Após uma pausa desde 2019, o portal The Podcast Host elaborou um levantamento sobre quais são os equipamentos mais populares na produção de podcast. O estudo foi realizado em 2024, e aqui estão os resultados.
Quem participou da Pesquisa de Equipamentos para Podcast de 2024?
511 podcasters participaram da pesquisa, e um deles ganhou um voucher de U$200 em um sorteio.
A maior parte dos respondentes veio do próprio público do site, promovido na comunidade Indiepod, em canais de e-mail e no podcast Podcraft. Para ampliar o alcance da pesquisa, a equipe contou com a ajuda de amigos do setor, como Bidemi da Associação de Podcasters e Artistas de Voz Africanos, Elsie do She Podcasts/Libsyn e Ananda, uma podcaster de destaque no domínio de língua portuguesa.
Para entender melhor os participantes, a pesquisa começou investigando há quanto tempo eles estão no universo do podcasting. A partir desse momento, todos os insights são adicionados por Matthew McLean, o correspondente da The Podcast Host.
- 21% estão envolvidos em podcasting há menos de um ano
- 18% estão envolvidos em podcasting entre um e dois anos
- 23% estão envolvidos em podcasting entre três e cinco anos
- 9% estão envolvidos em podcasting há mais de cinco anos
- 7% estão envolvidos em podcasting há mais de dez anos
- 22% nos disseram que ainda não lançaram seu podcast. Você pode argumentar que essas pessoas não deveriam ser consideradas “podcasters”. No entanto, dados mostraram que esse grupo está em estágios avançados de planejamento, com equipamentos e software já adquiridos, ou já possuem alguma experiência anterior com podcasting.
Que tipo de podcasts os respondentes produzem?
É comum que podcasters administrem dois ou mais programas, então foi pedido que eles se concentrassem no seu podcast PRINCIPAL para os fins da pesquisa. Com base nesse programa principal, aqui está uma análise dos formatos de programas mais comuns no podcasting:
- Show solo – 28,9%
- Entrevistas, remotamente – 26,3%
- Co-apresentador regular, remotamente – 11,9%
- Entrevistas, presencialmente – 9,5%
- Co-apresentador regular, presencialmente – 9,3%
- Áudio drama ou podcast de ficção – 7,9%
- Discussão em mesa redonda – 3,8%
- Estilo documentário – 2,4%
Formatos de podcast por nível de experiência
Os shows solo foram o formato mais popular entre os podcasters mais novos, mas entrevistas remotas tornaram-se mais populares entre aqueles que estão no podcasting há um ano ou mais.
- Menos de um ano: Show solo 38,46%, Entrevistas remotamente 23,08%, Co-apresentador regular presencialmente 12,50%, Entrevistas presencialmente 10,58%, Co-apresentador regular remotamente 9,62%, Áudio drama ou podcast de ficção 2,88%, Estilo documentário 1,92%, Discussão em mesa redonda 0,96%
- 1 a 5 anos: Entrevistas remotamente 34,47%, Show solo 24,27%, Co-apresentador regular remotamente 11,65%, Co-apresentador regular presencialmente 9,22%, Áudio drama ou podcast de ficção 8,25%, Entrevistas presencialmente 7,28%, Discussão em mesa redonda 3,40%, Estilo documentário 1,46%
- Mais de 5 anos: Entrevistas remotamente 28,05%, Show solo 26,83%, Co-apresentador regular remotamente 17,07%, Áudio drama ou podcast de ficção 13,41%, Entrevistas presencialmente 7,32%, Co-apresentador regular presencialmente 3,66%, Estilo documentário 2,44%, Discussão em mesa redonda 1,22%
Vamos agora para alguns dados reais sobre equipamentos de podcast.
Qual é o microfone mais popular para podcasting?
Como muitos podcasters possuem vários microfones, pedimos aos respondentes que focassem em seu microfone PRINCIPAL de podcast para a pesquisa.
