O podcaster Brian Reed, nome já conhecido do podcasting, está prestes a lançar um novo podcast : Question Everything. O programa estreia em 12 de setembro com episódios quinzenais e explora questões fundamentais sobre a prática jornalística e a própria trajetória de Reed como produtor.
Reed, conhecido por seu trabalho em S-Town e como produtor do This American Life, utiliza o Question Everything para abordar suas dúvidas existenciais sobre a indústria jornalística. “O show é sobre eu passando por uma crise de meia-idade como jornalista,” revelou Brian Reed em entrevista ao Current. O primeiro episódio apresenta uma longa entrevista com a jornalista australiana Gay Alcorn, que criticou S-Town em 2017, chamando-o de “moralmente indefensável”.
A série é uma colaboração com Robyn Semien, também ex-produtora do This American Life, e foi desenvolvida em parceria com a KCRW, uma emissora de rádio pública em Santa Monica, Califórnia. A KCRW, que lançou seu Podcast Audience Lab em 2022, viu um alinhamento espiritual e editorial com o projeto.
Arnie Seipel, CCO da KCRW, enfatizou a importância de apoiar a narrativa de alta qualidade e de enfrentar os desafios da indústria jornalística.
Para expandir o alcance de Question Everything, a KCRW irá criar uma experiência multiplataforma, incluindo vídeos no YouTube. “O YouTube está se tornando a plataforma dominante para podcasts. É, de alguma forma, empolgante encontrar audiências dessa forma” comentou Seipel. A KCRW também planeja explorar as propriedades de áudio no YouTube Music, após a transformação do Google Podcasts.
A ideia para Question Everything nasceu após a polêmica em torno de S-Town, que gerou críticas sobre a ética jornalística e levou a uma ação judicial. Brian Reed tornou-se obcecado pela questão “O que é jornalismo?” e, após a resolução do caso, continuou a se questionar sobre o papel e o impacto do jornalismo.
Diferente de seus trabalhos anteriores, onde cada episódio era produzido meticulosamente, Reed quer que Question Everything responda rapidamente às notícias e às mudanças no cenário jornalístico. A série representa o lançamento da Placement Theory, a nova empresa de produção de Reed e Semien, que busca inovar na forma como o jornalismo é praticado e contado.
KCRW apostou em Reed não apenas por seu histórico de sucesso com S-Town e The Trojan Horse Affair, mas também pela promessa de Question Everything atingir um público diversificado e provocar discussões significativas sobre a democracia e o papel do jornalismo.
Com vários episódios já gravados, Reed falou com otimismo sobre o futuro do jornalismo. “Ver uma estação apoiar um show e seus criadores é algo especial e subestimado. Por isso, sinto que encontramos nosso lar espiritual com esse podcast”, concluiu.
Fonte: Current.