Olá, eu sou Leo Lopes e este é o POD NOTÍCIAS, a sua dose semanal de informação sobre o mercado de podcasts no Brasil e no mundo!
Hoje é segunda-feira, dia 25 de março de 2024 e esta é a nossa oitava edição!
Antes de entrar nas notícias, eu quero comunicar aqui duas coisas: a primeira é que você, que tem uma marca, produto ou serviço, e quer atingir um público qualificado que se interessa por todas as áreas da cadeia produtiva de podcasts, pode anunciar com a gente aqui no Pod Notícias. E a segunda é que estamos abrindo oportunidades para quem quer colaborar com o nosso podcast. Pra ambos os casos, é só entrar em contato através do e-mail [email protected] que a gente vai ter muito prazer em conversar com você, beleza?
1 – Entrando agora nas notícias, vamos falar de algumas previsões sobre o mercado de podcast no Brasil e no mundo.
A manchete de hoje saiu de uma análise realizada pela Folha de São Paulo, que conversou com vários especialistas e representantes de empresas de tecnologia, pra traçar algumas previsões pra 2024 e o futuro da nossa mídia.
Alguns pontos em comum foram: o crescimento do YouTube como um gigante multimídia (especialmente agora, depois do encerramento do Google Podcasts); o desafio dos podcasters independentes, que no mercado atual precisam de uma qualidade maior do que era esperada alguns anos atrás; e a necessidade de mais soluções de monetização pro produtor de podcast poder se manter.
Essa conversa foi feita com o Carlos Merigo da B9, o Rodrigo Tigre da Adsmovil, o Andreh Jonathas da ABPod, a Camila Justo do Spotify… Enfim, pessoas que estão trabalhando em todas as frentes de podcast no Brasil.
Outro ponto que foi comentado, foi a tendência de criar conteúdos pra públicos internacionais. Isso é algo que cresceu bastante em 2023 com live streaming, vídeos no YouTube e resenhas, então deve chegar também no podcast esse ano.
Então, se você se perdeu, a gente retoma: em 2024, a gente vai ter mais demanda pra produções com alta qualidade, mais conversas sobre métodos de monetização, e também vamos ver mais das empresas gigantes do podcast competindo pelo título de “mais influente”. Já quando se fala de criação de conteúdo, ele vai ficar cada vez mais internacional.
2 – Na semana passada os podcasters que usam o Ad Studio, o gerenciador de anúncios do Spotify, ganharam um novo tipo de “objetivo” pras suas campanhas.
Os objetivos do Ad Studio são selecionados no início das campanhas e servem pro usuário fazer seu programa crescer, baseado no tipo de engajamento que ele quer. O sucesso das campanhas pode ser medido por entrega de impressões, alcance e quantidade de cliques, por exemplo.
O Podcast Streams, que é esse novo objetivo, permite a promoção direcionada pra mais de 600 milhões de usuários ativos mensais, com opções de segmentação avançada, adaptação pra áudio e vídeo, ajustes durante a campanha e métricas precisas para avaliar o sucesso. Essas métricas incluem streams, novos ouvintes alcançados e contagem de cliques.
Segundo o comunicado de imprensa do Spotify, o Streams foi adicionado ao gerenciador pra aumentar as chances dos criadores de conteúdo de “furarem a bolha” e deixar a concorrência mais justa, especialmente considerando que a podosfera pode chegar a 500 milhões de ouvintes globais em 2024.
3 – E você sabia que a maioria dos podcasters prefere uma edição com nível médio de complexidade? Pelo menos é o que diz a Megan Dougherty da One Stone Creative na newsletter desse mês.
Segundo ela, a edição de podcast pode ser segmentada em três grupos principais: o grupo “minimal”, que representa a edição mais básica, que consiste em cortes e nada mais; o grupo “hygiene”, em que a edição foca na limpeza do conteúdo; e o grupo “editorial”, que faz uma edição mais elaborada baseada no conteúdo. E ao que parece, edições nem tão complexas e nem tão simples são a preferência mundial do produtor de podcast.
A Megan também falou sobre a importância que uma edição de qualidade representa pra manter o interesse dos ouvintes. Afinal de contas, uma boa edição enriquece muito o conteúdo, não é ? Quanto podcast existe por aí, que a edição é tão boa que a gente continua escutando mais por conta dela do que pelo conteúdo?
É claro que a edição adequada vai variar de acordo com o tipo de conteúdo do podcast, mas no mercado atual, pelo menos uma edição básica pra limpar o áudio é essencial. Não tem mais espaço pra trabalhos sem capricho.
Dito isso, se você gostaria que o seu programa tivesse uma edição caprichada, mas não sabe como fazer você mesmo, sempre pode optar por terceirizar essa parte, e, modéstia à parte, a Rádiofobia Podcast e Multimídia está há 12 anos no mercado editando o Nerdcast e outros podcasts que dispensam elogios. Se você quiser editar seu podcast com a gente, é só entrar em contato através do nosso site radiofobia.com.br .
AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:
4 – O Instituto Serrapilheira anunciou esse mês que vai fazer mais um edital de podcasts com vagas afirmativas.
O programa desse ano é destinado para podcasts de ciência liderados por pessoas negras, e o edital vai distribuir até R$440 mil em apoio financeiro para a produção de uma temporada. O foco do projeto é promover podcasts de ciência em áreas como ciências da vida, geociências, física, química, ciência da computação e matemática.
Além de serem promovidos pelo Instituto, os projetos selecionados também vão receber treinamento pra aperfeiçoar as suas equipes.
As inscrições pro edital começam em 15 de abril, e vão até o dia 14 de maio, mas fica tranquilo, que mais perto da data, a gente aqui do Pod Notícias vai te lembrar de novo que é pra você não perder a chance de se inscrever.
5 – A Blubrry lançou recentemente o Vid2Pod, uma nova plataforma que converte listas de reprodução do YouTube em podcasts de áudio, de forma simples e acessível.
A interface é bastante intuitiva, então os usuários podem importar suas listas de reprodução e converter vídeos em áudio com poucos cliques, eliminando a necessidade da conversão individual de cada vídeo. O Vid2Pod também oferece várias opções de personalização, como formato de áudio, qualidade do arquivo e metadados.
Se for usada do jeito certo, a ferramenta serve não só pra criar arquivos de áudio, mas também pra alcançar novas audiências. A gente vai falar mais sobre isso no futuro.
6 – E na última semana, executivos da Acast e da Global WedIndex se reuniram com o parlamento do Reino Unido pra discutir sobre o futuro da propagação de notícias, especialmente no áudio e nas redes sociais.
Lá no Reino Unido, assim como aqui no Brasil, as fake news estão sendo um problema mais sério a cada dia, então surge a necessidade desses debates sobre responsabilidade e confiança na disseminação das notícias.
Na mesa da discussão, a Acast falou sobre o podcasting, que já é uma mídia estabelecida, e que continua com altos índices de confiança do público, especialmente por ser uma mídia democrática. Quem tem algo a dizer, pode dizer.
Porém, também foi comentada a diminuição de podcasts independentes na região – especialmente porque hoje em dia se espera um nível de qualidade que não é mais possível de alcançar com qualquer equipamento ou gravação caseira, como a gente falou lá no início do programa.
E MAIS:
7 – A empresa Auddia, de inteligência artificial e tecnologias em áudio, anunciou um novo financiamento de 3,5 milhões de dólares, ao vender mais 1,3 milhão de dólares de ações comuns.
A venda de ações acontece pra financiar melhorias na plataforma, como aprimoramento de IA, Reprodução Contínua e a ferramenta Advance+.
Com essa injeção de capital, a empresa agora têm mais de 2 milhões de ações comuns em circulação até o fechamento desse episódio.
8 – E o PodMatch, um serviço que combina convidados e anfitriões de podcast ideais para gravar juntos – basicamente um Tinder entre apresentador e convidado – adicionou recentemente um novo recurso que alerta os anfitriões e convidados sobre possíveis cobranças por entrevistas.
Tem sido cada vez mais comum ver celebridades e profissionais influentes cobrando pra participar de podcasts, então o aviso do PodMatch evita uma surpresa.
Agora, ao enviar uma mensagem para alguém conhecido por cobrar, os usuários vão receber um aviso na caixa de mensagens. Como será que é esse aviso? “Ó, esse daí vai pedir o pix, hein”?
Enfim. Junto com o anúncio, o CEO do PodPros Alex Sanfilippo aproveitou a deixa pra incentivar o pessoal a não cobrar pela presença em podcasts. Ou, se for necessária a cobrança, que ela seja feita depois que a pessoa recebe o convite. Eu me pergunto como é que tá a situação lá fora. O pessoal tá se convidando pro podcast dos outros e ainda cobra por isso? É difícil de entender.
É por isso que aqui a gente foca (pelo menos até agora) em manter uma podosfera saudável e colaborativa.
9 – E por falar em colaboração, na semana passada a gente perguntou na nossa Caixa de perguntas do Instagram há quanto tempo os nossos ouvintes escutam e consomem podcast. Segundo as respostas recebidas, tem quem seja da velha guarda e já escute podcast há 14, 15 anos, mas também o público mais novo, que começou na pandemia e nunca mais parou.
Agora, na Caixa de Perguntas dessa semana, a pergunta é sobre as suas preferências pessoais como ouvinte: Quais são seus gêneros ou temas preferidos de podcast?
O nosso Instagram é o @pod.noticias e o link vai estar na descrição desse episódio, então segue a gente por lá e não deixa de participar das mini pesquisas que a gente faz toda semana, porque a interação é bem legal.
