A Edison Research, em parceria com a SiriusXM Media e a GroupM, divulgou seu mais recente relatório, Sports Audio Report: Female Fans, que explora os hábitos únicos de escuta de áudio das fãs de esportes dos EUA e mostra como elas interagem com os esportes além dos campos.

Papel integral do áudio esportivo

O áudio esportivo desempenha um papel fundamental no fandom esportivo feminino, com 57% das ouvintes acompanhando conteúdo de áudio esportivo “frequentemente” ou “ocasionalmente” no último ano. Os resultados foram apresentados em um webinar por Salma Aly, gerente de pesquisa da Edison Research, e Sophie Anderson, diretora associada de marketing de vendas de podcasts na SiriusXM Media.

Principais descobertas entre fãs Femininas de esportes

  • Maioria das mulheres são fãs de esportes: 57% da população feminina dos EUA com 13 anos ou mais se consideram fãs de esportes, o que equivale a aproximadamente 83 milhões de americanas.
  • Esportes fortalecem laços familiares: 70% das fãs de esportes concordam que os esportes aproximam suas famílias, comparado a 66% dos fãs masculinos.
  • Conexões sociais através dos esportes: 58% das fãs de esportes socializam com outras pessoas enquanto assistem ou ouvem conteúdo esportivo.
  • Reações emocionais diferem entre gêneros: 25% dos fãs masculinos de esportes já choraram devido ao resultado de um evento esportivo, comparado a 20% das fãs femininas.
  • Apoio aos esportes femininos: 32% dos fãs masculinos estão acompanhando mais esportes ou atletas femininos do que há cinco anos; 26% das fãs femininas estão fazendo o mesmo.

Descobertas principais entre mulheres que ouvem áudio esportivo

  • Tempo dedicado ao áudio esportivo: 33% das fãs de esportes ouviram conteúdo de áudio esportivo na última semana; 37% das ouvintes femininas de áudio esportivo passaram 5+ horas ouvindo na última semana.
  • Ouvindo em companhia: 80% das ouvintes femininas de áudio esportivo escutam com outras pessoas, comparado a 73% dos ouvintes masculinos.
  • Buscando novas perspectivas: 59% das ouvintes femininas de áudio esportivo e 67% das ouvintes femininas de podcasts esportivos consomem áudio esportivo para ouvir perspectivas únicas sobre temas esportivos não cobertos por outros meios de comunicação.
  • Oportunidade para conteúdo mais diverso: 35% das ouvintes femininas de áudio esportivo concordam que não há programas de áudio esportivo suficientes que ofereçam diferentes perspectivas; 34% concordam que não há programas de áudio suficientes que cobrem os esportes que elas gostam ou seguem.

Salma Aly comentou: “Como nossa ex-primeira-dama Abigail Adams escreveu uma vez, ‘Lembre-se das mulheres.’ Isso é algo que ainda precisamos ter em mente, especialmente quando estamos criando podcasts esportivos. Sabemos que as mulheres realmente amam esportes, então ter mais variedade e representação nos esportes femininos é essencial para a indústria.”

Sobre o estudo

O Sports Audio Report: Female Fans foi baseado em um estudo online com mais de 3.500 indivíduos nos EUA, com 13 anos ou mais, que se identificam como fãs de esportes (com pontuação quatro ou superior em uma escala de 10 pontos) e 1.502 desses fãs que se identificam como mulheres. Fãs são definidos como alguém que se autodeclara com uma pontuação de quatro ou superior em uma escala de 10 pontos, onde 1 significa “não fã de forma alguma” e 10 significa “super fã”. Ouvintes de esportes são definidos no Share of Ear da Edison Research como consumidores de conteúdo de áudio esportivo no seu dia de diário.

Fonte: Edison Research e Podnews.