As jovens negras do Espírito Santo ganharão uma nova fonte de inspiração e debate com o lançamento do podcast Papod Preta. Criado pela jornalista e produtora cultural Nicolly Credi-Dio, o projeto estreia no dia 10 de agosto e promete abordar questões que permeiam a vida das mulheres negras, auxiliando a enfrentar os desafios da transição para a vida adulta.

Segundo Nicolly, o objetivo do podcast é proporcionar um local de conversa seguro para jovens negras, com responsabilidade e positividade. “O podcast nasceu do desejo de criar um espaço seguro para jovens negras, que nutra essas meninas e mulheres capixabas de referências positivas e informações que as permitam sonhar e caminhar em direção a um futuro que desafie as estatísticas”, ela destacou.

A primeira temporada do Papod Preta contará com cinco episódios no formato de bate-papo, trazendo especialistas de diversas áreas para discutir temas como carreira, identidade, autoestima, saúde mental, relacionamentos e sexualidade. Nicolly explica que o período de transição para a vida adulta é especialmente desafiador para jovens negras, pois além dos obstáculos cotidianos, surgem novos desafios relacionados à carreira e aos estudos. “O objetivo do Papod Preta é tornar esses desafios mais fáceis de serem atravessados por meio do depoimento de mulheres negras que já passaram por esse período”, afirma.

Os episódios contarão com relatos e depoimentos das próprias ouvintes, que terão a oportunidade de compartilhar suas dúvidas, experiências e inquietações sobre a transição entre adolescência e a vida adulta. “O intuito é aquilombar mulheres negras, criar um espaço seguro para essas meninas, favorecer uma noção de pertencimento e compreender que esses desafios não são individuais. Eles existem em uma perspectiva coletiva e, portanto, as soluções para atravessar esses caminhos também devem ser buscadas de forma coletiva”, Nicolly enfatizou.

O evento de lançamento do podcast ocorrerá no dia 10 de agosto, às 16h, no Centro Cultural Casa Sinestésica, em Guarapari. A programação será totalmente protagonizada por mulheres negras e incluirá música ao vivo com a cantora capixaba Evelyn do Carmo, exposição de arte da artista Brisa Marina, além de uma roda de conversa.

Realizado com recursos da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult), através do Edital 03/2022 – Seleção de Projetos de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba, o podcast Papod Preta estará disponível no Spotify e no YouTube.

Fonte: Sim Notícias.