Aqui estão os microfones mais populares atualmente:
- Blue Yeti – 16,6%
- Samson Q2U – 8,1%
- Shure MV7 – 6,3%
Blue Yeti
O venerável Blue Yeti enfrentou muitas críticas no mundo do podcasting ao longo dos anos. Seu principal defeito é que é fácil de usar de forma incorreta. Ele já foi descrito como “lixo supervalorizado”, o que parece um pouco exagerado, mas é caro pelo que oferece, e você encontrará melhor qualidade por menos dinheiro em outros lugares, com certeza.
O Yeti não seria minha escolha principal para um microfone de podcast (nem de longe), mas os dados mostram que muitos discordam. Dito isso, esse microfone é tão popular apenas porque é uma marca conhecida, então as pessoas compram um sem muita pesquisa? Suspeito que esse seja o grande fator em jogo aqui.
Samson Q2U
Falando das minhas próprias recomendações, costumo sugerir o Samson Q2U para aspirantes a podcasters. Ele atende a muitos critérios, incluindo acessibilidade, durabilidade e flexibilidade. Ele também oferece um nível decente de qualidade de som, mesmo em condições não ideais.
O Q2U é outro veterano, com cerca de 14 anos de mercado.
Shure MV7
Mais jovem comparado ao Yeti e ao Q2U, o MV7 foi desenvolvido pela Shure em 2020 e, na verdade, já foi substituído pelo Shure MV7+. No entanto, o MV7 original continua em nossos corações (assim como nos estúdios de 6,3% dos participantes da pesquisa).
Outros microfones populares
- Outros – 31,5%
- Microfones embutidos (laptop, telefone, gravador) – 6,1%
- Rode Podcaster – 5,3%
- ATR2100 – 4%
- Shure SM58 – 2,8%
- Rode NT1-A – 2,2%
- Rode Procaster – 2%
- Rode NT1 5ª Geração – 1,2%
- Blue Snowball – 1%
- Heil PR40 – 1%
- Samson Q9U – 1%
“Outros” representa uma grande parte desses dados, mas houve uma grande variedade de microfones diferentes mencionados aqui. O Electro-Voice RE20 e o Rode NT-USB foram mencionados com mais frequência, mas não o suficiente para atingir 1% do total.
5,9% dos respondentes estavam “Indecisos”.
Microfones de podcast por nível de experiência
A popularidade do Yeti diminui conforme o nível de experiência, mostrando que as pessoas tendem a migrar para um microfone melhor ao longo do tempo:
- Menos de um ano: Blue Yeti 22,3%, Samson Q2U 10,7%, Microfone embutido 8,4%
- 1 a 5 anos: Blue Yeti 19,3%, Shure MV7 6,7%, Rode Podcaster 6,7%, Samson Q2U 6,7%
- Mais de 5 anos: Shure MV7 13,2%, Shure SM7B 9,6%, Shure SM58 9,6%, Samson Q2U 8,4%, Blue Yeti 7,2%
Também observamos uma tendência de novos podcasters (menos de um ano) usarem os microfones embutidos em seus telefones e computadores. Isso pode demonstrar uma mudança na atitude em relação aos microfones embutidos, embora a entrevista com microfone interno distorcido seja tão antiga quanto o próprio podcasting!
A leitura mais positiva é que os microfones internos de laptops e telefones melhoraram em qualidade nos últimos anos. Eu nunca recomendaria usar qualquer um dos dois se você tiver outra opção, mas, aparentemente, eles são adequados agora – em caso de necessidade.
Este é o seu primeiro microfone?
A divisão é quase igual entre aqueles cujo primeiro microfone é esse e aqueles que já possuíam outro modelo. Nós adoramos um upgrade, não é?
- Sim – 50,8%
- Não – 49,2%
Microfones de podcast anteriores
O Yeti pode ser o microfone de podcast mais popular, mas não é um amigo para sempre para muitos. Aqui estão os microfones que devem ter se sentido um pouco como o Woody em Toy Story no dia em que Buzz Lightyear chegou.
- Blue Yeti – 12,5%
- Blue Snowball – 7,3%
- Samson Q2U – 4%
- Shure SM58 – 3,6%
- Shure SM7b – 3,2%
- Audio-Technica AT2020 – 2,8%
- Rode Procaster – 2,8%
Houve uma variedade de razões para a troca de microfones. Mas, mais comumente, os respondentes perceberam seu novo modelo como um upgrade que proporcionaria melhor qualidade de áudio.
