Olá, eu sou Leo Lopes e está no ar o POD NOTÍCIAS, o podcast semanal que traz até você um resumo de tudo que acontece de mais importante no mercado de podcasts no Brasil e no mundo!

Hoje é segunda-feira, dia 07 de outubro de 2024 e esta é a nossa trigésima quarta edição!

1 – No episódio da semana passada nós iniciamos a contagem regressiva para celebrar os 20 anos do podcast no Brasil no próximo dia 21 de outubro. Muita coisa mudou em 20 anos, o podcast tem crescido mais a cada dia e a gente não consegue mais acompanhar tudo o que está acontecendo, tanto que foi exatamente pra cumprir essa função que o Pod Notícias nasceu e tem garimpado e publicado notícias diariamente no nosso site, resumindo as principais notícias da semana aqui neste podcast.

Esta semana nós preparamos uma matéria muito bacana com 15 estatísticas sobre o podcast que você precisa saber neste ano de 2024. São números úteis, curiosos e alguns até impressionantes sobre o podcast no Brasil e no mundo, e também sobre algumas plataformas de streaming de áudio, perfil e comportamento do ouvinte, números de publicidade e, é claro, downloads também.

Pra dar um gostinho e deixar você com vontade de ler a matéria completa, eu vou destacar aqui cinco das 15 estatísticas que a gente fala no artigo. Se liga:

  • Havia apenas pouco mais de 500.000 podcasts ativos em 2018
  • Spotify é lar de mais de 4,7 milhões de podcasts
  • 93% dos ouvintes de podcast ouvem o episódio inteiro
  • 32 downloads no primeiro mês lhe posiciona entre os 50% maiores podcasters
  • Somente nos EUA, a receita de publicidade em podcasts deve ultrapassar US$ 3,92 bilhões em 2025

Pra ler a matéria na íntegra e saber quais são as outras estatísticas, o link está aqui na descrição do episódio.

Link

2 – A plataforma de análise e atribuição de podcasts Chartable anunciou que a Spotify decidiu descontinuar o serviço. Segundo o comunicado, a mudança visa integrar os recursos mais poderosos do Chartable diretamente no Megaphone, proporcionando uma experiência mais integrada para os usuários.

Para os usuários do Chartable através do Megaphone, em 2025, os recursos SmartLinks e SmartPromos serão incorporados nativamente ao Megaphone, permitindo que os podcasters utilizem essas ferramentas sem sair da plataforma. Até lá, esses recursos continuarão disponíveis sem interrupções para os programas hospedados no Megaphone.

Para aqueles que acessam o Chartable de forma independente, a plataforma estará disponível até 12 de dezembro de 2024. Durante esse período, todas as funcionalidades serão oferecidas gratuitamente, e os usuários que já pagaram antecipadamente serão reembolsados. Além disso, a Spotify está aprimorando os links de compartilhamento no Spotify for Podcasters para fornecer opções de rastreamento de conversão de ouvintes do Spotify.

Em um segundo comunicado enviado aos usuários por e-mail, a Chartable deu detalhes sobre como serão os próximos meses até o encerramento total dos serviços em dezembro. Os links para a íntegra dos dois comunicados estão na descrição do episódio.

Link 1 / Link 2

3 – Esta semana foram divulgados os resultados da pesquisa RAJAR Audio MIDAS 2024, um estudo que fornece informações sobre como, quando e onde as pessoas consomem conteúdo de áudio no Reino Unido. A pesquisa inclui dados sobre podcasts, rádio ao vivo e sob demanda, e serviços de música sob demanda. A pesquisa também fornece informações sobre uso de dispositivos, atividades, localização e com quem as pessoas ouviram.

