Olá, eu sou Leo Lopes e está no ar o POD NOTÍCIAS, o podcast semanal que traz até você um resumo de tudo que acontece de mais importante no mercado de podcasts no Brasil e no mundo!

Hoje é segunda-feira, dia 30 de setembro de 2024 e esta é a nossa trigésima terceira edição!

Este episódio conta com o apoio da CONTENT ACADEMY, uma plataforma de cursos online voltada para quem quer trabalhar com criação de conteúdo que tem na plataforma cursos como True Crime com o Ivan Mizanzuk, Webjornalismo independente com Alvaro e Ana do Meteoro Brasil, Storytelling com o Kenji do Normose, Edição de vídeo para Youtube com o Will do Jogatina Maneira, o meu curso Podcast para todos (que tá com uma mega promoção por tempo limitado) e mais um monte de cursos incríveis que você acessa em contentacademy.com.br!

O Pod Notícias também conta com o apoio da HostGator, um dos melhores serviços de hospedagem do mundo, onde nós hospedamos o nosso site e que dá para o nosso ouvinte a partir de 69 até 74% de desconto em planos de hospedagem, além de contar gratuitamente com a rede global da CDN Cloudflare, que tem benefícios insuperáveis e podem ser ativados em um clique nos planos de hospedagem da HostGator. Garanta já seu desconto acessando podnoticias.com.br e clicando no banner que fica no rodapé da página ou em qualquer postagem individual.

1 – Hoje, dia 30 de setembro, é celebrado o International Podcast Day, o Dia Internacional do Podcast. Essa data foi criada em 2014 como Podcast Day nos Estados Unidos por uma iniciativa de Steve Lee, do Netcast Studio. Em 2014 o Nedcast Studio tinha apenas um ano de existência mas já havia ganhado projeção global, impulsionado pelo apoio de podcasters de diferentes países. Apesar da relevância, não havia uma justificativa clara para a escolha do 30 de setembro, que acabou se tornando uma data simbólica para a mídia mundial.

Aqui no Brasil muita gente celebra o dia 30 de setembro, mas você sabia que nós temos aqui o NOSSO Dia do Podcast, que é celebrado no dia 21 de Outubro? E que diferente dos americanos, nós temos uma excelente justificativa pra escolha dessa data como sendo o dia do podcast nacional, pois foi nesse dia em 2004 que foi publicado o primeiro episódio do primeiro podcast do Brasil, o Digital Minds do Danilo Medeiros?

Pra contar a história por trás da escolha dessa data, nosso amigo Thiago Miro (que a partir desta edição passa a ser também um colunista do Pod Notícias, além do trabalho na pesquisa, pauta e redação) escreveu um artigo explicando como foi que nós – e eu digo nós porque eu também tive a minha parcela de participação na escolha dessa data – discutimos o assunto entre os participantes mais ativos da podosfera em 2014 e batemos o martelo talvez na única decisão unânime que os podcasters brasileiros tenham tomado até hoje em 20 anos…

A partir de amanhã começa nossa contagem regressiva de 20 dias para celebrar os 20 anos de podcast no Brasil, e pra você conhecer essa história em detalhes, o link para o artigo do Miro está lá na postagem deste episódio!

Link

2 – O Spotify anunciou recentemente a introdução de novas ferramentas analíticas para podcasters. Com o objetivo de melhorar a compreensão sobre como os programas são descobertos e consumidos na plataforma, a principal novidade é a visualização da jornada do público, que permite aos criadores conectar os pontos entre a descoberta e o consumo de seus conteúdos.

Essa ferramenta se baseia nas análises de impressões já existentes, mostrando não apenas onde os ouvintes encontram os programas, mas também quantas dessas impressões se convertem em streams.

Para aumentar o alcance e as impressões, a Spotify sugere otimizar o SEO dos episódios, acompanhar tendências e eventos relevantes, e investir em colaborações e promoções cruzadas com outros podcasters. Além disso, a empresa recomenda compartilhar links dos programas em outras plataformas e incentivar os ouvintes a seguir os programas no Spotify, o que pode aumentar significativamente a visibilidade e o engajamento.

Segundo o Spotify, essa funcionalidade estará disponível nas próximas semanas para todos os criadores, independentemente de onde hospedam seus programas.

Link

AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:

3 – A marca brasileira Oldbox Ribbon, criada pelo músico e produtor Felipe Mafra, é uma empresa especializada em microfones de fita feitos artesanalmente, um diferencial que tem conquistado produtores em todo o Brasil. Desde a criação dos transformadores até a instalação manual das fitas, cada microfone é produzido com a atenção e o carinho do próprio Felipe.

A tecnologia dos microfones de fita – ribbon microphones em inglês – foi desenvolvida pelos doutores Walter H. Schottky e Dr. Erwin Gerlach na Telefunken da Alemanha no começo dos anos 1920, e foram muito usados entre as décadas de 1930 e 1950. O som natural gerado por esse tipo de microfone, principalmente pra voz, é apreciado por muitos profissionais e locutores – eu, inclusive!

