O relatório Digital News Report 2024 do Reuters Institute indica que a audiência de podcasts continua a crescer no mundo todo, atraindo principalmente jovens, pessoas instruídas e da classe média-alta. Notícias e programas políticos são os assuntos mais populares entre os homens. No entanto, muitos temas dentro da podosfera estão saturados, o que dificulta a descoberta de novos programas.
Baseado em uma pesquisa com mais de 95.000 pessoas em 47 países, o relatório destacou a importância das plataformas digitais no consumo de notícias, como TikTok, Instagram e YouTube, além de explorar atitudes em relação ao uso de IA nas notícias e o papel de criadores e influenciadores.
O relatório documenta a mudança no consumo de notícias, com uma diminuição no uso do Facebook e aumento do consumo de vídeos e podcasts. Aqui vale lembrar que, embora os podcasts tenham sido um grande destaque do relatório, o foco é no consumo digital de notícias.
A confiança nas notícias permanece baixa devido à desinformação, ataques políticos e desafios econômicos enfrentados pela mídia. O público está mais preocupado com a veracidade das informações especialmente em plataformas como TikTok e X (antigo Twitter). A adoção da IA na produção de notícias também gera desconfiança, especialmente em tópicos complexos como política e guerra.
A confiança nas notícias permanece estável em 40%, mas varia entre países. Globalmente, o interesse por notícias caiu e a evasão seletiva de notícias aumentou, com 39% dos entrevistados evitando ativamente as notícias. O relatório também mostra que os consumidores estão relutantes em pagar por notícias online, com apenas 17% pagando por conteúdos de assinatura premium no último ano.
Os podcasts continuam populares entre o público jovem e instruído, mas ainda são minoria no âmbito das notícias. Mesmo assim, gozam de uma confiança muito maior do ouvinte do que outras fontes.
O gráfico do post ilustra como os podcasts têm crescido em audiência no mundo todo, sendo eles noticiosos ou não.
Fonte do gráfico: Podnews.