Algumas descobertas recentes da Pesquisa RAJAR Audio MIDAS são:

  • 94% das pessoas escutam podcasts sozinhas
  • 63% das pessoas ouvem mais da metade dos podcasts que baixam
  • O dispositivo mais popular para ouvir podcasts é o celular
  • O lugar mais popular para ouvir podcasts é em casa
  • Os gêneros de podcasts mais populares são comédia, notícias e política, esportes e true crime
  • As maneiras mais comuns de encontrar novos podcasts são através do boca a boca e das redes sociais

A Pesquisa RAJAR Audio MIDAS é conduzida pela Radio Joint Audience Research (RAJAR), uma organização criada em 1992 que mede as audiências de rádio no Reino Unido. A RAJAR é de propriedade conjunta da BBC (British Broadcasting Corporation) e da RadioCentre (a entidade representativa da maioria das estações de rádio comerciais no Reino Unido).

O PDF do relatório completo com 22 páginas (em inglês) pode ser acessado na matéria completa no site do Pod Notícias.

Link

AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:

4 – O Apple Podcasts agora suporta transcrições em mais oito idiomas, incluindo o português brasileiro, o que representa um grande avanço na acessibilidade da plataforma. Essa nova funcionalidade permitirá que os ouvintes tenham uma experiência mais rica ao consumir conteúdo, possibilitando que leiam o texto completo de um episódio, busquem por palavras ou frases específicas e acompanhem a reprodução do áudio com a sincronização do texto.

Com o suporte ao português brasileiro, o Apple Podcasts não só amplia seu alcance entre os ouvintes brasileiros, mas também reforça seu compromisso em tornar o conteúdo mais acessível a todos. A transcrição é automaticamente gerada após a publicação de um novo episódio, permitindo que os ouvintes tenham acesso rápido ao texto, enquanto a gravação ainda está disponível para ser ouvida. Essa funcionalidade é especialmente importante em um mundo onde a inclusão e a acessibilidade são cada vez mais valorizadas.

Com a adição do português brasileiro, o Apple Podcasts se alinha às tendências de mercado que buscam cada vez mais atender às necessidades de um público diversificado. Essa inovação não só melhora a experiência do ouvinte, mas também oferece aos criadores de conteúdo a oportunidade de alcançar um público mais amplo e engajado.

Link

5 – Um novo relatório global da Acast, a maior empresa de podcasts independente do mundo, revela que o consumo de podcasts continua a crescer. Lançado no último dia 30 em celebração ao Dia Internacional do Podcast, o relatório é resultado de duas pesquisas realizadas em 13 mercados internacionais e envolvendo 2.600 ouvintes. Os mercados foram divididos em emergentes (Índia, Brasil, Singapura, Itália, Japão, Indonésia, Países Baixos e Espanha) e estabelecidos (Canadá, Estados Unidos, Suécia, Austrália e Reino Unido), com base no gasto em publicidade e na maturidade do mercado.

Segundo o estudo, mais de 50% dos ouvintes de podcasts em mercados emergentes e quase 40% em mercados consolidados planejam aumentar o tempo dedicado ao formato nos próximos seis meses. Esse crescimento é especialmente significativo, considerando que quase 70% dos ouvintes diários em mercados estabelecidos gastam mais de seis horas por semana consumindo conteúdo em áudio.

Em ambos os mercados os podcasts apresentam altas taxas de engajamento, com médias próximas a 80%, sendo que 40% dos entrevistados nos EUA se dizem altamente engajados, o que destaca a força crescente do podcasting como um meio de comunicação relevante e impactante, e também reflete o potencial de crescimento nas interações com o público.

Além disso, o estudo destaca que 51% do público em mercados emergentes expressa interesse em participar de eventos ao vivo de seus podcasters favoritos, um número que sobe para 64% entre os ouvintes diários dessas regiões. Em mercados estabelecidos, mais de 30% dos ouvintes diários relatam que já compareceram a um evento ao vivo de um host de podcast. Essa disposição para interagir de forma mais pessoal com os criadores não só indica um engajamento com o conteúdo, mas também abre oportunidades para a monetização e a construção de comunidades em torno dos podcasts.

