Durante o evento Lyddager 2024, a executiva Karin Bäckmann, responsável pela divisão de podcasts da Spotify, destacou que a popularidade dos podcasts está longe de diminuir. Pelo contrário, todas as pesquisas internas e externas indicam que o consumo de podcasts está em ascensão em várias faixas etárias, o que confirma que a era do podcast está longe de terminar.

Atualmente, o Spotify conta com mais de 6 milhões de podcasts globais, sendo que 33.000 são em norueguês, um aumento significativo de 10.000 em relação ao ano anterior. Um ponto interessante abordado é que a maioria dos ouvintes de podcasts prefere conteúdo local, refletido no fato de que apenas 12 dos 100 podcasts mais ouvidos na Noruega estão em outro idioma que não o norueguês, uma tendência que se repete em outros países.

Entre os conteúdos mais consumidos na plataforma estão podcasts de entretenimento, seguidos por true crime e podcasts informativos. Apesar do crescimento no número de podcasts liderados por influenciadores, o gênero de entretenimento continua sendo o mais popular entre os ouvintes. A confiança dos ouvintes em seus criadores de conteúdo também é notável: 82% afirmam acreditar nas informações que consomem através de podcasts, e mais de 80% relatam que esses programas aumentam seu conhecimento sobre diversos temas.

O futuro dos podcasts, no entanto, parece caminhar para um formato multimídia, com um crescimento acelerado dos videocasts. Hoje, já existem mais de 250.000 videocasts na plataforma, mostrando que o consumo visual de podcasts está se tornando cada vez mais relevante, e essa tendência está se expandindo rapidamente.

Fonte: Lyddager