Como sempre, a caixinha de perguntas vai ficar no ar por 24h nos nossos stories, então acessa lá pra participar o quanto antes.
SOBRE LANÇAMENTOS:
10 – A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), lançou o Abincast, um podcast institucional pra se aproximar da sociedade, melhorar sua imagem e explicar com detalhes as suas atividades.
É interessante que o Abincast esteja sendo lançado bem no meio das investigações sobre a atual política da Abin, incluindo a criação de uma “Abin paralela” durante o governo Bolsonaro e os vários escândalos que a instituição teve nos últimos anos. Curioso, no mínimo…
O primeiro episódio do Abincast falou sobre o extremismo violento motivado por ideologia, apresentado por agentes da Abin e ensinando o protocolo de prevenção contra atos extremos.
Apesar dessa busca pela transparência e dessa aproximação com as pessoas, o podcast da Abin foi recebido com críticas. É aquele clássico meme: esperava flores, recebeu tiros. O maior desafio da instituição agora é convencer o público que trabalha com ética e respeita os direitos individuais no setor de inteligência.
11 – No dia 21 de março estreou o podcast pernambucano “Quando Eu Era Criança”, apresentando as profissões para o público infantil. Roteirizado e dirigido por Filipe Carvalho e Márcio Andrade, o programa conta com a apresentação de Andréa Veruska e Wagner Montenegro e vai receber mais de 40 convidados de áreas como cozinha, veterinária, redes sociais, política, artes visuais e futebol.
Os episódios, de 15 a 20 minutos, vão ao ar nas segundas e quintas-feiras, apresentando entrevistas com os profissionais sobre suas rotinas de trabalho e memórias de infância. O primeiro episódio, “O que faz um bailarino?”, já está disponível no Spotify.
12 – E as lendas do basquete LeBron James e JJ Redick lançaram na última semana o podcast “Mind the Game”, um programa pra falar sobre basquete, sem filtros, sem subjetividade e sem patrocínios – que é justamente pra eles poderem falar o que quiserem, sem medo da mão invisível do investidor. Indo na contramão de outros podcasts esportivos, o Mind The Game procura ter uma abordagem mais profunda sobre o jogo de basquete de verdade, comentado por jogadores de verdade.
Cada episódio tem mais ou menos uma hora de duração, e já está disponível tanto no YouTube quanto em todas as principais plataformas de podcast. Os lançamentos vão acontecer toda semana às terças-feiras.
13 – E nesse episódio também tem lançamento de equipamentos, daquele jeito que nós produtores de podcast gostamos. A Zoom, uma gigante japonesa da fabricação de aparelhos de áudio, anunciou nesse mês o lançamento da linha “Zoom Essentials”, que inclui os gravadores Zoom H1, H4 e H6, agora com capacidade de gravação de 32 bits flutuantes, o que elimina a necessidade de ajustar os níveis de ganho e evita os picos de áudio.
Os novos gravadores apresentam também aumento na capacidade de memória – que agora podem ter até 1TB de armazenamento -, telas LED coloridas, design elegante e acessibilidade com menu audível. O lançamento da nova linha está previsto para o segundo trimestre deste ano, com preços que variam de 99 a 299 dólares dependendo do produto e do modelo.
RECOMENDAÇÃO NACIONAL:
14 – E a nossa recomendação nacional dessa semana vai para o Oxigênio Podcast, que além de podcast, é também um programa de rádio sobre ciência, tecnologia e cultura produzido pelo Laboratório de Jornalismo da Unicamp em parceria com a Rádio Unicamp.
O programa apresenta vários conteúdos legais sobre divulgação científica, e recentemente lançou a série “termos ambíguos”, onde uma bancada discute sobre a origem de alguns termos que acabam caindo na boca do povo, como “racismo reverso”, “ideologia de gênero” e “cristofobia” por exemplo.
O Oxigênio Podcast publica novos episódios quinzenalmente, pelo menos durante o ano letivo, e está disponível em todas as principais plataformas de podcast.
Então assina o podcast no seu agregador preferido, que é pra não perder nada dessa nova série que vai esmiuçar todos esses termos ambíguos que a gente vive ouvindo nos debates políticos atuais.
E assim a gente fecha esta oitava edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à transcrição e os links das fontes de todas as notícias deste episódio!
Acompanhe o Pod Notícias diariamente:
– Page do Linkedin
– Instagram
– Canal público do Telegram
Ouça o Pod Notícias nos principais agregadores:
– Spotify
– Apple Podcasts
– Deezer
– Amazon Music
– PocketCasts
O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
– Camila Nogueira – arte
– Eduardo Sierra – edição
– Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
– Leo Lopes – direção geral e apresentação
– Thiago Miro – pesquisa
Publicidade:
Entre em contato e saiba como anunciar sua marca, produto ou serviço no Pod Notícias.