Olá, eu sou Leo Lopes e este é o POD NOTÍCIAS, a sua dose semanal de informação sobre o mercado de podcasts no Brasil e no mundo!

Hoje é segunda-feira, dia 18 de março de 2024 e esta é a nossa sétima edição!

1 – Na última semana, foi divulgado pelas empresas Rephonic e PodMatch o último AE Report, um relatório mensal sobre podcasts de entrevista. Os dados desse mês de março apontam que os podcasts de entrevista não estão tendo um crescimento expressivo, mas por outro lado, estão com números estáveis.

Além disso, segundo a definição da pesquisa, só 13% de todos os podcasts desse tipo, são considerados podcasts “ativos e estabelecidos”.

Aqui vale a gente definir certinho o que é um podcast ativo e estabelecido segundo eles: é um podcast baseado em entrevistas com pelo menos 100 episódios publicados, cujo último episódio tenha sido postado a 10 dias ou menos, e que seja apresentado por alguém que não é uma celebridade – e nem parte de uma grande rede de mídia.

Isso significa que, embora o número total de podcasts tenha aumentado em cerca de 20 mil entre fevereiro e março de 2024, o aumento de podcasts ativos foi de apenas 13 mil – já que vários podcasts deixaram de ser ativos nesse meio-tempo. Outro dado que o relatório apontou, foi que apenas 3,7% dos podcasters conseguem produzir mais de 300 episódios. A grande maioria dos programas acaba sendo encerrado depois do primeiro episódio.

Link

2 – Um outro relatório que saiu recentemente, foi o Podcast Ranker da Triton Digital, com os números de fevereiro de 2024.

A Triton avalia várias categorias do ecossistema do áudio mundial, e uma das mais importantes é a da Rede Que Mais Gerou Lucro com Áudio. O primeiro lugar do último mês ficou com a SiriusXM, que sempre tá ali, flutuando entre o primeiro e o terceiro lugar. A segunda empresa do pódio foi a NPR, que veio seguida de perto pela Wondery.

A pesquisa também deu destaque para os podcasts que lideram em downloads e número de ouvintes. Nos Estados Unidos, os maiores destaques foram os programas News Now da NPR e o Crime Junkie, enquanto aqui na América latina, alguns dos programas mais baixados e ouvidos foram O Assunto do G1 (brasileiro), o Panda Show Sin Censura (mexicano) e o Modus Operandi (brasileiro).

Todo mês, o relatório Ranker coloca uma grande ênfase na importância que os dados têm para profissionais de marketing e criadores de conteúdo, e o exemplo prático dessa vez, foi o caso do podcast que foi deletado pelo Spotify.

Link

3 – E que caso é esse? Bom, pra quem não está sabendo, uns 10 dias atrás o podcast “Evolving Prisons” da podcaster Kaigan Carrie foi removido do Spotify, depois que a empresa alegou que estavam acontecendo atividades suspeitas relacionadas à pagamentos na plataforma. E, como o feed RSS também desapareceu, o programam começou a ser removido de outras plataformas e diretórios. No entanto, a remoção do podcast foi um engano.

O programa foi deletado do Spotify menos de 48 horas depois de ser indicado na categoria “Podcast Independente Excepcional” na premiação True Crime Awards.

O Spotify fez uma revisão no dia seguinte do erro, mas aí a Kaigan já tinha perdido seguidores, assinantes pagos, estatísticas e toda a receita acumulada dos últimos 4 meses.

Depois da cagada, o Spotify declarou que estava trabalhando pra reverter a situação. E embora eles tenham conseguido restaurar as estatísticas e reembolsar a renda perdida, a podcaster sofreu um grande prejuízo, principalmente pela perda de seguidores em outras plataformas. E o Spotify pode ter mandado e-mail pra todos os inscritos do Evolving Prisions, pedindo pra eles refazerem a assinatura, mas quantos deles vão mesmo fazer isso? 50%? 80%? Todos? Enfim.

