De blogs a vídeos, existem muitos meios disponíveis que permitem que você se expresse criativamente ou faça crescer sua marca online. Mas um meio que não deve ser ignorado é o podcast.
O podcasting continua a disparar em popularidade, com mais criadores começando seus próprios programas e ainda mais ouvintes sintonizando. Hoje em dia, realmente existe um podcast para todos, independentemente de quem você seja ou no que você esteja interessado.
Reunimos algumas das estatísticas essenciais de podcast que você precisa saber.
Estatísticas de Podcast em Todo o Mundo
Em escala global, as estatísticas de podcast são bastante impressionantes.
1. Existem mais de 4,19 milhões de podcasts registrados no mundo
Se você está procurando descobrir um novo podcast, há muitas opções disponíveis para você. O Apple Podcasts abriga mais de 2,69 milhões de podcasts. Isso significa que deve ser bem fácil encontrar algo que te interesse.
2. Podcasts são mais populares no Brasil
Embora o podcasting tenha ganhado imensa popularidade nos EUA, ele não ocupa o primeiro lugar em crescimento ou audiência. Surpreendentemente, a partir de 2022, o Brasil assumiu a liderança no consumo de podcasts, seguido por Suécia e México. As regiões da América do Norte e Ásia-Pacífico apresentam o maior número de ouvintes ávidos.
Na Coreia do Sul, 58% dos adultos ouvem podcasts mensalmente, mostrando um grande engajamento com o conteúdo de podcasts.
Curiosamente, em vários países, o podcasting continua a testemunhar um aumento no engajamento a cada ano que passa. É uma tendência global com ouvintes de todas as partes do mundo.
Estatísticas de Podcast no Reino Unido e EUA
Com tantos gêneros de podcasts disponíveis hoje, é seguro dizer que eles atraem ouvintes de todo o mundo. Mas vamos dar uma olhada em algumas estatísticas de podcasts diretamente do Reino Unido. Aqui está o que você deve saber sobre a popularidade dos podcasts entre os ouvintes britânicos:
3. 32% dos adultos do Reino Unido ouvem podcasts mensalmente
De acordo com os resultados recentes do RAJAR do terceiro trimestre de 2023, uma parte substancial dos adultos britânicos, precisamente um terço, está aderindo ao podcast como ouvintes mensais. A pesquisa mostra que 32% dos adultos no Reino Unido fazem dos podcasts uma parte regular de sua rotina de escuta mensal. É uma tendência crescente no cenário do áudio!
4. 82 milhões de pessoas nos EUA ouviram podcasts em 2021
Entrando na indústria de podcasting dos EUA, o cenário passou por mudanças significativas ao longo dos anos. Em 2006, apenas 22% dos adultos americanos estavam cientes do podcasting. Avançando para 2022, essa conscientização disparou para impressionantes 79%. O podcasting tornou-se um passatempo predominante, com mais de 79% dos entrevistados familiarizados com o formato, e impressionantes 82 milhões de pessoas sintonizaram podcasts em 2021. Projeções indicam que esse número está prestes a subir ainda mais, com expectativas de alcançar mais de 100 milhões de ouvintes até o ano de 2024.
Estatísticas no Apple Podcasts
Existem várias plataformas nas quais os criadores podem fazer upload de seus podcasts para que seus ouvintes possam sintonizar. Ter tantas opções é preferível, pois você pode ser mais acessível ao seu público. A plataforma Apple Podcasts é uma das principais opções disponíveis. Aqui estão algumas estatísticas de podcast que podem te interessar sobre o Apple Podcasts especificamente:
5. Apple Tem 460.536 Podcasts Ativos
Atualmente, existem 460.536 podcasts ativos no Apple Podcasts (a partir de junho de 2024). Esse é um número bastante impressionante, mas vale a pena notar que quase metade deles têm apenas três ou menos episódios. Esses dados mostram que muitos criadores começam podcasts apenas para abandoná-los logo depois, criando esses números inflacionados.
6. Apple Podcasts é o app mais popular
Onde você prefere ouvir seu podcast favorito? Bem, acontece que o Apple Podcasts fica no topo na competição de popularidade. Sua plataforma reivindica 37,4% dos ouvintes, enquanto o Spotify está em segundo lugar com 26,8%. Esses números parecem flutuar um pouco porque o Spotify já esteve no topo. Veja esses dados da Buzzsprout, um serviço de hospedagem de podcast:
- Em outubro de 2021, o Spotify tinha uma ligeira vantagem sobre o Apple, com 31,2% dos ouvintes. O Apple tinha 31,1%.
- Em abril de 2022, o Apple recuperou a liderança, com 37,4% dos ouvintes de podcast escolhendo sua plataforma. O Spotify caiu para 26,8%.
- Atrás desses dois gigantes, as próximas formas mais populares de ouvir um podcast foram através de um navegador web ou via Google Podcasts.
Estatísticas de Podcast no Spotify
Como a Apple e o Spotify claramente estão em uma batalha para ser a plataforma número um de podcasting, é justo que vejamos algumas estatísticas de podcast que fornecem uma visão sobre o sucesso do Spotify. Aqui está o que você precisa saber se estiver considerando usar a plataforma para hospedar ou ouvir um podcast:
7. Spotify é lar de mais de 4,7 milhões de podcasts
O Spotify orgulhosamente ostenta impressionantes 4,7 milhões de podcasts em sua lineup, superando o Apple, que apresenta 2,5 milhões a partir de janeiro de 2023. O Podcast Index destaca o vasto panorama de conteúdo, com cerca de 4.216.180 episódios de podcast atualmente disponíveis nas ondas digitais.
