Um novo relatório global da Acast, a maior empresa de podcasts independente do mundo, revela que o consumo de podcasts continua a crescer, tanto em mercados emergentes quanto em mercados estabelecidos. Segundo o estudo, mais de 50% dos ouvintes de podcasts em mercados emergentes e quase 40% em mercados consolidados planejam aumentar o tempo dedicado ao formato nos próximos seis meses. Esse crescimento é especialmente significativo, considerando que quase 70% dos ouvintes diários em mercados estabelecidos gastam mais de seis horas por semana consumindo conteúdo em áudio.

O relatório, lançado em celebração ao Dia Internacional do Podcast, é o resultado de duas pesquisas realizadas em 13 mercados internacionais e envolvendo 2.600 ouvintes. Os mercados foram divididos em emergentes (Índia, Brasil, Singapura, Itália, Japão, Indonésia, Países Baixos e Espanha) e estabelecidos (Canadá, Estados Unidos, Suécia, Austrália e Reino Unido), com base no gasto em publicidade e na maturidade do mercado.

Os resultados mostram que, em ambos os tipos de mercado, os podcasts apresentam altas taxas de engajamento. Quase 80% do público em mercados emergentes afirmam estar engajados ou altamente engajados ao ouvir podcasts. Em comparação, 81% dos ouvintes em mercados estabelecidos também se sentem assim, com mais de 40% dos entrevistados nos EUA se dizendo altamente engajados. Esses números destacam a força crescente do podcasting como um meio de comunicação relevante e impactante, e também refletem o potencial de crescimento nas interações com o público.

Além disso, o estudo destaca que 51% do público em mercados emergentes expressa interesse em participar de eventos ao vivo de seus podcasters favoritos, um número que sobe para 64% entre os ouvintes diários dessas regiões. Em mercados estabelecidos, mais de 30% dos ouvintes diários relatam que já compareceram a um evento ao vivo de um host de podcast. Essa disposição para interagir de forma mais pessoal com os criadores não só indica um engajamento com o conteúdo, mas também abre oportunidades para a monetização e a construção de comunidades em torno dos podcasts.

Por fim, o relatório completo da Acast fornece uma visão aprofundada sobre as tendências de consumo de podcasts e seu impacto no comportamento do consumidor. Para mais informações, confira o relatório completo aqui.