Há quanto tempo você possui seu microfone?
Apenas cerca de 40% compraram seu microfone nos últimos 12 meses.
Considerando que 22% dos respondentes ainda não lançaram seus podcasts e 21% começaram seu podcast no último ano, tudo isso faz sentido.
Qual é o tipo de microfone mais popular?
Sabemos sobre modelos específicos de microfone, mas como os dados se comparam em relação a USB vs XLR e Dinâmico vs Condensador?
USB é o tipo de microfone mais popular para podcasts.
USB se destaca, embora não por muito
- USB – 36,1%
- XLR – 32,5%
- XLR e USB – 19,7%
- 7,8% responderam que estavam “Incertos”, enquanto 4% escolheram “Outro”.
Tipo de microfone por nível de experiência
Assim como muitas pessoas optam por substituir o Yeti, os respondentes se tornam mais propensos a mudar para um setup baseado em XLR quanto mais tempo têm feito podcasting.
- Menos de um ano: USB continua popular (35,2%), seguido por XLR (22,8%) e combo XLR/USB (19%).
- 1 a 5 anos: Um movimento em direção ao USB (38,6%) e XLR (34,6%), com combo XLR/USB em 17,3%.
- 5+ anos: Principalmente microfones XLR (52,4%), com alguns usando combo XLR/USB (23%) ou apenas USB (22%).
Dinâmico é o tipo de microfone mais popular para podcasts.
Os dados sugerem que os podcasters preferem microfones dinâmicos, embora quase 30% não estejam certos sobre o tipo de construção do próprio microfone.
- Dinâmico – 42,4%
- Incerto – 29,9%
- Condensador – 27,7%
Tecnologia de microfone por nível de experiência
- Menos de um ano: Microfones dinâmicos (42,8%) e microfones condensadores (29,5%) são comuns.
- 1 a 5 anos: Microfones dinâmicos (47,5%) ainda lideram, mas com uma porcentagem significativa de incertos (27,2%).
- Mais de 5 anos: 50% usam microfones dinâmicos, enquanto 36% usam microfones condensadores.
Você usa uma interface de áudio, gravador digital ou mixer?
Mudar de um microfone USB para um microfone XLR significa que você precisará de um dispositivo adicional para conectar seu microfone. Comumente, esses dispositivos são interfaces de áudio USB, gravadores digitais e mixers. Mais da metade dos respondentes usa um desses dispositivos.
- Sim – 52,8%
- Não – 47,2%
Uso de interface de áudio por nível de experiência
Novamente, observamos a tendência dos podcasters em adicionar à sua configuração à medida que publicam conteúdo por mais tempo.
- Menos de um ano: 40% usam uma interface.
- 1 a 5 anos: 50,4% usam uma interface.
- Mais de 5 anos: Alta adoção (77%).
Interfaces de áudio mais populares
Assim como nas perguntas sobre modelos de microfone, vimos uma ampla variedade de interfaces, gravadores e mixers mencionados.
- Focusrite Scarlett 2i2 – 14,1%
- Zoom PodTrak P4 – 11,9%
- Rode Rodecaster Pro (Original) – 11,5%
- Rode Rodecaster Pro II – 5,9%
- Zoom H6 – 3,7%
- Zoom H5 – 3%
- Zoom H1n – 2,6%
- Sony ICD-PX470 – 2,2%
- Tascam DR-05X – 1,9%
- Zoom H4n – 1,5%
- Yamaha MG10XU – 1,1%
- “Outro” foi a resposta mais popular, com 39,3%, mas novamente, houve tantos modelos diferentes mencionados que nenhum deles alcançou a marca de 1%.
Como você descreve o ambiente de gravação principal do seu podcast?
Até agora, sabemos muito sobre com o que os podcasters estão gravando. Agora, vamos ver onde eles estão gravando.
