E ai, pessoal! Tudo tranquilo? Pra quem não me conhece, eu me chamo Danilo Vieira Battistini e trabalho profissionalmente com áudio há 14 anos. Já passei por estúdio de música, estúdio de pós produção pra cinema/TV/Internet/eSports, estúdio de foley e estúdio de dublagem. Já fui tradutor, técnico de captação, engenheiro de mixagem e masterização, fiz trabalhos pra TV, cinema, podcast e experiências imersivas e, enfim, pra quem quiser me conhecer mais, meus links pessoais estão no final do artigo!

Decidi começar minha coluna aqui com um tema que acho que é bastante útil pra pessoa que quer começar um podcast de Áudio Drama, mas pode estar um pouco perdida no começo. Então vem comigo que espero conseguir te ajudar!

O que preciso pra fazer um áudio drama?

Uma ideia de história.

Esse é o que pode vir a ser o ponto mais complicado. Em termos práticos, dependendo da sua experiência com roteiro e/ou edição, a dica que eu dou é: Comece simples.

Às vezes você é um jogador de RPG e quer criar um áudio drama de uma aventura de Dungeons & Dragons onde você e seus amigos entraram em uma caverna e enfrentaram um exército de orcs numa batalha mágica e—

E pode ser muita coisa para uma primeira história. Pra você conhecer melhor como trabalhar com o formato de áudio drama, que como já escrevi em outros artigos, tem suas singularidades, é melhor começar por algo mais simples. Limite o número de personagens, onde a história se passa e coisas do tipo. Se você tentar criar em uma primeira tentativa uma guerra mágica entre elfos e orcs pode ser frustrante, pode ser complicado, você pode achar que não leva jeito pra isso, pode achar confuso e etc. Então eu recomendo começar com coisas mais simples para entender o ritmo e as peculiaridades de produzir uma peça sonora.

Onde e Como eu posso escrever meu áudio drama?

Existem várias opções gratuitas! Eu costumava escrever os roteiros no Libre Office, pra um episódio eu testei o modelo pra radio drama que tem no Celtx (que é muito completo) uns bons anos e hoje eu escrevo no Notion (https://www.notion.so/) com uma cópia em um documento de Word mesmo que também subo no Google Drive. Eu gosto do Notion porque é prático pra poder escrever o roteiro independente de onde estiver e deixo uma cópia salva no PC e no Google Drive por questão de segurança (e um pouco de trauma de ter perdido roteiros antigos).

Quanto a modelos para escrever esse roteiro, dá pra encontrar muita coisa por ai, como por exemplo na BBC Writer’s Room. Eles tem uma parte lá dedicada para quem quiser ler os roteiros de algumas das produções deles! Eles chamam de Script Library e você pode acessar aqui: https://www.bbc.co.uk/writersroom/scripts/radio-drama

Se você não quiser usar um modelo, acho que você tem que levar algumas coisas em considerações:

  1. O roteiro precisa ser claro para ler; Se tiver personagens, precisa ficar fácil de identificar o que é narração, o que é fala de personagem e as falas precisam estar fáceis de encontrar e de ler. Vamos supor que você vá mandar o roteiro para alguém gravar as falas do personagem, ou algo do tipo, está fácil para a pessoa encontrar as falas da sua personagem? Está no meio da narração? Você vai mandar um arquivo separado só com as falas da personagem que ela vai gravar com uma descrição da cena? Esse tipo de coisa deve ser levado em consideração para que seja um roteiro limpo e fácil de entender.
  2. Descrição de cenas, efeitos e música; Isso é interessante de levar em consideração se alguém vai editar pra você, ou simplesmente por querer escrever algo nos moldes de roteiros profissionais, ou se você está junto de um grupo pra produzir esse áudio drama e tudo mais. Fora que, pra começar a trabalhar com essa mídia pode ser um bom exercício marcar os sons que compõe o ambiente de uma cena, os efeitos mais diretos e escolha de música.

Assim como no ponto inicial eu falei para ter uma ideia simples de história. Não se preocupe em fazer um roteiro muito extenso, foque em algo pequeno pra que você consiga concluir em um tempo hábil, sem dor de cabeça e, mais uma vez, pra criar prática.

Onde eu posso editar meu áudio drama?

