Quando se pensa em métodos para disseminar a cultura indígena nas escolas, alguns pensamentos podem vir à cabeça: um ode à culinária originária, as visitas em áreas demarcadas, a comemoração do Dia do Índio.
A Escola Estadual Cívico-Militar Maria Corrêa Dias, em Anastácio, está inovando com o projeto de podcast “Nossa Terra, Nosso Povo e Nossa Cultura – Conhecer para Valorizar os Povos Indígenas da Nossa Região”, desenvolvido pelos estudantes do programa AJA-MS (Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul). O projeto, que faz parte da educação integral oferecida pela escola, tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os povos originários de Mato Grosso do Sul através de episódios de podcast, embasados em referências científicas e trabalho de campo.
O projeto também atende à Lei nº 11.645, de 2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio. Alinhado com o organizador curricular da Secretaria de Estado de Educação (SED), os estudantes visitarão o Museu de Arte Pantaneira Manoel Antônio Paes de Barros, em Aquidauana, para explorar a história e a cultura da região, com ênfase na comunidade indígena. A atividade culminará na criação de um podcast, utilizando a metodologia ativa da Educomunicação.
Para a produção do podcast, os estudantes escolherão uma etnia indígena de MS, explorando sua história, cultura, direitos e tradições através do aplicativo “7”. Participarão de seminários, estudos, pesquisas, discussões e debates, aprimorando habilidades de raciocínio e reflexão. A diretora Maria Aparecida da Silva destaca que “essa iniciativa representa um avanço significativo na valorização da cultura indígena e no desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os para uma participação crítica e consciente na sociedade contemporânea”.
O Projeto AJA-MS, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, visa atender estudantes com dois ou mais anos de atraso escolar, abrangendo jovens entre 14 e 17 anos no Ensino Fundamental, e entre 17 e 21 anos no Ensino Médio com o Projeto AJA-MS Novos Percursos.
Fonte: SED – MS.