Falar que a presença de mulheres nos podcasts brasileiros hoje não é percebida é uma grande mentira. Depois de muitos anos de trabalho coletivo de conscientização, e tudo o que passamos na sociedade brasileira, muitas pautas vieram e permaneceram. A necessidade de se ter uma podosfera mais diversa, colaborativa, democrática, colorida e igualitária é uma delas. É nítido que os homens (e sim, em sua maior parte brancos, héteros e cis das regiões do eixo SP-RJ) ainda são maioria massante no podcast. Mas também percebemos uma mudança enorme no cenário como um todo.
Se lá em 2017 nos juntamos em dez podcasts de pessoas amigas da podosfera literária, aos poucos eu me surpreendi com a participação cada vez maior de pessoas que se importam (e muito!) sobre mudar as coisas que não estão legais ou são mais adequadas ou aceitáveis dentro da podosfera brasileira. Nessas oito edições, se tornou tão palpável os movimentos do coletivo e as mudanças na arte e jeito de podcastar brasileiro. Produzir, acompanhar e manter o projeto #OPodcastÉDelas na unha, na garra e no dia a dia com as ferramentas que tenho me ensinou muito sobre a vida, a sociedade, comunicação e relações.
A proposta da # OPodcastÉDelas é muito simples: fortalecer e incentivar a entrada, permanência e presença de mulheres nos podcasts. Para isso, criamos uma plataforma que funciona com algumas atividades: parcerias para podcasts apresentados por mulheres, o primeiro e único cadastro de podcasters focado em perfis femininos, oficinas online de podcasts, o podcast Estúdio 31 e, por fim, a campanha anual que leva o nome do projeto.
Mergulhando na campanha deste ano
A # OPodcastÉDelas 2024 é a oitava edição da campanha anual colaborativa de apoio à presença e permanência feminina na podosfera brasileira. Assim como a edição de 2023, ela ocorre durante o mês de julho e traz a mesma proposta de todos os anos: “Podcaster – grave episódios com mais mulheres. Mulher, se você já tem um podcast, vem somar ao movimento e defender nossa presença!”
A campanha ocorre porque é pensada e projetada para ser um gatilho de mudança para toda a comunidade. Para podcasters é uma oportunidade de fazer mais contatos, sair da zona de conforto e poder melhorar a qualidade do seu programa; para as mulheres, é uma oportunidade de ocupar seu espaço, desenvolver suas habilidades de comunicação e colher frutos a curto, médio e longo prazo através do podcast, fortalecendo redes de contato, parcerias e crescendo dentro da mídia, podendo levar essa experiência para fora da podosfera (no aspecto de suas vidas pessoais e profissionais). Para ouvintes, uma ação coletiva que traz novas vozes e pensamentos para dentro do seu programa favorito é sempre ótimo, afinal, é novidade. Por fim, para o programa, é um mês onde os números aumentam, pois uma das ações da campanha é divulgar os episódios participantes (mais uma ação coletiva, pois incentivamos que todos os podcasters falem da campanha e convidem outras pessoas a procurarem pela # do ano nos agregadores, levando mais pessoas a conhecerem programas que ainda não conheciam).
Um dos pontos altos da campanha também é a parceria realizada com profissionais do ramo de podcast que apoiam a campanha todos os anos e outres que estão chegando agora. Novamente, conseguimos renovar a parceria com o podcast Brazucas pelo Mundo e com a empresa especializada em podcast Rádiofobia Podcast e Multimídia, além de fechar uma parceria inédita com a designer Lunna Fabris. A parceria tem como objetivo oferecer ferramentas e serviços para alguns dos programas que participarem da campanha deste ano, como incentivo para que continuem crescendo e se desenvolvendo.
O diferencial da # OPodcastÉDelas 2024
Projetos coletivos independentes existem aos montes e são fundamentais para a sociedade e também para o podcast. Faço podcasts há dez anos, sai do podcast de hobby para uma migração de carreira e trabalho há 4 anos com podcasts de maneira profissional, de onde tiro meu sustento.
Nesses dez anos vi muitos projetos surgirem e fazerem a diferença. Todos necessários, alguns com maior impacto do que outros e muitos que acabaram depois de um tempo. É esse o diferencial da # OPodcastÉDelas.
Desde 2017 mantenho o projeto totalmente independente, apoiando e promovendo projetos de mulheres com as ferramentas que temos disponíveis. A missão da OPED, como carinhosamente muitas pessoas chamam, é simples e potente, por isso, todas as ações são pensadas para alcançar esse objetivo. Por ser pensada desde o seu estágio embrionário por podcasters, todas as ações também focam em retornos para os programas e pessoas envolvidas.
O diferencial da # OPodcastÉDelas2024 é que ela permanece comprometida com a causa: trabalhamos por mais mulheres nos podcasts! E contamos com todo mundo que faz podcast no Brasil para que se junte ao movimento, pois ele é um movimento nosso: da podosfera. Participe!
Para conhecer as regras da campanha desse ano e inscrever seu projeto acesse opodcastedelas.com.br, no menu Campanha 2024.
—
Se quiser aprender mais sobre podcast, trocar uma ideia sobre projetos de áudio, consultorias, me contratar para editar o seu podcast ou me enviar sugestões de temas para o Estúdio 31, me chama nas redes sociais: você me encontra em @domenica_mendes no Twitter ou Instagram. Você também me ouve falando sobre podcast no Estúdio 31, o podcast oficial da @opodcastedelas.
Para conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho, visite domenicamendes.com.