Link

E MAIS:

6 – As marcas na China estão cada vez mais investindo no universo dos podcasts como uma nova estratégia de marketing e engajamento com o público. Esse movimento reflete uma tendência global, onde o áudio digital se tornou uma ferramenta poderosa para alcançar audiências de nicho de maneira mais íntima e personalizada.

A adoção dos podcasts pelas marcas chinesas é impulsionada pela crescente popularidade do podcast no país. Com uma base de ouvintes em expansão, as empresas veem nos podcasts uma oportunidade de se conectar com consumidores de forma mais autêntica. Segundo especialistas, os podcasts oferecem um espaço menos saturado em comparação com outras mídias digitais, permitindo que as marcas se destaquem e construam uma narrativa mais envolvente.

Entre os setores que mais têm explorado os podcasts na China estão a tecnologia, a educação e o entretenimento. Empresas dessas áreas estão utilizando o podcast para compartilhar conhecimentos, discutir tendências e promover produtos de maneira mais sutil e eficaz. A expectativa é que essa tendência continue crescendo, à medida que mais marcas reconheçam o potencial dos podcasts para fortalecer suas estratégias de marketing.

Com a evolução do consumo de mídia digital, os podcasts se afirmam como uma ferramenta essencial para as marcas que buscam inovar e se aproximar dos consumidores. O futuro promete ainda mais integração entre conteúdo de áudio e estratégias de marketing, consolidando os podcasts como um canal indispensável na comunicação empresarial.

Link

7 – O crescimento da população latina nos Estados Unidos está impulsionando uma transformação significativa no consumo de áudio, com destaque para o podcasting. Segundo pesquisa da Edison Research, os latinos, que já somam 65 milhões, dedicam mais tempo ao áudio do que a população não latina, com uma média de quase cinco horas diárias. Este aumento no consumo de áudio está sendo liderado pelo podcasting, que agora representa 14% do tempo de escuta dos latinos, superando os 9% da população não latina.

O interesse por podcasts entre os latinos não é apenas uma tendência passageira. Em 2014, apenas 1% do tempo de áudio dos latinos era dedicado a podcasts. Hoje, esse número cresceu 14 vezes, demonstrando uma mudança significativa nos hábitos de consumo. A pesquisa revela que os latinos estão dedicando 35% mais tempo aos podcasts do que o restante da população dos EUA, indicando que este formato está substituindo outras fontes de áudio.

Segundo Gabriel Soto, Diretor Sênior de Pesquisa da Edison Research, o crescimento do podcasting entre os latinos representa uma oportunidade única para criadores de conteúdo e anunciantes que desejam alcançar este público cada vez mais engajado. Este aumento no consumo está atraindo a atenção de criadores e anunciantes, que veem no público latino um segmento em expansão no universo do áudio.

Com o podcasting e a população latina em ascensão, espera-se que essa convergência continue a moldar o mercado de áudio nos próximos anos.

Link

HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:

8 – Nosso amigo e colunista Carlinhos Vilaronga traz mais uma vez sua coluna “O Podcast no Japão” com as notícias do Coletivo Podosfera Nipo-brasileira, destacando a 4ª edição da Semana Podosfera Nipo-brasileira. Carlinhos, onegaishimassu!

Olá Leo e olá ouvintes do Pod Notícias.

Gostaria de começar minha participação de hoje compartilhando com vocês a alegria de perceber o podcast encontrando seu espaço nos eventos da comunidade brasileira no Japão.

E eu trago aqui dois exemplos:

Nos dias 28 e 29 de Setembro a equipe do podcast Saidera, apresentado por Raphael Toguchi, esteve no Shiga Brazilian Fest realizando gravações com transmissão ao vivo.

Já nos dias 5 e 6 de Outubro eu estive no Brazilian Day Hamamatsu moderando as gravações no estúdio montado pela Kowa Corporation, que é uma empresa de recursos humanos e que incluiu o podcast nas atividades de interação com os visitantes do evento.

Aos poucos o ecossistema de produção de podcasts está se formando por aqui também.

Shiga Brazilian Fest:
https://www.instagram.com/shigabrazilianfest/

Saideira:
https://www.instagram.com/saiderapodcast_/
https://www.youtube.com/channel/UCntObsOuTVeLnWMd-mgfgyQ

Brazilian Day:
https://www.instagram.com/brazilianday.japan/

Kowa Corporation:
https://www.instagram.com/kowa_empreiteira/

Agora falando sobre expectativa:

A programação da 4ª Semana Podosfera Nipo-brasileira já foi confirmada e gostaria de compartilhar aqui com vocês o nome dos convidados desta edição. Lembrando que o evento será realizado de 21 a 28 de outubro com transmissões ao vivo às 8h30 da noite no horário do Japão. Vamos para a programação:

  • A jornalista Érika Okazaki da Play Ground Media Solution
  • Leo Lopes da Radiofobia
  • Sidney Gusman do Universo HQ
  • O jornalista e podcaster Roberto Maxwell
  • O professor Andriolli Costa – do Laboratório de Podcasts Narrativos Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • A equipe agência Base Marketing
  • Gabriel Tuller da Cosmódromo
  • Luciana Oncken do Estúdio Banca
  • Ana Xavier do The Podcast Space

Os convidados discutirão temas relacionados com suas áreas de trabalho e ajudarão na criação da trilha formativa que temos construído nas edições da Semana Podosfera Nipo-brasileira.

Mais informações estarão disponíveis no perfil @podnipobr no Instagram. Deixo o convite para vocês maratonarem o conteúdo das edições anteriores que estão disponíveis na íntegra no canal PodNipoBr no YouTube e no podcast PodNipoBr nas plataformas de áudio.

Encerro minha participação de hoje por aqui.

Carlinhos Vilaronga diretamente de Kosai no Japão exclusivo para o Pod Notícias.

Link

SOBRE LANÇAMENTOS:

9 – Estreou semana passada o programa “De Gaveta”, apresentado pelas jornalistas Ana Luiza Machado e Geninha Nunes. O podcast se propõe a discutir comunicação com grandes nomes do jornalismo pernambucano, além de reflexões sobre a profissão.

No primeiro episódio, Laurindo Ferreira, diretor de Redação do Jornal do Commercio, compartilha histórias de sua carreira de mais de 30 anos no jornalismo, trazendo detalhes de coberturas memoráveis e dos desafios enfrentados no comando de uma redação. Ele também fala sobre o futuro da comunicação e o impacto das transformações digitais no jornalismo.

“De Gaveta” promete ser uma fonte de inspiração para profissionais e estudantes de jornalismo, abordando temas relevantes e trazendo novas perspectivas sobre o mercado e o papel da mídia.

O podcast está disponível no YouTube e no Spotify.

Link

10 – Estreou também o podcast “Autismo Sem Culpa”, trazendo uma abordagem sensível e informativa sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apresentado pela jornalista Carla Lerda, mãe atípica, e pela especialista em análise do comportamento Alexandra Duarte, o programa se propõe a discutir as dificuldades, superações e conquistas que envolvem o autismo, a partir da perspectiva de mães e profissionais da área.

No episódio de estreia, Autismo Sem Culpa mergulha em relatos profundos e emocionantes, como o de Isa Veiga, mãe solo de gêmeos autistas. Isa compartilha a sua trajetória desde o diagnóstico até os desafios cotidianos de criar duas crianças com necessidades especiais. A conversa oferece uma visão íntima das responsabilidades e barreiras enfrentadas pelas mães atípicas, ao mesmo tempo que desmistifica o papel da maternidade em situações tão delicadas e complexas.

A matéria sobre o lançamento do podcast “Autismo Sem Culpa” no Pod Notícias foi escrita pelo Thiago Miro, que é também um pai atípico e deixou suas impressões pessoais sobre o primeiro episódio desse programa que promete se consolidar como uma plataforma indispensável para a troca de experiências, aprendizado e apoio às famílias que vivem a realidade do autismo no Brasil.