Esse é um ponto muito pessoal e que varia de acordo com o que você está atrás. Se você quer algo gratuito, se você estaria disposto a investir em um software pago e por ai vai.

Como eu costumo falar em workshops que dei e quando me perguntam sobre o assunto, acho que quando você cria a noção e a mentalidade de edição, o que vai variar de um software pro outro é a facilidade e agilidade de produção. Quanto mais profissionalizante for sua intenção de se tornar, vão ter DAWs* que podem atender mais as suas necessidades, seja pelo uso de plugin ou por interface. *DAW = Digital Audio Workstation (ou seja: um software para trabalhar com áudio)

Mas pensando que esse artigo é como começar a produzir áudio drama, vou trazer alguns nomes mais populares:

  • Audacity (GRATUITO); Acho que é o mais famoso dos softwares gratuitos. Ele é um excelente pontapé inicial para começar a trabalhar com áudio caso você não tenha experiência, tem muitos tutoriais dele no YouTube, então é um software bom para quem está começando pois vai encontrar uma comunidade muito grande. Ele também é um software disponível para Mac, Windows e Linux.
  • Reaper (PAGO); Sim, o Reaper é uma DAW paga. A diferença é que ele nunca limita o uso do software mesmo que você não compre a licença dele. Em termos de custo x benefício é a melhor opção para uma DAW de áudio hoje em dia. A licença dele para uso pessoal ou profissional ganhando até U$20.000,00/Ano ou se for para uso educativo é de apenas U$60,00 (+- R$345,00). A comunidade do Reaper é muito forte, tem bastante cursos, tutoriais e afins. Para quem quer investir em um software bom é minha recomendação.
  • Audition (PAGO); O Audition é outro nome conhecido por ser um software da Adobe. Ele tem uma interface muito bonita e limpa, bastante recursos, é um software utilizado profissionalmente mas é um investimento um pouco maior. Os planos dele pela Creative Cloud começam em R$90,00/mês.

Talvez você conheça outros softwares de áudio por aí como Pro Tools, Cubase entre outros. Para este artigo eu preferi deixar esses mais acessíveis e que, na minha opinião, são mais amigáveis para editores de primeira viagem.

Tá legal, onde eu consigo músicas e efeitos sonoros para produzir meus áudio dramas?

Novamente existem opções gratuitas e opções pagas. Vou passar as opções gratuitas mais conhecidas porque já tem muita coisa pra achar:

  • Freesound.org; Dependendo do SFX que você precisa talvez tenha que dar uma garimpada no site. Mas ele tem muita coisa!
  • Free Music Archive; Um bom lugar pra ir atrás de músicas.
  • Incompetech; Acervo incrível de músicas. Acredito que pra todas as músicas do site a única coisa que você precisa fazer é colocar os créditos da música (que inclusive tem descrita no próprio site.
  • Minhas Gravações; Aqui você encontra alguns sons que eu mesmo gravei e disponibilizo de forma gratuita.

Algumas coisas interessantes que quero mencionar ainda nesse tópico:

  1. Royalty Free NÃO É de Graça; Royalty Free quer dizer que você não paga Royalties, não que você não precisa pagar pela música/SFX. Tem músicas que você só precisa creditar (como é o caso do Incompetech que eu mencionei antes), tem músicas que você precisa pagar uma licença de uso (como é o caso de sites como Artlist ou Audio Jungle). Pra evitar dúvidas todo site desses tem uma parte de FAQ ou na própria música/SFX tem o símbolo de Creative Commons.
  2. Creative Commons; Creative Commons são licenças que o autor põe sobre seu trabalho que podem significar diferentes coisas, desde uso irrestrito da obra, uso desde que seja creditado, uso desde que não seja monetizado, uso desde que não seja alterado de alguma forma e etc. O site da Creative Commons tem todas as descrições dessas licenças (https://br.creativecommons.org/licencas/) e não tem segredo nenhum.
  3. Newsletter de Bancos de Sons; Existem vários sites que vendem bancos de sons que enviam alguns SFX gratuitos todo mês apenas por assinar a newsletter do site. Eu tenho um banco muito grande de SFX que fui salvando com o passar dos anos de sites como Boom, A Sound Effect, 99 Sounds, Sound Ex Machina entre outros. Eu falei sobre isso num episódio bem antigo do Contador de Histórias (https://soundcloud.com/contadordehistorias/contadordehistorias41) e acho que é válido até hoje. Porque os sons que eles enviam sempre são de qualidade e, de pouco em pouco, quando você nota tem uma biblioteca muito boa.

