Sahar Elhabashi, vice-presidente e chefe do setor de podcasts no Spotify, anunciou sua saída da empresa no final de 2024, após seis anos de atuação. A notícia foi divulgada em comunicados internos, tanto por Elhabashi quanto por Alex Norström, co-presidente e diretor de negócios do Spotify. No momento, Elhabashi não tem planos de se juntar a outra companhia, e o Spotify já iniciou a busca por um sucessor, tanto interna quanto externamente.

Enquanto o novo líder não é escolhido, Roman Wasenmüller, que atualmente lidera as operações internacionais de podcasts, assumirá o comando interino do setor. Wasenmüller tem sido uma peça-chave na expansão dos podcasts em vídeo, que têm crescido de maneira acelerada nos últimos anos.

Além disso, Emma Vaughn, chefe de desenvolvimento de negócios e parcerias publicitárias, assumirá a liderança global de desenvolvimento de conteúdo e publicidade para podcasts. Shilpa Rao continuará à frente das operações contratuais e assuntos comerciais relacionados ao negócio de podcasts, respondendo diretamente a Vaughn.

Durante o período em que Elhabashi esteve à frente da divisão, o Spotify viu um crescimento exponencial no consumo de podcasts, passando de uma base de menos de 10 milhões de ouvintes para mais de 150 milhões. No entanto, ela também foi responsável por liderar cortes nas equipes de podcasts e por recalibrar a estratégia da empresa. Essa mudança envolveu a redução de acordos exclusivos com grandes nomes do setor, como Joe Rogan e Alex Cooper, com o objetivo de distribuir os programas em múltiplas plataformas e alcançar um público maior.

Segundo a companhia, os podcasts continuam no caminho para se tornarem lucrativos até o final de 2024. No primeiro trimestre do ano, a receita publicitária do segmento cresceu mais rápido do que a de música, impulsionada pelo aumento nas impressões vendidas em podcasts originais e licenciados, além do Spotify Audience Network.

Elhabashi entrou no Spotify em dezembro de 2018 como vice-presidente de conteúdo e assumiu a liderança do setor de podcasts após a saída de Dawn Ostroff em janeiro de 2023. Antes disso, havia sido chefe interina do Condé Nast Entertainment, após a saída de Ostroff para o Spotify.

Fonte: Spotify Podcast Chief Sahar Elhabashi Is Leaving the Company (variety.com)