A Associação Brasileira de Podcasters (Abpod) anunciou que o formulário de resposta da PodPesquisa 2024 já está disponível para participação. A iniciativa busca captar dados importantes sobre os hábitos de consumo de podcasts e videocasts, sendo direcionada a ouvintes, produtores (associados e não-associados da Abpod), entusiastas, administradores de estúdios e produtoras de audiovisual, tanto no Brasil quanto no exterior.

A edição de 2024 da PodPesquisa foi atualizada para refletir as atuais tendências da mídia, mantendo-se ampla, inclusiva, propositiva e transparente. Participar da pesquisa é simples e rápido: enquanto os ouvintes levam cerca de 3 minutos para responder, produtores e outros participantes levam em torno de 8 minutos para completar o formulário.

Samuel Leite, atual vice-presidente da Abpod, deixou claro que a PodPesquisa 2024 não foi atualizada apenas em tendências, mas também em condições humanas que antes não eram levadas em conta – ao menos, não tão enfaticamente: “A gente incluiu, esse ano, um olhar mais forte sobre a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência, com perguntas [na pesquisa] focadas em pessoas com deficiência”, declarou. “Queremos entender a percepção dessas pessoas, então estamos olhando para isso com uma atenção maior.”

Além disso, segundo Samuel, todas as perguntas levam em conta se o criador de conteúdo tem um podcast ou um videocast. “Hoje em dia, considerar a camada de vídeo é fundamental, ela é intrínseca a produção de conteúdo em áudio. […] Não é mais como na minha época, onde o áudio sozinho era predominante.”

Alguns dos novos assuntos abordados na pesquisa são ferramentas de marketing digital, uso de inteligências artificiais generativas e questões de comercialização.

“A ideia é ter uma amostra bem completa para, a partir dessas avaliações, entender em que momento estamos na maturidade do mercado de produção de podcast no Brasil, sobretudo em relação a países mais desenvolvidos – ou onde o podcasting se iniciou e desenvolveu mais rapidamente”, finalizou.

Divisão da Pesquisa

  1. Informações Iniciais: Introdução sobre a pesquisa.
  2. Questões Demográficas e Sociais: Coleta de dados demográficos e sociais.
  3. Perfil de Consumo de Podcast: Análise dos hábitos de consumo de podcasts.
  4. Publicidade e Anúncios em Podcast: Investigação sobre a percepção e eficácia da publicidade.
  5. Distribuição e Ferramentas (para produtores): Foco nos aspectos técnicos e de distribuição.
  6. Engajamento e Uso de Redes Sociais: Estudo sobre o uso das redes sociais e engajamento do público.
  7. Perspectivas de Mercado: Análise das tendências e futuro do mercado de podcast.

Os e-mails solicitados para a pesquisa serão utilizados exclusivamente para garantir respostas únicas e não serão armazenados, exceto para aqueles que autorizarem o recebimento de informações futuras da Abpod.

Os resultados da PodPesquisa 2024 serão públicos e gratuitos, permitindo que todos os interessados tenham acesso aos dados coletados. A participação de cada indivíduo é indispensável para mapear o cenário atual e futuro dos podcasts no Brasil.

Sobre a Abpod

Na data de hoje, o site da Abpod está passando por atualizações e a atual diretoria ainda não foi divulgada.

A última equipe de gestão da Abpod foi a Gestão Sonoridades, que iniciou suas atividades em 31 de julho de 2021 e permaneceu até julho de 2023.

A Diretoria da Gestão Sonoridades foi composta por:

  • Presidente: Andreh Jonathas
  • Vice-Presidente: Eugenia Cabral
  • Secretário: Zé Henrique Freitas
  • Vice-Secretário: Samuel Leite

Para participar da PodPesquisa 2024, acesse o link do formulário, ou diretamente no site da associação, e contribua para a construção de um panorama detalhado e realista do podcasting no Brasil.