- 58% gravam em um ambiente comum e não tratado
- 27% gravam em um espaço com algum tratamento acústico básico
- 6% afirmam que varia
- 5% gravam em um espaço com tratamento acústico extensivo
- 2% gravam ao ar livre, em locação
- 2% gravam em estúdios de gravação de nível profissional
A maioria dos podcasters está confortável gravando em ambientes comuns e não tratados. Mas mais uma vez, quanto mais tempo eles estão podcastando, mais propensos estão a fazer upgrades e melhorar sua configuração e ambiente.
Ambiente de gravação por nível de experiência
- Menos de um ano: Alta porcentagem em ambientes não tratados (63%) com menos em tratamento básico (22,5%).
- 1 a 5 anos: Principalmente em ambientes não tratados (60%) e alguns com tratamento básico (31,4%).
- Mais de 5 anos: Ambientes mais avançados ou tratados, com 33% em ambientes básicos e 14% em ambientes extensivamente tratados.
Equipamentos adicionais para podcast
Vamos dar uma olhada em alguns dados sobre fones de ouvido, suportes de microfone e pop-filters.
Você grava usando fones de ouvido?
Seja gravando solo, pessoalmente ou online, gravar usando fones de ouvido é considerado uma boa prática. Esse “monitoramento ativo” ajuda a evitar eco indesejado e permite identificar problemas de áudio em tempo real.
- Sim, eu gravo com fones de ouvido – 70,5%
- Não, eu não gravo com fones de ouvido – 29,5%
Quase 30% dos podcasters estão confortáveis em gravar sem fones de ouvido. Talvez eles apreciem a emoção de verificar o áudio depois?
Uso de fones de ouvido por nível de experiência
Os podcasters são mais propensos a usar fones de ouvido quanto mais tempo estiverem ativos no meio. Provavelmente, isso ocorre porque aprenderam da maneira mais difícil em algum momento do passado.
- Menos de um ano: 59,6% gravam com fones de ouvido.
- 1 a 5 anos: 71% gravam com fones de ouvido.
- 5+ anos: A maioria (88%) grava com fones de ouvido.
Com o que você costuma ouvir ao editar ou verificar sua gravação?
Headphones são a tecnologia mais popular para “ouvir de volta” ao editar um podcast.
- Fones de ouvido over-ear (headphones) – 60,7%
- Fones de ouvido intra-auriculares – 16,6%
- Alto-falantes normais de computador – 14%
- Monitores de estúdio – 8,7%
Que tipo de suporte de microfone você usa principalmente?
Os podcasters sempre gostaram de braços articulados e eles ainda são o tipo mais comum de suporte de microfone. No entanto, o uso de suportes de mesa disparou de apenas 6% em 2019. Isso pode ser um efeito posterior da pandemia, quando quase todos compraram um microfone, mas você não viu muitos novos braços articulados reluzentes em reuniões de trabalho feitas no Zoom.
Você também vê muitos suportes de mesa ou de chão em podcasts focados em vídeo, talvez explicando um pouco mais sobre o crescimento.
- Braço Articulado – 36,3%
- Suporte de Mesa – 28,5%
- Nenhum – 15,2%
- Suporte Embutido – 12,6%
- Suporte de Chão – 6,2%
- Outro – 1,2%
Você usa um pop-filter ou tela antivento?
Pop filters continuam sendo a proteção mais popular contra “plops” (isso é um teste de microfone para você). Um número crescente de empresas de microfone comercializa seus kits como tendo filtros pop embutidos, mas os dados mostram que a maioria dos podcasters ainda prefere não arriscar, e adiciona a rede.
- Pop filter – 31,2%
- Nenhum – 23,5%
- Tela de Espuma Antivento – 20,4%
- Ambos – 10,3%
- Embutido no Microfone – 9,5%
- Não tenho certeza – 3,8%
- Outro – 1,4%
Você grava vídeo?
O vídeo é o futuro do podcasting? Quase metade dos entrevistados opta por não adicionar elementos de vídeo ao seu programa.
- Não – 48%
- Sim – 30%
- Às vezes – 22%
Podcasting de vídeo por nível de experiência
Os podcasters parecem mais propensos a gravar vídeo quanto mais novos são no meio. Isso pode ocorrer porque os criadores estabelecidos estão mais acostumados com suas ferramentas, fluxos de trabalho e expectativas do público.
