A empresa global On Device de medição de brand lift divulgou novas descobertas sobre as preferências de podcast dos singapurianos, destacando o quanto a população de ouvintes de lá valoriza conteúdos educacionais. Cerca de 28% dos ouvintes mensais de podcast em Singapura preferem essa categoria, tornando-a a mais popular do país.

Principais resultados do relatório

O estudo revela que 55% dos singapurianos ouvem podcasts todos os meses, com um tempo médio de escuta de 1,8 horas diárias. O consumo de podcasts em Singapura atinge o pico durante as noites de fim de semana, especialmente entre 22h e meia-noite, com 21% da audiência.

Além dos conteúdos educacionais, outros gêneros populares incluem:

  • Humor/Comédia: 37%
  • Conversas/Entrevistas: 26%
  • True Crime: 24%
  • Notícias: 23%

Por outro lado, os temas menos populares são:

  • Artes: 8%
  • Ciência: 14%
  • Política: 16%
  • Moda: 11%
  • Ficção: 12%

Simon Clarke, Diretor Comercial da On Device APAC, falou sobre a singularidade do mercado de podcasts em Singapura. “Os ouvintes de podcast de Singapura mostram uma preferência distinta por conteúdo educacional, que achamos muito interessante e é muito maior do que outras partes do mundo, como Austrália (24%) e Reino Unido (17%). Isso destaca o quão único é esse mercado para os anunciantes envolverem um público que busca ativamente por conhecimento”, afirmou Clarke.

Hábitos de escuta de podcast em Singapura

Os singapurianos preferem consumir podcasts durante as noites de fim de semana, contrastando com os australianos, que preferem ouvir pela manhã, e os britânicos, que têm um pico de audiência entre 15h e 17h.

Os ouvintes diários de podcasts em Singapura têm 67% mais probabilidade de também serem ouvintes diários de rádio, destacando uma forte conexão entre essas mídias. Os telefones celulares são o dispositivo preferido de 81% dos ouvintes.

Plataformas e publicidade

As plataformas mais populares para ouvir podcasts em Singapura são YouTube (55%) e Spotify (51%). Enquanto 66% dos ouvintes preferem serviços gratuitos suportados por anúncios, 38% toleram anúncios para acesso a conteúdo gratuito, embora 30% sintam que há uma quantidade excessiva de anúncios.

Motivações para ouvir podcasts

Os principais motivos para ouvir podcast em Singapura são:

  • Entretenimento: 58%
  • Deslocamento: 34%

Isso mesmo, assim como aqui no Brasil, os deslocamentos são momentos chave para os ouvintes de podcast para os singapurianos. Muitos deles fazem questão de colocar um programa para tocar enquanto fazem seus trajetos diários.

Implicações para o mercado

Kym Treasure, CEO da Audacia Audio, comentou com a imprensa sobre a importância da análise da On Device. “Compreender como os consumidores de Singapura estão adotando os podcasts é crucial para a alocação orçamentária para o meio. Este estudo e dados preenchem uma lacuna significativa no mercado, justificando o aumento da alocação orçamentária para a publicidade de podcast,” declarou.

A pesquisa destacou também a necessidade dos profissionais de marketing e agências de mídia adaptarem suas estratégias para atender às preferências dos ouvintes de podcast em Singapura, aproveitando o crescente interesse por conteúdos educacionais e a alta taxa de consumo noturno nos fins de semana. Os insights da pesquisa são baseados em 804 entrevistados de Singapura.

Fonte: On Device.