Mas e quanto a equipamento?

Esse talvez seja o trecho mais complicado porque vai variar muito de quanto você tem (e quer) investir nisso. Se você quiser gastar mais de R$5.000,00 em equipamento tem como. Se você tiver um orçamento de R$300,00 também tem como. Se você só quiser produzir e editar, você nem precisa se preocupar com microfones se tiver alguém pra gravar pra você as falas. Como minha ideia com esse artigo é ajudar quem está começando, eu não vou me focar em vários exemplos de microfones, fones de ouvido, interfaces, mesas de som.

Eu não tenho uma vivência muito grande na questão de equipamentos de entrada. Quando me perguntam o que eu recomendo eu sempre digo que varia de caso a caso e que precisaria pesquisar a respeito pra indicar algo. Você encontra no YouTube vários reviews de microfones e fones de ouvido, equipamentos mais em conta e equipamentos mais caros. Vou passar algo simples do que podem envolver esses equipamentos com um exemplo:

  • Interface; Uma interface de áudio é praticamente uma placa de áudio externa que pode ter entrada pra microfone (XLR) entrada em linha (P10) dependendo do modelo. A Euphoria UM2 da Behringer acredito ser um modelo mais simples e em conta de entrada. Outro modelo comum (só que mais caro) é a Scarlett 2i2 da Focusrite.
  • Mixer/Mesa de Som; Uma alternativa pra interface. Uma mesa de som vai fazer a parte de roteamento do som do microfone para o computador.
  • Fone de Ouvido; Eu escrevi um artigo falando sobre fones de ouvido aqui (https://www.linkedin.com/post/edit/6602247766129299456/). Mas de forma simples, você vai ter fones de ouvido mais profissionais e fones de ouvido mais populares. Recomendo um fone de ouvido que você considere confortável para usar.
  • Microfone; O detalhe mais importante na hora de pesquisar microfones é sua conexão. Falando dos modelos mais comuns, você tem microfones Condensadores que são microfones que precisam de uma alimentação externa chamada Phantom Power que você consegue através de uma interface ou uma mesa de som que tenha essa alimentação a mais (geralmente é um botão marcado com 48v) e microfones Dinâmicos que são microfones que não precisam de alimentação externa para funcionar. Dentro dessas duas categorias hoje temos microfones USBs que são opções mais simples que tiram a necessidade da interface e da mesa de som. Sempre procure por vídeos de reviews no YouTube do microfone que você está interessado pois, caso não conheça ele, vai poder ter uma noção melhor de como ele soa.

Você pode comprar diversos equipamentos, você pode comprar só um microfone USB e já conseguir gravar suas produções, você pode até usar um headset para gravar suas falas. O que eu acho relevante dentro deste tópico é: Não se prenda tanto a equipamentos no começo. Conheça o formato, experimente gravar e editar independente da qualidade de microfone que você tenha. Com o tempo você pode investir em melhorar seus equipamentos e, consequentemente, melhorar a qualidade da sua produção. O fato é que se você praticar e exercitar seu trabalho de edição, quando você tiver equipamentos melhores você já vai ter mais bagagem e experiência para trabalhar com esses equipamentos.

Já decidi tudo! E agora?

Bom, agora é hora de produzir! É ver na hora das gravações se tem alguma coisa que você pode melhorar da próxima vez no roteiro. É começar a editar, pegar o costume no programa que você está usando, descobrir atalhos, buscar referências de sons, experimentar volume nas edições, tempo entre uma fala e outra, tipos de SFX, como encaixar toda a produção em um produto final.

Um ponto muito importante pra produzir é: Tenha bagagem. Escute outros áudio dramas com um ouvido mais crítico, procure entender como é feito o uso de música, ambiência, efeitos e falas. Escute e assista produções de temas parecidos com o que você quer produzir para ter boas referências e ter em mente o resultado que você quer chegar.

Crie, experimente e depois repita tudo.

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