Talvez isso também seja geracional. Novos podcasters, possivelmente mais jovens, podem estar familiarizados com o vídeo e já competentes em criá-lo bem. Ou podem sentir mais pressão para criá-lo.
Ou talvez isso indique que podcasters mais experientes tenham experimentado o vídeo, descoberto que não funcionou para eles e voltaram ao áudio apenas.
Esta é uma área que adoraríamos explorar mais no futuro, mas é difícil determinar os motivos com os dados que temos agora.
- Menos de um ano: Tendência semelhante, 31,4% gravam vídeo.
- 1 a 5 anos: Um pouco mais inclinados a gravar vídeo, com 31,7% respondendo sim.
- 5+ anos: 50,6% não gravam vídeo.
Que câmera você usa principalmente?
Para os entrevistados que gravam vídeo, há uma divisão significativa no uso de tecnologia. A maioria usa uma webcam – interna ou externa – com 56%, e 22% usam uma câmera digital (provavelmente uma DSLR ou similar), mais provavelmente para melhorar a qualidade de captura.
- Webcam interna – 28%
- Webcam externa – 28%
- Celular – 22%
- Câmera digital – 22%
Você grava ao vivo?
A tecnologia de transmissão ao vivo e broadcasting tornou-se muito mais acessível nos últimos anos. Quase um quarto dos entrevistados gravam ao vivo, enquanto outros ocasionalmente realizam um programa ao vivo.
- Não – 62%
- Sim – 23%
- Às vezes – 15%
Transmissão ao vivo por nível de experiência
Enquanto pessoas que estão começando podem ser mais propensas a experimentar vídeos, elas estão se segurando para não fazer transmissões ao vivo desde o primeiro dia. Isso é totalmente compreensível. Ficar atrás de um microfone pela primeira vez pode ser intimidante, e ganhar confiança leva tempo. Não faz sentido adicionar a pressão extra da transmissão ao vivo até que você seja um apresentador mais experiente.
- Menos de um ano: A maioria (71%) não faz transmissões ao vivo.
- 1 a 5 anos: 65% não fazem transmissões ao vivo.
- 5+ anos: 59% não fazem transmissões ao vivo.
Software de podcasting
Certo, vamos agora fazer a transição do hardware para o software.
Se o Blue Yeti é antigo, então o Audacity é positivamente ancião. É engraçado ver este pedaço de herança do podcast dominando, especialmente com todas as brilhantes e inovadoras opções específicas para podcast disponíveis no mercado hoje em dia.
Certamente, o Audacity melhorou bastante nos últimos anos, mas não chega ao nível de ferramentas como Descript, Alitu ou Riverside. Uma coisa que ele faz, é claro, é permitir que você o use à vontade sem nunca cobrar um centavo. O Audacity sempre tornou o podcasting acessível com seu preço gratuito; em termos de recursos, hoje em dia não há muita diferença entre ele e seu antigo rival, Adobe Audition, embora o Audition ainda seja indiscutivelmente mais elegante.
Principais softwares de gravação de podcast
Audition ainda é uma escolha popular para gravação, apesar da falta de atenção da Adobe nos últimos anos. GarageBand também se saiu bem. Está integrado em todos os Macs, então é provável que podcasters que possuem um Mac o usem por padrão. Riverside é a opção mais popular no campo dos gravadores modernos double-ender. Pós-pandemia, Zoom ainda compete, apesar de todos os anúncios da Riverside dizendo o quão ruim ele é.
- Audacity – 16,8%
- Outros – 15,4%
- Adobe Audition – 9,9%
- GarageBand – 8,5%
- Riverside – 7,9%
- Zoom – 6,9%
- Hindenburg – 4,7%
- Alitu – 4,3%
- Reaper – 3,8%
- Descript – 3,6%
- Squadcast – 3,4%
- Logic – 2,8%
Streamyard liderava o grupo de “Outros”, mas ainda com apenas 2,3%.