A Kaigan disse que perdeu completamente a confiança no Spotify e que vai buscar outro serviço de hospedagem pro seu podcast, com toda razão.

Link

AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:

4 – Com o fim iminente do Google Podcasts, o YouTube Music continua aumentando o seu catálogo de novos recursos, e a adição dessa vez é do “Trim Silence”, que elimina pausas em podcasts.

O recurso não existia no YouTube Music antes da versão v6.43 já que o aplicativo foi feito pra ouvir música, mas como ele têm se adaptado às demandas dos ouvintes de podcast, o novo “aparador de vácuos” identifica e pula períodos de silêncio nos episódios de podcast, o que reduz o tempo total da reprodução do áudio.

Por enquanto, a funcionalidade não tá disponível pra todos os usuários do YouTube Music, provavelmente porque os desenvolvedores estão esperando uma atualização adicional do servidor ou do próprio aplicativo. Vamos esperar.

Link

5 – A revista online The Baptist Paper está incentivando os fiéis da Igreja Batista a criarem podcasts, destacando vários benefícios da nossa mídia.

Segundo um informativo publicado pelo portal na semana passada, um podcast pode ser uma adição valiosa para as igrejas, porque oferece uma forma conveniente e íntima de comunicação com os fiéis.

Além de se encaixarem na rotina diária dos ouvintes, os podcasts também permitem uma conexão pessoal genuína, inspiram os ouvintes, e se tornam uma ferramenta poderosa pra promover o crescimento espiritual. Outra vantagem que o Baptist Paper destacou, foi a facilidade de compartilhamento dos podcasts, o que (em tese) ajudaria a ampliar o alcance da instituição.

É importante a gente ressaltar aqui que os podcasts religiosos são muito populares no Brasil. Nas paradas do Spotify, por exemplo, os podcasts “Café Com Deus Pai” e “Frei Gilson Podcast” estão sempre – SEMPRE! – incluídos no TOP 10 dos mais ouvidos. É interessante ver como o podcasting têm sido valorizado em todo tipo de comunidade.

Link

E MAIS:

6 – Uma podcaster independente ganhou um processo judicial de marca registrada contra outra criadora de conteúdo que estava usando o mesmo nome do seu podcast. O caso aconteceu na Australia.

Canna Campbell, uma influencer de finanças que também é conhecida como SugarMamma, foi considerada culpada por violação de direitos autorais na última segunda-feira, dia 11 de março. Ela passou meses usando o termo “Financial Foreplay” em seu podcast, só que a marca Financial Foreplay® já estava registrada desde 2016 para a proprietária Rhondalynn Korolak, outra podcaster bem menos conhecida que a Canna.

Segundo os autos do processo, a Canna Campbell tentou registrar o seu podcast com esse nome sem sucesso, porque afinal de contas ele já estava registrado pra Rhondalynn, mas mesmo com o pedido de reconhecimento negado, ela continuou usando o nome em iniciativas comerciais, palestras pagas e acordos publicitários com lucro ativo.

A Rhondalynn afirmou que a Canna Campbell usou sua propriedade intelectual sem autorização, e criticou suas justificativas no tribunal. Com o desfecho, a influencer foi obrigada a pagar cerca de 75 mil dólares em custos legais depois de infringir a marca registrada. E agora são dois trabalhos: o de pagar o pato e de refazer toda a identidade do podcast. Podia ter sido evitado se ela tivesse sido honesta desde o começo.

Link

7 – A Prefeitura de São Paulo inaugurou o terceiro estúdio público de podcast da cidade, chamado Sampa Cast. A iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e a Agência São Paulo de Desenvolvimento, no intuito de fortalecer a criação de conteúdo e incentivar o empreendedorismo na área da comunicação e do audiovisual.