Pois o Felipe anunciou a produção de seu próprio podcast, com estreia prevista para breve, que será gravado – é claro – usando os microfones da sua marca. Durante o vídeo de anúncio, o Mafra demonstrou a qualidade de som do microfone Oldbox Ativo, enfatizando sua performance impecável para gravações de voz e narrações, especialmente para podcasts. Ele explicou que o som gravado durante o vídeo não sofreu qualquer tipo de processamento, oferecendo aos ouvintes uma amostra real da qualidade acústica do equipamento.

O podcast, que contará com o microfone Oldbox RIbbon Ativo tanto para o apresentador quanto para os convidados, será transmitido pelos canais da marca. Felipe também adiantou que mais novidades sobre o projeto estão por vir, deixando os seguidores como eu ansiosos pelo lançamento.

Link

E MAIS:

4 – Esta semana a gente publicou no nosso portal de notícias algumas matérias relacionadas ao segmento do podcast corporativo, que tem crescido muito ano após ano. Na edição de hoje nós destacamos duas dessas matérias.

Você sabe que a sigla B2B – que significa “business to business” – se refere a negócios em que o cliente final de uma empresa é uma outra empresa e não uma pessoa física (que é o modelo B2C, ou “business to consumer”). Na primeira matéria, nós traduzimos um artigo do Nilay Parikh no Linkedin, que destaca que os podcasts B2B se consolidaram como uma ferramenta poderosa no arsenal de marketing das empresas em 2024. Com a capacidade única de construir relacionamentos, estabelecer autoridade e oferecer um conteúdo valioso, eles rapidamente se tornaram indispensáveis nas estratégias de marketing atuais.

O Nilay destaca também quarto fortes motivos pra sua empresa investir em podcasts B2B: engajamento autêntico, autoridade de segmento, reaproveitamento de conteúdo e segmentação de nicho. Os detalhes sobre cada um desses motivos você confere lá no nosso portal, o link direto está na descrição do episódio.

Link

5 – A segunda matéria é uma análise sobre as vantagens da produção própria do seu podcast (ou “in house”, no caso de empresas) versus a contratação de uma empresa ou profissional especializado pra auxiliar ou mesmo produzir tudo pra você.

Ambas escolhas tem vantagens e desvantagens, e é claro que eu vou resumir aqui pra você, mas tem muito mais na matéria completa do site, isso você já sabe, certo?

A produção própria (ou Do It Yourself) traz como vantagens o custo reduzido e a autonomia, e como desvantagens o alto consumo de tempo, investimento em hardware e software e a qualidade inferior ao serviço profissional.

Inversamente, a contratação de produção profissional traz como vantagens uma qualidade profissional, menos estresse e economia de tempo, e como desvantagens unicamente o custo.

Assim, se a sua empresa está disposta a investir parte do orçamento para produzir um conteúdo dentro dos melhores padrões de qualidade do mercado, contratar um serviço especializado é sem sombra de dúvidas a melhor opção. E se esse for o seu caso, pode entrar em contato comigo através do link https://radiofobia.com.br/contato que eu mesmo vou lhe atender e nós vamos montar um projeto de alto padrão, com uma qualidade que há 12 anos é considerada referência no mercado nacional de produção de podcasts!

Link

6 – Outro artigo extremamente relevante que nós preparamos esta semana foi destacando por que marca registrada e direitos autorais importam para podcasters.

O podcasting é mais do que apenas apertar o botão de gravação, é sobre construir uma marca, criar conteúdo original e conectar-se com seu público. Mas à medida que a indústria de podcasting cresce, também aumentam os riscos de uso indevido da marca, roubo de conteúdo e disputas legais. Muitos podcasters se concentram em aumentar seu público, mas negligenciam os passos críticos para proteger sua propriedade intelectual. As marcas registradas e os direitos autorais são ferramentas legais essenciais que todo podcaster deve usar para proteger seu trabalho e sua marca.

No artigo você vai entender a relação entre marca registrada e direito autoral, conhecer algumas armadilhas legais perigosas pra podcasters, além de entender por que você precisa de orientação legal pra proteger o futuro do seu podcast. O link para o artigo completo, é claro, está na descrição do episódio.

Link

HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:

7 – Estreou semana passada o novo podcast investigativo da Globo intitulado “Operação Prato”, que revisita o fenômeno conhecido como “chupa-chupa”, ocorrido em 1977 na cidade de Colares, Pará. Este fenômeno é considerado o maior caso ufológico da história do Brasil, que envolveu avistamentos de objetos luminosos no céu e relatos de ataques de luz que resultaram em queimaduras, paralisia, anemia e transtornos psicológicos nos moradores da região. Esse fenômeno chamou a atenção nacional durante o período da ditadura militar e da Guerra Fria, e levou a Força Aérea Brasileira a investigar os objetos voadores não identificados.

“Operação Prato” busca explorar as diversas teorias da conspiração que cercam o fenômeno até hoje, é idealizado e apresentado pelo Andrei Fernandes e conta com direção do Ivan Mizanzuk. Com produção da Paratopia, o podcast terá dez episódios lançados semanalmente às terças-feiras e está disponível gratuitamente na globo.com/podcasts e nas principais plataformas de áudio.

Link

SOBRE LANÇAMENTOS:

8 – A RODE ampliou o seu portfólio de consoles semana passada com o lançamento do Rodecaster Video, um novo produto que promete transformar a maneira como criadores de conteúdo produzem vídeos, oferecendo funcionalidades profissionais em um dispositivo de mesa acessível.

Equipado com um poderoso processador de 8 núcleos, o Rodecaster Video permite a troca entre até seis feeds de vídeo, com acesso rápido a sete cenas personalizáveis. Na parte traseira, o dispositivo conta com quatro entradas HDMI 1080p com conversor automático de taxa de quadros, além de duas saídas HDMI para monitoramento. O dispositivo também possui portas USB-C para conectar dispositivos de áudio da RODE e webcams, além de entradas XLR para microfones.

Este lançamento da RODE vem brigar com consoles da Roland e da Blackmagic, por exemplo, e promete democratizar o acesso a ferramentas profissionais e impulsionar ainda mais a criatividade e inovação no mercado de criação de conteúdo, como já acontece na produção de áudio com a Rodecaster Pro II.

O Rodecaster Video já está disponível para compra, com um preço de lançamento de $1.199!

Link

9 –  Estreou semana passada o podcast “Exaustas”, apresentado pelas atrizes e amigas Samara Felippo, Carolinie Figueiredo e Giselle Itié. O podcast nasceu das lives semanais que as três amigas realizavam no Instagram entre 2021 e 2022, onde discutiam questões pessoais e sociais e se conectavam profundamente com seu público.

O primeiro episódio do podcast publicado na última quinta (26) tratou do sentimento de exaustão e como ele se manifesta em cada uma das apresentadoras. Durante as discussões, elas vão compartilhar experiências pessoais, incluindo traumas, relacionamentos passados, luto, machismo e a objetificação das mulheres, abordando temas como família, maternidade, trabalho e sociedade.

‘Exaustas’ é um videocast original da Wondery, que é o estúdio de podcasts da Amazon, e já está disponível em todas as plataformas de streaming de áudio e no canal do YouTube da Wondery, com novos episódios lançados semanalmente às quintas-feiras, às 20h.

Link

RECOMENDAÇÃO NACIONAL:

10 – Você aperta o PLAY e logo de cara começa a ouvir uma trilha que mistura sons do espaço, ficção e um pouco de psicodelia.

Depois de uma breve apresentação você descobre que seu apresentador é ninguém menos que Ovnilton Roswelligton, pesquisador da história alienígena brasileira formado na UFO (que apesar do nome não tem nada a ver com ufologia, sendo a sigla de Universidade Federal de Olinda mesmo…). É ele que, com sua voz anasalada e direto do C.U. (o Centro Ufológico de Varginha), irá lhe acompanhar ao longo dessa jornada, enquanto busca desvendar os mistérios da U.A.I. – Unidade de Assistência Intergaláctica.

O formato do podcast se inspira em “O Guia do Mochileiro das Galáxias” e mostra um espírito bem humorado e irreverente ao misturar o imaginário brasileiro com um dos temas mais fortes do momento: a ufologia! Tudo isso com um impagável sotaque mineiro!

O podcast conta com as vozes originais de profissionais como Jussara Marques, Diego Marques e Dláigelles Silva e com a produção de Bruno Luvizotto, João Bley e Pedro Penna, da Beleléu Núcleo Criativo.

U.A.I. estreou dia 21 de setembro e já está disponível nas principais plataformas de áudio e também no YouTube.

Link

E se você, assim como a HostGator e a Content Academy, quiser anunciar a sua marca, produto ou serviço com a gente aqui no Pod Notícias – tanto no podcast como no nosso site – e atingir um público qualificado que se interessa pelo podcast aqui no Brasil, manda um e-mail pro [email protected], que nós vamos ter o maior prazer em conversar com você sobre as nossas opções de publicidade. E caso você queira colaborar com o Pod Notícias com texto, sugestão de pauta ou envio de notícias, também vai ser muito bem-vindo e pode fazer isso através do mesmo e-mail.

E assim a gente fecha esta trigésima terceira edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à íntegra das notícias com todas as fontes e a transcrição completa do episódio, além dos artigos dos nossos colunistas e todos os links relacionados.

Acompanhe o Pod Notícias diariamente:
Canal público do Telegram
Instagram
Page do Linkedin

Ouça o Pod Notícias nos principais agregadores:
Spotify
Apple Podcasts
Deezer
Amazon Music
PocketCasts

O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
Camila Nogueira – arte
Eduardo Sierra – edição
Leo Lopes – pesquisa, pauta, redação final, direção geral e apresentação
Thiago Miro – pesquisa e redação

Publicidade:
Entre em contato e saiba como anunciar sua marca, produto ou serviço no Pod Notícias.