O Hollywood Reporter divulgou sua lista anual das “Pessoas Mais Poderosas do Podcasting em 2024”, na qual os nomes que se destacam são uma mistura de executivos influentes e apresentadores de podcasts que estão moldando a mídia. A lista, que é quase inteiramente formada por estadunidenses, inclui apenas dois britânicos – e ambos também moram nos Estados Unidos.
Alguns dos destaques são Michael Barbaro e Sabrina Tavernisee (The Daily), Emma Chamberlain (Anything Goes), Ross Adams, Tiffany Ashitey e Greg Glenday (executivos ACAST) e Ben Shapiro (The Ben Shapiro Show), mas a lista se estende por muitas outras menções.
Podcasting em 2024: um setor em maturidade
O podcasting alcançou uma nova fase de maturidade em 2024. As aquisições e investimentos extravagantes que marcaram o início dos anos 2020 deram lugar a negociações mais racionais.
Entre os principais acordos, o podcast SmartLess, apresentado por Jason Bateman, Will Arnett e Sean Hayes, foi transferido da Wondery para a SiriusXM em um negócio estimado em mais de 100 milhões de dólares. Em troca, a Wondery garantiu Armchair Expert, coapresentado por Dax Shepard, que saiu do Spotify em um acordo avaliado em 80 milhões de dólares. Com isso, podemos concluir que ainda há demanda por talentos de alto nível no podcasting.
Não ficando para trás, Alex Cooper, do podcast Call Her Daddy, e os irmãos Kelce, com seu podcast New Heights, estão em busca de contratos que possam alcançar cifras de nove dígitos.
Mudanças no modelo de negócios e distribuição
Embora o ritmo das negociações tenha diminuído, as empresas estão adotando uma abordagem diferente ao fechar contratos. Em vez de assegurar exclusividade de distribuição, como era comum nos primeiros acordos com Spotify, agora as empresas estão firmando acordos de vendas exclusivas e de first-look com os podcasters, permitindo que seus programas sejam distribuídos em todas as plataformas. No caso de Armchair Expert, por exemplo, a Wondery tem uma janela de exclusividade de uma semana antes da ampla distribuição.
Essa mudança ocorre em um momento em que as empresas já têm negócios de podcasting bem estabelecidos, com bases publicitárias consolidadas. O setor também enfrentou a necessidade de ajustar suas finanças, com cortes de pessoal e redução de programação por parte do Spotify e outras empresas, num esforço para tornar o segmento mais lucrativo.
Podcasts em velocidade 1.5x: a controvérsia
Além das aquisições e mudanças de modelo, o Hollywood Reporter também entrevistou algumas das figuras mais influentes do podcasting sobre o hábito de ouvir podcasts em velocidades superiores a 1,5x e as opiniões variaram drasticamente.
Julia Louis-Dreyfus, do podcast Wiser Than Me, disse que nem sabe o que é a velocidade 1.5x, que pra ela isso não existe, enquanto Bill Simmons descreveu a prática como “algo para sociopatas”. Por outro lado, Ben Shapiro afirmou que 1,5x é “muito lento” para ele.
Apesar das mudanças no modelo de negócios, o número de ouvintes de podcasts continua crescendo em 2024, e a publicidade deve seguir essa tendência. O clichê de que “todos têm um podcast” pode ser verdade, mas como demonstrado pelos titãs do podcasting mencionados na lista, ainda há muito espaço para expansão e inovação nesse setor dinâmico.
A lista completa com todos os comentários, questionamentos e insights sobre os indicados deste ano, está disponível no site oficial Hollywood Reporter.