Mais de 700 pessoas já utilizaram os serviços dos estúdios públicos, o que se reflete em mais de 1.200 horas de conteúdo gravado.

Um exemplo deles, é o “Compartilha Cast”, criado pela Vivian Castanheda e a Priscila Berquó, que já gravaram mais de 90 episódios.

Os estúdios estão localizados em Pinheiros, Heliópolis e Lapa, e operam de segunda a sexta-feira, das 9h15 às 17h30, com agendamento realizado todo mês, através do site da Ade Sampa. O link, como sempre, vai estar na descrição desse episódio.

Link

8 – E pra quem é fã de podcast e de séries animadas, eu tenho uma boa notícia: a empresa Starburns Industries, que produziu Rick & Morty, vai adaptar o podcast de comédia “Hello From The Magic Tavern” pra uma série animada.

A adaptação vai ser feita em parceria com a Play Hooky Productions, comandada pelo ator Sam Rockwell e o executivo Mark Berger.

O podcast Hello from the Magic Tavern é um programa de storytelling, que segue os anfitriões enquanto eles entrevistam criaturas, magos e aventureiros na terra fantástica de “Foon”. O apresentador principal do podcast é Arnie Niekamp, que criou o programa com uma mistura de narrativa, comédia improvisada e show do absurdo. Quem acompanha ele nessa jornada são seus co-apresentadores Chunt, o metamorfo, e Usidore, o mago.

Essa não é a primeira vez que um podcast é transformado em animação, o exemplo mais famoso que a gente tem até agora é o The Midnight Gospel, que foi feito em cima do podcast The Duncan Trussell Family Hour, e ta aí pra não me deixar mentir.

Até o momento, todos os envolvidos no projeto disseram que estão muito animados com a adaptação. Os criadores do podcast estão postando nas suas redes sociais que não vêem a hora de compartilhar sua visão com os fãs, e de contar as suas histórias em um novo formato.

Link

HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:

9 – Depois de um hiato que foi anunciado como “o fim do podcast”, o Foro de Teresina da revista piauí retornou nesta última sexta-feira, dia 15, com uma nova bancada.

O Foro de Teresina tinha sido interrompido no final de outubro do ano passado, depois das saídas de Thais Bilenky e José Roberto de Toledo, que foram recebidas com revolta por parte do público. Na época, a revista decidiu encerrar o podcast, que estava em produção tinha cinco anos e meio.

Agora, de volta ao setor, o programa é composto pelo jornalista Fernando de Barros e Silva, pela jornalista Ana Clara Costa e pelo cientista político Celso Rocha de Barros – que já tinha participado algumas vezes como convidado na estrutura antiga do podcast. Ele é, também, autor do livro “PT, uma história” e colunista da Folha de S.Paulo. Ana Clara Costa tem experiência na Veja, nO Globo e Revista Época.

Além das mudanças na bancada, o podcast também teve alterações na trilha sonora e na identidade visual. A produção continua nas mãos da Rádio Novelo, com direção de Mari Faria e coordenação geral de Évelin Argenta.

Link

10 – E na nossa Caixa de perguntas do Instagram na semana passada, a gente perguntou pra você, o nosso ouvinte, qual foi o último podcast que realmente te surpreendeu ou prendeu a sua atenção. Essa foi mais uma daquelas perguntas que trouxe várias respostas bem variadas, entre elas: o Pausa Pra Sentir do Thiago Queiroz, o 80 WATTS do Shi, o Dois Empregos do Caio e do Klaus, o Dentro da Minha Cabeça do Príncipe Vidane e, pra minha alegria, até o Acepipes e Birinaites foi mencionado. Vários outros programas também foram citados, mas por conta de um bug do Instagram que sumiu com o nosso story da caixinha, a gente perdeu umas 10 respostas dos ouvintes. Valeu pela eficiência, viu, Instagram? Só que não.

Agora, deixando os perrengues de lado, nessa semana a gente quer saber outra coisa: há quanto tempo você ouve podcasts?

