O Instituto Serrapilheira anunciou o lançamento de nove novos podcasts focados em ciência, contemplados em um edital lançado no último ano. Cada produção recebeu um investimento de R$50 mil – totalizando um investimento de R$450 mil.
Diversidade de temas científicos
Os podcasts abrangem uma ampla gama de temas científicos, oferecendo um olhar curioso, provocativo e investigativo. Entre os tópicos abordados estão ciência reprodutiva, impactos da ação humana nos oceanos, medicina popular da Caatinga e pesquisas de campo sobre espécies ameaçadas.
Os lançamentos começaram em junho e continuarão até o início de agosto, disponibilizando as produções nas principais plataformas de streaming.
Destaques dos lançamentos
- O Mar Não Está para Peixe: Apresentado pelo repórter Herton Escobar, do Jornal da USP, aborda os impactos da ação humana nos ecossistemas marinhos, com foco nos efeitos do aquecimento global. Estreou em 4 de julho.
- Torpor: O jornalista Leonardo Aquino investiga a explosão do consumo de opioides no Brasil em cinco episódios, explorando evidências científicas sobre o vício.
- Os Caminhos de Niéde Guidon: Conta a história da arqueóloga brasileira Niéde Guidon através de uma expedição à Serra da Capivara, onde estão vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul.
Lista completa de podcasts:
- Reinventando a Natureza: Focado em técnicas da ciência reprodutiva como inseminação artificial e fertilização in vitro.
- Caatingueira: Narrado por Pâmela Queiroz, aborda a tradição da medicina popular e das plantas da Caatinga no tratamento de doenças.
- Meridianos: Um podcast de ficção que explora possíveis catástrofes climáticas na Região Nordeste.
- Sinal de Vida: Acompanha biólogos em busca de espécies importantes para a conservação da biodiversidade, começando pela raia-chita no Parque Estadual da Ilha Anchieta, em São Paulo.
- O Mar Não Está Pra Peixe: Detalha os impactos causados pela ação humana nos ecossistemas marinhos, incluindo pesca predatória e mudanças climáticas.
- Os Caminhos de Niéde Guidon: Relata a história da arqueóloga Niéde Guidon a partir de sua pesquisa na Serra da Capivara, no Piauí.
- Torpor: Investiga o alto consumo de opioides no Brasil e a preparação do país para lidar com a questão.
- Axé das Plantas – Cura do Corpo e da Alma: Explora os aspectos científicos e culturais das plantas usadas nas religiões de matriz africana no tratamento de doenças e males espirituais.
- Planetário: Um podcast infanto-juvenil que mescla dados reais com ficção, promovendo a ciência feita por pessoas negras. A primeira temporada narra uma viagem pelo sistema solar a bordo de uma nave espacial criada por uma menina de 12 anos. O lançamento está previsto para 9 de agosto.
Treinamento e parcerias
O desenvolvimento dos podcasts também incluiu um treinamento no Camp Serrapilheira, liderado por Bia Guimarães e Sarah Azoubel, criadoras do podcast 37 Graus e produtoras da Rádio Novelo, junto com Natália Silva e Theo Ruprecht.
Para mais informações sobre os podcasts e suas datas de lançamento, visite o site do Instituto Serrapilheira.
Fonte: Castnews.