8. O número de ouvintes no Spotify está crescendo
Nos últimos dez anos, houve um aumento significativo no número de americanos que sintonizam podcasts. De acordo com o relatório “The Infinite Dial” da Edison Research, os dados mais recentes revelam que, em 2023, uma notável porcentagem de 42% dos americanos com 12 anos ou mais ouviram um podcast no último mês. Curiosamente, essa porcentagem manteve uma tendência consistente desde 2020, quando 37% dos americanos tinham sintonizado um podcast no mês anterior.
Estatísticas de Downloads de Podcast
Gerar downloads é um fator crucial quando se trata do sucesso do seu podcast. Isso mostra que os ouvintes estão sintonizando e se engajando com o seu conteúdo. No entanto, você pode estar se perguntando quantos downloads são necessários para que seu podcast seja considerado um sucesso. Confira essas estatísticas de podcast para algumas percepções úteis:
9. 32 Downloads no primeiro mês lhe posiciona entre os 50% Maiores Podcasters
Exceder 32 downloads na primeira semana após o lançamento de um novo episódio te impulsiona para a elite, colocando-o entre os 50% maiores podcasters.
Estatísticas de duração de episódios
10. A duração mais comum para um episódio de podcast é entre 20-40 minutos.
Se seus episódios de podcast forem muito longos, isso pode fazer com que você perca ouvintes. Dados mostram que a duração mais comum dos episódios de podcast é entre 20-40 minutos. Isso representa cerca de 31% de todos os episódios de podcast. O sucesso de um podcast não depende de sua duração – um programa de uma hora pode ser tão impactante quanto um com menos de 20 minutos.
Não há necessidade de encaixar seu conteúdo em um período de tempo pré-determinado; deixe o tema do seu podcast ditar sua duração.
11. 93% dos ouvintes de podcast ouvem o episódio inteiro
Em 2019, impressionantes 93% dos ouvintes de podcast ouviam o episódio inteiro, de acordo com os dados disponíveis. Acontece que o comprometimento é mútuo, com sólidos 80% dos entusiastas de podcasts ouvindo a totalidade de cada episódio que começam. O ouvinte médio de podcasts se deleita com uma generosa dose de 7 programas a cada semana.
Estatísticas de Crescimento de Podcasts
O podcasting nem sempre teve a popularidade que tem hoje. O interesse por podcasts, tanto para criadores quanto para ouvintes, continua a crescer exponencialmente.
12. Havia apenas um pouco mais de 500.000 podcasts ativos em 2018
Voltando no tempo para 2018, havia pouco mais de 500.000 podcasts em todo o mundo. Agora, esse número ultrapassa 4 milhões, o que mostra o quão popular esse meio se tornou. Além disso, não há sinais de que isso vá desacelerar tão cedo.
Estatísticas de Publicidade em Podcasts
O podcasting não é apenas uma maneira de compartilhar informações valiosas ou contar histórias emocionantes. Para muitos, tornou-se uma fonte de receita. Muitos criadores estão ganhando uma renda integral com seus podcasts porque as marcas estão vendo o valor na compra de espaços publicitários como uma forma de direcionar seu público. Aqui estão algumas estatísticas de podcasts sobre publicidade que você deve conhecer:
13. Somente nos EUA, a receita de publicidade em podcasts deve ultrapassar US$ 3,92 Bilhões em 2025
Os profissionais de marketing não têm medo de gastar seus dólares de publicidade em anúncios de podcasts bem colocados. Espera-se que gastem impressionantes US$ 3,92 bilhões em 2024. Esses patrocínios podem ser feitos episódio por episódio, ou um profissional de marketing pode optar por patrocinar um podcast por toda uma temporada.
14. Mais da metade dos ouvintes diz que está pelo menos um pouco mais propensa a fazer uma compra após ouvir um anúncio em um podcast.
Os anúncios em podcasts podem ser poderosos quando feitos da maneira certa. Mais da metade dos ouvintes afirmou que estava um pouco mais propensa a comprar uma oferta de uma marca após ouvir um anúncio em um podcast. A chave para fazer isso funcionar é direcionar o público certo com a oferta certa no momento certo.
Estatísticas de temas nos podcasts
Os podcasts abrangem praticamente todos os tópicos e gêneros atualmente, facilitando a busca por algo que atraia seus interesses e seu humor em qualquer dia. Isso é o que torna esse meio tão incrível para criadores e ouvintes! Confira estas estatísticas de gêneros de podcast para saber mais:
15. A comédia é o gênero de podcast mais popular
Existem podcasts sobre negócios, crimes reais e tudo mais. No entanto, o gênero que atrai mais atenção é a comédia. 22% dos ouvintes de podcasts nos EUA disseram que estão interessados em ouvir um podcast que os faça rir. As notícias, crimes reais e esportes foram os gêneros que seguiram a comédia em popularidade.
Deixe estas estatísticas te inspirarem
Se você está indeciso sobre incorporar o podcasting como um novo meio em seu negócio, deixe que estas estatísticas de podcast te inspirem a finalmente começar. O podcasting é uma maneira incrível de se conectar com seu público e construir reconhecimento de marca, e não há momento melhor do que agora para lançar um programa.
Fonte: 17 Essential Podcast Statistics You Need to Know in 2024