O podcast “Feira da Madrugada,” criado pelos docentes Felipe Rangel Martins e Luana Dias Motta da UFSCar, recebeu menção honrosa no Prêmio de Divulgação Científica em Ciências Sociais da ANPOCS 2024. Baseado na tese de doutorado de Rangel e com apoio do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da universidade, o podcast narra a história do famoso centro de comércio popular do Brás, em São Paulo, explorando a trajetória e as memórias dos trabalhadores que transformaram o local em um dos maiores polos de comércio popular da América Latina.

O projeto, que contou também com o apoio da Urban Studies Foundation, foi lançado em julho deste ano e inclui entrevistas com ambulantes como Margarida (Meg) Ramos e Kleber Ramos, oferecendo ao público uma perspectiva única sobre as vidas e desafios enfrentados por esses trabalhadores. A produção em formato de podcast possibilita um alcance maior e destaca a importância social e econômica da Feira da Madrugada.

Segundo Rangel, o formato do podcast amplia o público da pesquisa, permitindo que o tema chegue a pessoas fora do ambiente acadêmico. A série em seis episódios está disponível no site podcastfeiradamadrugada.com.br, onde é possível explorar a história e as experiências de quem vive o cotidiano do Brás, além de acompanhar o impacto desse comércio na economia local e suas conexões internacionais.

Fontes: