No último ano, uma pesquisa conduzida pelas empresas Sounder e Urban One revelou uma preocupação significativa no uso de inteligência artificial (IA) e machine learning na publicidade em podcasts. Os métodos de segurança e adequação de marca, que deveriam proteger os anunciantes, falharam ao sinalizar de forma desproporcional o conteúdo criado por podcasters negros como impróprio ou perigoso. Essa falha ocorreu devido à falta de nuances culturais dessas tecnologias, que não compreendem, por exemplo, o uso da “n-word” por apresentadores negros dentro de contextos não-problemáticos. Em resposta a esse problema, a Barometer, uma plataforma de IA contextual, e a DCP Entertainment, uma agência de mídia dedicada a amplificar vozes sub-representadas, anunciaram na última semana a criação da Black Podcast Coalition (BPC) – Coalizão de Podcasts Negros.

A Black Podcast Coalition é um coletivo de redes e programas influentes focados em audiências negras e tem como objetivo principal rastrear e certificar a segurança de marca dos podcasts membros, oferecendo um mercado publicitário seguro e adequado para marcas que desejam se conectar com essas audiências.

Segundo os organizadores, os programas incluídos na BPC não apenas atendem aos critérios de segurança de marca, mas também se mostram menos arriscados do que a média dos programas listados no top 50 da Edison Research. “Estamos extremamente entusiasmados com o impacto que a BPC trará para a indústria de podcasts”, afirmou Chris Colbert, fundador e CEO da DCP. “Essa coalizão assegura que continuaremos a ver um aumento na audiência de pessoas de cor, ao mesmo tempo em que criamos um caminho para a sustentabilidade financeira dos criadores diversos.”

Tamara Zubatiy, CEO da Barometer, falou sobre o compromisso da empresa em combater estereótipos por meio de dados precisos: “Estamos orgulhosos de fazer parte da Black Podcast Coalition e proporcionar dados que comprovam a adequação dos programas negros para os anunciantes e ajudando a superar, com transparência, todos os preconceitos existentes”.

A BPC surge como o maior coletivo de redes e programas voltados para o público negro, oferecendo, além de um mercado publicitário, oportunidades de monetização e promoção cruzada para os podcasters que são membros da inciiativa. Essa coalizão, certificada como um negócio de propriedade minoritária, também permite que as marcas representem seus compromissos financeiros com criadores e empresas negras.

Com essa iniciativa, a Barometer e a DCP Entertainment buscam não apenas proporcionar uma plataforma segura para anunciantes, mas também criar um ambiente mais inclusivo e justo para os criadores de conteúdo negros na indústria de podcasts.

Fonte: Podnews.