De acordo com uma nova pesquisa da Morning Consult, ouvintes regulares de podcasts são “superconsumidores” e influenciadores culturais, tornando-os uma audiência extremamente valorizada para marcas e anunciantes. Embora grandes empresas de mídia, como Spotify e SiriusXM, estejam investindo milhões em programas populares como The Joe Rogan Experience e Call Her Daddy, é a qualidade, e não apenas o tamanho, dessa audiência de podcasts que justifica os altos investimentos.
Segundo o relatório, ouvintes frequentes de podcasts, definidos como aqueles que escutam pelo menos uma vez por semana, tendem a ganhar mais do que a média da população dos EUA. Cerca de um quarto desse grupo possui salários acima de US$ 100 mil por ano e investimentos superiores a US$ 50 mil. Além disso, eles ocupam cargos de destaque, como CEOs e diretores, e possuem maior nível educacional.
Fora do ambiente de trabalho, esses ouvintes são conhecidos por gastar mais em produtos e experiências, fazendo deles alvos preferenciais de anúncios. Aproximadamente 72% desses consumidores fazem compras via aplicativos móveis semanalmente, em comparação com 57% da população adulta dos EUA, enquanto 55% utilizam serviços de entrega de refeições regularmente.
Além do poder de compra, os ouvintes de podcasts desempenham um papel importante na formação de tendências e na disseminação de produtos. Eles são mais ativos em plataformas como Reddit, X (antigo Twitter), LinkedIn e Instagram, superando em até 21 pontos percentuais o uso dessas redes em comparação com a população geral. Sua influência também se estende ao consumo de notícias e entretenimento, especialmente de fontes como New York Times, CNBC, HBO e Hulu.
“Ouvintes de podcasts não apenas consomem produtos; eles se tornam mini-anunciantes para suas redes pessoais”, destacou Ellyn Briggs, analista da Morning Consult. “Eles estão no mundo, compartilhando suas opiniões e promovendo produtos que usam em suas vidas diárias”.
A pesquisa reforça que os ouvintes de podcasts são uma audiência qualificada e altamente engajada, e que representam um retorno significativo para as marcas que investem em publicidade nesse meio.
Fonte: Marketing Brew.