A caixinha de perguntas vai ficar aberta nos stories do Instagram do Pod Notícias por 24 horas – se o Instagram não der outro bug -, então não deixe de acessar lá ainda hoje pra deixar a sua contribuição, e também não deixa de seguir a gente em @pod.noticias.

Instagram do Pod Notícias

SOBRE LANÇAMENTOS:

11 – Na segunda-feira passada foi lançado o podcast Sambas Contados, apresentado por ninguém mais, ninguém menos do que o cantor e compositor Emicida. O programa é uma parceria entre a Globo e o Laboratório Fantasma, e mergulha fundo na história do samba em uma série de 10 episódios lançados de segunda a sexta-feira, ao longo de duas semanas.

No podcast, o Emicida não só explora a evolução do gênero musical, mas também reverencia os grandes nomes do samba, ao mesmo tempo que fala sobre a importância histórica e cultural do samba na sociedade brasileira. Todos os episódios lançados até agora tem um conteúdo muito bacana, que vale muito a pena ouvir, e que celebra uma parte muito importante da música brasileira.

Os episódios tem entre 20-30 minutos, e o programa já está disponível em todas as principais plataformas de áudio.

Link

12 – Também foi lançado na última semana o novo podcast da BBC Sounds, o “Miss Me?”, apresentado por duas amigas bastante famosas: a cantora Lily Allen e a apresentadora de televisão Miquita Oliver.

No primeiro episódio, a dupla falou sobre as diferenças entre cerimônias de premiação no Reino Unido e nos Estados Unidos, desavenças familiares, páginas da Wikipédia e até aquela foto da Kate Middleton que deixou a internet fervendo em teorias da conspiração na semana passada.

O podcast está programado pra ir ao ar duas vezes por semana; nas segundas-feiras elas vão abrir participação da audiência sobre algum tema específico, e na quinta-feira elas vão só conversar sem filtro – daquele jeito que amigos de longa data fazem. Os ouvintes podem enviar as suas participações por e-mail. O Miss Me é publicado pela network da BBC, mas já está disponível em todas as principais plataformas de podcast – em inglês, que é o idioma das apresentadoras.

Link

RECOMENDAÇÃO NACIONAL:

13 – E nessa semana, nossa recomendação nacional vai pro fantástico podcast Rádio Escafandro, apresentado pelo jornalista Tomás Chiaverini.

O programa segue a linha de documentário, e em cada episódio faz uma investigação jornalística profunda sobre algum tema variado.

Lá no Escafandro já foi falado sobre greenwashing, o vício que população brasileira desenvolveu em Zolpidem, a monogamia, uso de psicodélicos e muito mais. Tudo isso abordado com seriedade e irreverência – ao mesmo tempo.

Os episódios tem mais ou menos 1 hora de duração, e são montados com entrevistas inéditas, gravações em campo e áudios de arquivo, além de, é claro, a narração do Tomás costurando tudo.

O Rádio Escafandro vai ao ar quinzenalmente, às quartas-feiras, e está disponível em todas as principais plataformas de áudio. Então você já pode assinar o programa no seu agregador de podcast preferido e acompanhar de perto esses mergulhos profundos que buscam a verdade e os fatos.

Link

E assim a gente fecha esta sétima edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à transcrição e os links das fontes de todas as notícias deste episódio!

Acompanhe o Pod Notícias diariamente:
Page do Linkedin
Instagram
Canal público do Telegram

Ouça o Pod Notícias nos principais agregadores:
Spotify
Apple Podcasts
Deezer
Amazon Music
PocketCasts

O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
Camila Nogueira – arte
Eduardo Sierra – edição
Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
Leo Lopes – direção geral e apresentação
Thiago Miro – pesquisa

Publicidade:
Entre em contato e saiba como anunciar sua marca, produto ou serviço no Pod Notícias.