O podcast brasileiro “É Nóia Minha?”, apresentado por Camila Fremder, foi apontado pela Rephonic como o podcast que mais cresceu no Spotify em nível global nos últimos 30 dias. Durante o período, o programa registrou um aumento de 45% em sua base de seguidores, saltando de 273 mil para 396 mil seguidores.

Dentre todos os 25 programas do ranking, o “Nóia“, como é carinhosamente chamado pela apresentadora, foi a única produção brasileira e em língua portuguesa. O podcast se tornou uma referência em solo brasileiro ao explorar de forma leve e humorada as ansiedades e dilemas do cotidiano.

O segundo lugar em crescimento global do Spotify ficou com o podcast Smosh Reads Reddit Stories, cuja audiência cresceu em 34% no mesmo período.

É Nóia Minha? Ou é um fenômeno nacional?

O É Nóia Minha?, atualmente, já conta com mais de 300 episódios, 31 milhões de plays e cerca de 1 milhão de ouvintes mensais. Tudo isso conquistado em pouco menos de 5 anos.

Quando o programa foi anunciado como o que mais cresceu no Spotify global, nós entramos em contato com a Camila Fremder para saber quais eram as suas impressões sobre a conquista. Para nossa surpresa, ela não estava acreditando nos dados.

“Eu fiquei com medo de responder a sua entrevista e não ser de verdade o site, sabe? Porque a gente tem sempre uma síndrome da impostora acoplada na gente, tipo uma entidade (risos)”, declarou. “Eu vi [a matéria da Rephonic], me mandaram um print no perfil do Nóia, e eu falei ‘tá estranho isso daqui’. Eu mandei pro Bruno, o Bruno falou que não conhecia [a fonte]. Aí quando você  me mandou a mensagem, querendo falar, eu falei ‘Ué? Então é sério? Que coisa, estou muito feliz!'” disse ela, com bom humor.

De acordo com o diretório de informações do Spotify, o dados da Rephonic são reais. Mas mesmo antes de ter a confirmação de veracidade das informações, Camila já estava, de alguma forma, satisfeita. “Como eu te falei, me mandaram esse print […] e eu achei super legal”.

Quem é Camila Fremder

Além de ser a mente por trás do É Nóia Minha?, Camila também é escritora, roteirista, humorista e influenciadora brasileira. Ela é coautora de livros como “Enfim 30” e “Adulta sim, madura nem sempre,” obras que exploram os desafios da vida de maneira descontraída.

Conhecida por seu humor afiado e por abordar temas cotidianos com ironia e leveza, Camila tem se destacado em todos os lugares – da podosfera ao Instagram e TikTok.

Enquanto no podcast são discutidas ansiedades e “nóias” com as quais muitos brasileiros se identificam, abordando desde a síndrome do impostor até a pressão por perfeccionismo, no TikTok é diferente. Camila Fremder é conhecida na plataforma por três temas principais:

  • ser muito parecida com sua ex-sogra Rita Lee, de acordo com os usuários
  • seus rankings de assuntos aleatórios
  • seu carisma único e humor de quem parece que está sempre cansada.

“Eu acho que [esse crescimento] tem alguma relação com o TikTok. Eu com certeza atingi um público novo nesses últimos virais de vídeos que eu tive”, declarou Camila. “Enquanto no Instagram eu tenho um público maior de, se eu não me engano, 24 a 34 anos, no TikTok mais de 50% do meu público tem de 18 a 24. Então acho que essa nova audiência chegou [através do TikTok] e deve ter migrado pro podcast. Essa é a minha explicação”, observou.

É Nóia Minha? no Teatro

Expandindo o sucesso do podcast para novos horizontes, Camila Fremder levará o “É Nóia Minha?” aos palcos do Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre, no dia 27 de março de 2025. O espetáculo é um projeto especial, com roteiro de Fremder e Alvaro Leme, e figurino assinado por Rodrigo Rosner. A proposta é trazer ao público uma experiência única e intimista, onde as “nóias” exploradas no podcast ganham vida no palco.

Após três sessões esgotadas em São Paulo, a apresentação em Porto Alegre promete repetir o sucesso.

Serviço:

Local: Teatro do Bourbon Country
Data: 27 de março de 2025
Ingressos: Disponíveis em Uhuu.com ou na bilheteria do teatro, sem taxa.