A Wavlake, plataforma de distribuição de música e podcasts para a economia aberta de valor por valor, anunciou uma nova parceria com a ZBD, principal empresa de pagamentos que impulsiona economias digitais. A parceria permite um novo modelo onde criadores podem conectar-se instantaneamente e de forma contínua ao público, monetizando seu conteúdo diretamente.

Serviços de streaming como Spotify e Apple Music são conhecidos por pagar royalties extremamente baixos aos músicos (o Spotify recentemente anunciou que deixará de pagar por faixas que recebam menos de 1.000 streams por ano). Por outro lado, a Wavlake está moldando uma economia de criadores impulsionada por fãs, que prospera em um ecossistema aberto. Desde seu lançamento em 2023, a Wavlake tem sido extremamente popular entre músicos independentes, artistas e podcasters, apoiando-os financeiramente para que possam se concentrar em criar seu melhor conteúdo.

Com a Wavlake, músicos e podcasters podem carregar suas músicas e conteúdos, que são distribuídos para diversos aplicativos e sites, incluindo a plataforma de podcasting 2.0, Fountain.fm. A Wavlake também oferece a cada ouvinte a opção de dar gorjetas aos artistas se gostarem do conteúdo, em qualquer aplicativo ou plataforma que distribui podcasts e músicas, criando um mundo online onde criadores e ouvintes podem transacionar livremente, sem valor mínimo de pagamento. Isso é possibilitado pela Bitcoin Lightning Network, que permite transferências de dinheiro instantâneas e em quantias muito menores (fragmentos de Bitcoin chamados ‘sats’) do que os processadores de pagamento tradicionais.

Ainsley Costello, uma nova música independente de Nashville, foi a primeira a receber 1 milhão de sats (equivalente a mais de US$700) em uma única faixa, sua música de sucesso, ‘Cherry on Top’. Para ganhar uma quantia semelhante no Spotify, um artista precisaria ter suas músicas tocadas quase meio milhão de vezes. A nova faixa de Ainsley, “People Pleaser”, foi lançada na última sexta-feira, exclusivamente na Wavlake e Fountain, e ganhou mais de 300.000 sats (um pouco mais de US$200) nas primeiras 24 horas, que a artista também recebeu imediatamente. Em menos de um ano usando a distribuição da Wavlake para plataformas não tradicionais, Ainsley superou seus ganhos de quase cinco anos em plataformas de streaming tradicionais.

Ainsley comentou: “Uma grande disrupção na indústria da música já era esperada há muito tempo, e a Wavlake me deu muita esperança. Grandes empresas como Spotify e Apple controlam o acesso à receita e às informações dos fãs há décadas, mas isso muda com a Wavlake. Ela remove as barreiras financeiras e sociais que sempre existiram entre artistas e fãs. Em menos de 4 meses na plataforma, vi um aumento de 10 vezes na renda relacionada às músicas, isso é um divisor de águas.”

A parceria com a ZBD fornecerá à Wavlake uma infraestrutura de pagamentos global e altamente escalável, capaz de lidar instantaneamente com qualquer volume de pagamentos, permitindo à Wavlake competir com algumas das principais plataformas de música e serviços de streaming, com a ZBD cuidando da funcionalidade de pagamento. Através da tecnologia da ZBD, cada criador conecta um Endereço de Lightning Bitcoin ao seu perfil, permitindo receber pagamentos diretamente dos ouvintes. Este fluxo extremamente eficiente de dinheiro permite que os usuários enviem transações cerca de 20 vezes menores que um único centavo, além de proporcionar um mecanismo para conectar melhor artistas e fãs, fora dos algoritmos de recomendação tradicionais e distorcidos.

“Estamos muito empolgados com o que a Wavlake está fazendo, como uma ótima maneira de avançar o espaço da música e podcasting de forma mais equitativa, mas também como um uso inovador de nossa tecnologia”, diz Ben Cousens, Diretor de Estratégia da ZBD. “É muito gratificante ver a capacidade de enviar pagamentos globais instantâneos sem tamanhos mínimos permitindo mudanças positivas para os criadores. Casos de uso como este são a razão pela qual construímos a plataforma ZBD.”

Fonte: Podnews.