Software de gravação de podcast por nível de experiência
Audacity manteve sua posição de destaque em todos os níveis de experiência, mas sua popularidade diminuiu ligeiramente entre os podcasters mais novos. Curiosamente, quase 10% do grupo de “menos de um ano” não utiliza nenhum software de gravação. Dito isso, esse grupo também apresenta a maior porcentagem de pessoas que gravam usando microfones embutidos em seus dispositivos, o que faz sentido ao analisar o panorama geral.
- Menos de um ano de podcasting: Audacity 15,5%, Riverside 11,6%, Nenhum 9,7%, Audition 7,8%, Alitu 7,8%, Zoom 5,8%, Hindenburg 4,8%, Logic 3,9%, Descript 3,9%
- Podcasting entre 1 e 5 anos: Audacity 17,5%, Garageband 10,1%, Zoom 9,7%, Riverside 8,7%, Audition 8,2%, Hindenburg 5,8%, Squadcast 4,8%, Descript 4,8%
- Podcasting por mais de 5 anos: Audacity 18%, Audition 14,4%, Reaper 9,6%, Riverside 7,2%, Hindenburg 6%, Zoom 6%, Garageband 4,8%, Squadcast 3,6%
Principais softwares de edição de podcast
Novamente, pode-se dizer que o Audition está se saindo melhor do que o esperado, dado o pouco interesse da Adobe em sua DAW nos últimos anos. O uso do Garageband também é bastante consistente entre aqueles que o utilizam como seu software de gravação. Descript e Alitu são ferramentas modernas com muitos recursos intuitivos e que economizam tempo, então não é surpresa vê-las se destacando. Vale dizer que os números do Alitu podem estar um pouco inflados porque muitos de nossa própria audiência utilizam a ferramenta por nossa recomendação!
- Audacity – 24%
- Adobe Audition – 15,9%
- Outros – 13,7%
- Garageband – 8,9%
- Descript – 7,5%
- Alitu – 7,3%
- Hindenburg – 5,2%
- Reaper – 4,4%
- Logic – 2,8%
- Riverside – 2%
- Podcastle – 1%
- Pro Tools – 1%
“Outros” representou significativos 44,7%, mas nenhum concorrente desta lista se destacou. Adobe Premiere Pro e Final Cut Pro foram mencionados algumas vezes, mas não o suficiente para alcançar 1% de uso.
Softwares de edição de podcast por nível de experiência
Não há grandes surpresas ao analisar os softwares de edição por nível de experiência. Algumas opções mais “tradicionais” naturalmente têm melhor desempenho entre os que editam há mais de 5 anos. Podcasters mais novos são mais propensos a não usar nenhum software de edição, embora esse grupo ainda seja minoritário.
- Menos de um ano de podcasting: Audacity 22,3%, Audition 12,6%, Alitu 10,3%, Descript 9,7%, Nenhum 7,8%, Garageband 5,8%, Hindenburg 4,8%, Logic 3,8%, Riverside 3,8%
- Podcasting entre 1 e 5 anos: Audacity 27,7%, Audition 15%, Garageband 10,1%, Descript 9,2%, Alitu 8,7%, Hindenburg 5,3%, Reaper 3,4%, Nenhum 3,4%
- Podcasting por mais de 5 anos: Audition 25,3%, Audacity 19,3%, Reaper 10,8%, Hindenburg 8,4%, Descript 6%, Logic 3,6%, Pro Tools 3,6%, Alitu 3,6%
Software de edição de vídeo
Com 30% gravando vídeo e 22% às vezes gravando vídeo, aqui está a divisão do uso de software de edição de vídeo. O Adobe Premiere (ao contrário do Audition) recebeu muita atenção e cuidado da empresa nos últimos anos, e muitas pessoas o utilizam, apesar de existirem opções mais baratas disponíveis.
- Adobe Premiere – 23,1%
- iMovie – 17%
- Descript – 8,3%
- Final Cut Pro – 7,6%
- CapCut – 5,7%
- DaVinci Resolve – 5,7%
- Camtasia – 3,4%
- Riverside.fm – 3,4%
- Filmora – 1,9%
- Reaper – 1,9%
“Outros” representou 22%, mas não revelou nenhuma opção com participação suficiente para adicionar à lista acima.
