A empresa de hospedagem de podcast bCast anunciou que está encerrando suas atividades devido à incapacidade de sustentar a a plataforma com os lucros atuais. Em um e-mail enviado aos clientes, a empresa afirmou: “simplesmente não foi possível sustentar a quantidade de utilização com a receita gerada”. Sediada em Londres, a bCast cresceu rapidamente vendendo planos “vitalícios”, que tentou cancelar em 2021, mas voltou atrás um dia depois após receber feedback negativo dos usuários.

A decisão de encerrar a plataforma vem após repetidas tentativas de ajustar o modelo de negócios para cobrir os custos operacionais. “Descobrimos que os acordos vitalícios que oferecemos acabaram sendo generosos demais. Mover milhares de arquivos .mp3 grandes pela internet custa dinheiro, mais dinheiro do que prevíamos”, explicou Tom Hunt, cofundador da bCast, em uma mensagem pública.

Em 2021, a bCast tentou encerrar os planos vitalícios devido aos altos custos, mas após feedback dos clientes, decidiu manter esses planos. “Depois de mais discussões e feedback… decidimos cancelar o ‘corte’ e continuar a apoiar todas as contas vitalícias conforme os termos originais. O alerta na sua conta foi removido”, afirmou Hunt na época.

Quando fizeram o comunicado do fim do plano vitalício, a empresa garantiu que todos os clientes que se inscreveram na oferta de desconto de 80% receberiam reembolsos dentro de 3 a 5 dias. “Entendo que nossa nota original de quinta-feira foi equivocada, irresponsável e, em resumo, um erro”, reconheceu Hunt. “Vamos buscar aumentar a receita com novos assinantes, reduzir custos e procurar outras fontes de financiamento. Se o pior acontecer, vou garantir que os clientes vitalícios continuem sendo apoiados”, completou.

Infelizmente para os usuários e fundadores da bCast, isso não se concretizou.

Os clientes terão até o final de agosto de 2024 para transferir seus podcasts para uma nova plataforma de hospedagem e redirecionar seus feeds RSS. A funcionalidade de redirecionamento permanecerá disponível após o encerramento da plataforma, facilitando a transição.

“Para ser claro, o bCast não vai mais hospedar o seu podcast a partir de 30 de agosto de 2024, então você precisa importar seu programa para uma nova hospedagem de podcast e redirecionar seu feed RSS do bCast para o novo feed RSS”.

A equipe bCast finalizou o seu comunicado agradecendo aos usuários pelo apoio ao longo dos anos. “Estamos trabalhando para encontrar acordos com outras hospedagens de podcasts para tornar essa transição um pouco mais fácil para você, esperamos. Esses acordos serão compartilhados em breve”, afirmou a empresa.

A bCast hospedava cerca de 1.500 shows, dos quais aproximadamente 350 estavam (estão) ativos.

Leia aqui a íntegra do comunicado de encerramento da empresa:

“Olá bCaster,

É com o coração pesado que anunciamos que a plataforma bCast será encerrada.

Tivemos uma ótima jornada nos últimos 4 anos, mas simplesmente não foi possível sustentar o volume de uso com a receita gerada.

Infelizmente, não conseguimos gerar receita recorrente mensal suficiente para cobrir os custos contínuos.

Estamos trabalhando nesse momento para encontrar acordos com outras hospedagens de podcasts, na esperança de tornar essa transição um pouco mais fácil para você. Esses acordos serão compartilhados em breve.

Para ser claro, o bCast não vai mais hospedar o seu podcast a partir de 30 de agosto de 2024, então você precisa importar seu programa para uma nova hospedagem de podcast e redirecionar seu feed RSS do bCast para o novo feed RSS.

Isso pode ser feito indo para a página “Configurações” do seu programa, depois “Configurações Avançadas” e rolando para baixo até “Movendo seu Podcast do bCast”.

A funcionalidade de redirecionamento permanecerá disponível após o encerramento da plataforma.

Queremos agradecer por todo o seu apoio ao longo dos anos e, claro, se você tiver alguma dúvida, por favor, responda a este e-mail.

Obrigado, Equipe bCast”

Fonte: Comunicado por e-mail.