Os episódios serão lançados a cada duas semanas às 20h da segunda-feira, e estão disponíveis no YouTube e no Spotify.

Link

RECOMENDAÇÃO NACIONAL:

11 – E a nossa recomendação nacional da semana é o “Ineditados – conversas para além do livro”, um programa de rádio que também é disponibilizado na forma de podcast, promovido pela editora UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A proposta desde o primeiro episódio é apresentar diálogos que usam o livro como pano de fundo para temas variados, educativos e divertidos.

O programa foi idealizado e é apresentado por Jéssica Dalcin da Silva, que é formada em Desenho Industrial – Programação Visual e tem Doutorado em Educação, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Jéssica foi também a organizadora da antologia Sussurros da Boca do Monte e desde 2019 participa como integrante fixa na bancada do podcast Rádiofobia.

Em seus mais de 80 episódios, o Ineditados já conversou com alunos, ex-alunos, mestres, doutores, professores, autores e outros profissionais das mais diversas áreas, quase sempre com alguma relação com a Universidade Federal de Santa Maria, sendo hoje um importante disseminador de cultura e conhecimento do Rio Grande do Sul para o mundo.

Desde o seu lançamento em 05 de setembro de 2022, o Ineditados Podcast vai ao ar às segundas-feiras às 13h pela Rádio UniFM 107.9 de Santa Maria, sendo depois disponibilizado (como todo bom podcast) em todos os agregadores de áudio e também no canal da Editora UFSM no YouTube!

Link

Este episódio contou com o apoio da CONTENT ACADEMY, uma plataforma de cursos online voltada para quem quer trabalhar com criação de conteúdo que tem na plataforma cursos como True Crime com o Ivan Mizanzuk, Webjornalismo independente com Alvaro e Ana do Meteoro Brasil, Storytelling com o Kenji do Normose, Edição de vídeo para Youtube com o Will do Jogatina Maneira, o meu curso Podcast para todos (que tá com uma mega promoção por tempo limitado) e mais um monte de cursos incríveis que você acessa em contentacademy.com.br!

O Pod Notícias também conta com o apoio da HostGator, um dos melhores serviços de hospedagem do mundo, onde nós hospedamos o nosso site e que dá para o nosso ouvinte a partir de 69 até 74% de desconto em planos de hospedagem, além de contar gratuitamente com a rede global da CDN Cloudflare, que tem benefícios insuperáveis e podem ser ativados em um clique nos planos de hospedagem da HostGator. Garanta já seu desconto acessando podnoticias.com.br e clicando no banner que fica no rodapé da página ou em qualquer postagem individual.

Se você, assim como a HostGator e a Content Academy, quiser anunciar a sua marca, produto ou serviço com a gente aqui no Pod Notícias – tanto no podcast como no nosso site – e atingir um público qualificado que se interessa pelo podcast aqui no Brasil, manda um e-mail pro [email protected], que nós vamos ter o maior prazer em conversar com você sobre as nossas opções de publicidade. E caso você queira colaborar com o Pod Notícias com texto, sugestão de pauta ou envio de notícias, também vai ser muito bem-vindo e pode fazer isso através do mesmo e-mail.

E assim a gente fecha esta trigésima quarta edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à íntegra das notícias com todas as fontes e a transcrição completa do episódio, além dos artigos dos nossos colunistas e todos os links relacionados.

Acompanhe o Pod Notícias diariamente:
Canal público do Telegram
Instagram
Page do Linkedin

Ouça o Pod Notícias nos principais agregadores:
Spotify
Apple Podcasts
Deezer
Amazon Music
PocketCasts

O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
Camila Nogueira – arte
Eduardo Sierra – edição
Leo Lopes – pesquisa, pauta, redação final, direção geral e apresentação
Thiago Miro – pesquisa e redação
Carlinhos Vilaronga – coluna “O Podcast no Japão”

Publicidade:
Entre em contato e saiba como anunciar sua marca, produto ou serviço no Pod Notícias.