Software de transmissão ao vivo
Quase um quarto dos respondentes grava ao vivo, enquanto outros 15% fazem isso ocasionalmente. O Streamyard foi a plataforma de transmissão ao vivo mais popular, mas o Riverside também teve um bom desempenho aqui, assim como no caso do software de gravação de podcast.
- Streamyard – 17,5%
- Riverside.fm – 13,8%
- Zoom – 7,5%
- Restream – 4,8%
- Spotify Live – 4,8%
- Podbean Live Stream – 3,7%
- Spreaker’s Podcast Studio – 3,7%
- Ecamm Live – 2,1%
- YouTube – 2,1%
40% representaram a resposta “Outros“, mas nada foi mencionado vezes suficientes para entrar na lista acima.
Estatísticas de equipamentos de podcast: 2024 vs 2019
No início deste artigo, foi mencionado que fizemos outra pesquisa de equipamentos em 2019. Achei que seria interessante revisar alguns dos dados de cinco anos atrás para ver como se comparam com os resultados de 2024. Aqui estão os principais pontos:
Microfones de podcast mais populares: 2019 vs 2024
O Blue Yeti dominava as ondas em 2019 e não perdeu muito terreno desde então. Isso é uma grande conquista, considerando todos os novos microfones que foram lançados – muitos deles direcionados diretamente aos podcasters.
O primo menor do Yeti, o Blue Snowball, não se saiu tão bem. Atingiu apenas 1% em 2024. O SM58 caiu de 9% para 2,8%, enquanto o ATR2100 diminuiu de 8% para 4%.
O Q2U foi o único microfone principal de 2019 a ganhar terreno desde então, saltando de 6% para 8,1%.
Tipos de microfones: 2019 vs 2024
Dados bastante consistentes nesta seção. O uso de microfones dinâmicos aumentou um pouco, mas certamente não houve mudanças significativas.
- Em 2019, 35% usavam um microfone dinâmico (42% em 2024) ⬆️
- Em 2019, 29% usavam um microfone condensador (28% em 2024) ⬇️
- Em 2019, 35% usavam um microfone USB (36% em 2024) ⬆️
Hábitos de gravação: 2019 vs 2024
Atualmente, existem muitas mais opções para gravar vídeo, e o aumento na adoção reflete isso. Na última pesquisa, perguntamos aos respondentes se eles gravavam vídeo e se gravavam seu programa ao vivo, mas fizemos a pergunta de forma diferente, com uma resposta direta de “Sim/Não”. Em 2024, incluímos uma opção “Às vezes”, então os dados não são diretamente comparáveis.
- Em 2019, 83% não gravavam vídeo (48% não gravam em 2024) ⬆️
- Em 2019, 90% não gravavam ao vivo (62% não gravam em 2024) ⬆️
Acessórios de podcasting/equipamentos: 2019 vs 2024
O uso de braço articulado, pop filter e fones de ouvido caiu ligeiramente desde 2019. Mais podcasters estão gravando vídeo atualmente, e há definitivamente uma mudança em alguns círculos para uma abordagem de “Estou apenas aqui segurando um microfone lavalier sem fio na mão”. Se isso é uma tentativa de parecer mais natural, casual e espontâneo é um assunto para outra discussão, mas pode ser um fator na diminuição do uso desses tipos de equipamentos de podcasting.
- Em 2019, 42% usavam um braço articulado (36,3% em 2024) ⬇️
- Em 2019, 36% usavam um filtro pop (31,2% em 2024) ⬇️
- Em 2019, 74% gravavam com fones de ouvido (70,5% em 2024) ⬇️
- Em 2019, 47% usavam um mixer ou interface de áudio (52,8% em 2024) ⬆️
Estatísticas de equipamentos de podcast: 2024
Isso encerra nosso relatório de equipamentos e softwares de podcasters de 2024. Esperamos que você tenha achado os dados úteis e interessantes, não importa em qual área da indústria de podcast você atua.
Lembre-se de que a popularidade de um determinado equipamento, software ou tendência não significa necessariamente que é “o melhor”. Na verdade, realmente não existem opções “melhores” universais no podcasting.
Fonte: The Podcast Host.