um ritmo bastante rápido, portanto, compreender os hábitos dos ouvintes de podcast do Reino Unido, como os gêneros que desejam ouvir, bem como a hora do dia que escolheram para sintonizar, é uma parte fundamental do nosso processo de desenvolvimento”.

A pesquisa revelou ainda mais dados relevantes:

  • 76% dos ouvintes utilizam smartphones para acessar podcasts.
  • As plataformas mais populares são:
    • Spotify: 46%
    • BBC/BBC Sounds: 22%

Preferências de acesso:

  • 56% utilizam serviços gratuitos com anúncios.
  • 25% optam por assinaturas.

Principais motivos para ouvir podcasts:

  1. Entretenimento: 55%
  2. Para “relaxar”: 48%

Os ouvintes diários de podcast têm 53% mais probabilidade de também serem ouvintes diários de rádio, indicando um forte envolvimento entre plataformas. Além disso, a preferência do Reino Unido por alto-falantes inteligentes (22%) supera a da Austrália (com 15%) e de Singapura (com 11%).

As conclusões deste estudo se baseiam nas respostas de 800 residentes do Reino Unido. O envolvimento cada vez mais pronunciado do público britânico com os podcasts, especialmente em gêneros como esportes, é uma oportunidade de ouro para anunciantes que buscam atingir um público altamente engajado.

Fonte: Podcasting Today.