Os podcasts de conversa estão em alta no cenário atual, se destacando no meio de outros formatos por sua capacidade de gerar grandes repercussões e influenciar discussões culturais. Alguns episódios de podcasts de bate-papo pegam mais de 60 milhões de visualizações no YouTube.

Programas nesse formato são líderes de audiência, não apenas pelo tamanho do público, mas por criarem momentos noticiáveis e atrair convidados importantes – esses podcasts se tornam influentes em suas comunidades ao envolverem controvérsias e buscar notoriedade (lembra da moda dos cortes fakes de podcast?).

Muitas vezes, a fama dos apresentadores é mais importante do que as habilidades de entrevista. O intuito das celebridades que se voltaram ao podcast é simples: captar e manter a atenção do público.

Os podcasts de bate-papo representam um retorno às raízes do podcasting, que surgiu como uma extensão dos blogs para alcançar um público sem depender de canais tradicionais. Apesar do sucesso dos programas narrativos, como “Serial” em 2014, os podcasts de conversa sempre foram o principal conteúdo da mídia.

Hoje, o podcasting se assemelha ao rádio tradicional, com grandes empresas de rádio também atuando como publicadoras de podcasts. A prática de publicar episódios em vídeo no YouTube, especialmente após a adição de suporte de vídeo pelo Spotify, continua contribuindo para a “viralização” de episódios, como o de Katt Williams no “Club Shay Shay” ou, aqui no Brasil, o episódio da influencer Bianca Andrade (Boca Rosa) no “De Frente Com Blogueirinha”.

Conteúdo livremente inspirado e adaptado de Vulture.